De uniforme a item fashion: A curiosa história do macacão feminino

A famosa peça de roupa nem sempre foi vista como um ícone da moda, mas tudo mudou nos anos 70 com o designer Halston

Redação Publicado em 20/11/2021, às 09h00

Retrato do designer Halston
Retrato do designer Halston - Divulgação / Vídeo / Youtube

Criado inicialmente para ser uma peça utilitária, ao longo das décadas, o macacão se tornou um clássico da moda. No últimos anos do século 19, esta roupa, por exemplo, era muito utilizada por homens que desempenhavam atividades braçais.

Já na Primeira Guerra Mundial, o macacão passou a ser usado por mulheres que trabalhavam em fábricas na Europa, já que muitas passaram ocupar esse espaço, uma vez que seus maridos foram para guerra. 

Nas décadas seguintes, a peça foi sendo aprimorada e ganhou novos significados. Já nos anos 70, o macacão se tornou um grande sucesso no mundo da moda, graças ao designer estadunidense Halston.

"Atualmente inúmeras grifes apostam no macacão como um hit, afinal de contas, além de economizar tempo para a mulher contemporânea, ele se transformou em uma das peças mais estilosas do guarda-roupa feminino".

Quem explica isso é a especialista em História da Moda, Laura Wie, através do episódio 'A curiosa história do macacão feminino', do podcast ‘Aventuras Narradas e Moda com História’.

Confira abaixo!