Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Estabelecido no vestiário feminino, salto alto tem uma origem curiosa

Originado nos campos de batalha, o calçado era destinado, a princípio, ao uso militar

Redação Publicado em 24/04/2022, às 08h00 - Atualizado em 27/03/2023, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entenda a influência de Luís XIV e Hollywod com nomes como Marilyn Monroe - Pixabay e Domínio Público
Entenda a influência de Luís XIV e Hollywod com nomes como Marilyn Monroe - Pixabay e Domínio Público

Estabelecido em nossa sociedade atual como parte do vestuário feminino, o salto alto nem sempre foi visto dessa forma. Pode parecer uma situação impensável nos dias de hoje, mas o primeiro modelo, que surgiu em meados do século 16, foi utilizado em um campo de batalha.

O sapato de salto, mais do que um item elegante, era um importante aliado dos homens que desejavam parecer mais altos e, assim, demonstrar maior poder e autoridade. 

Calçados militares

Conforme informou o historiador Greg Jenner, entrevistado pela BBC, o calçado com salto respresentava uma grande vantagem aos militares que o utilizavam. "Os ocupantes da Ásia Ocidental eram exímios cavaleiros, e era assim que eles combatiam", explicou o pesquisador.

Em seguida, ele também explica a importância do salto em um momento tático.

"Eles cavalgavam sobre a cela, e se levantavam para atirar com seus arcos e flechas. Isso significava que precisavam de um salto para se manterem equilibrados sobre o estribo", explicou ele.

Depois que o então xá da Pérsia, Abbas, o Primeiro, enviou um grupo de emissários para a Europa, a moda acabou se espalhando pelo Ocidente.

As mulheres e o salto alto

Conforme revelou a fonte, a rainha Elizabeth I , quem governou a Inglaterra entre 1558 e 1603, foi uma das primeiras mulheres a utilizarem salto alto e, isso, na intenção de parecer mais masculina.

"É um pouco mais tarde, no começo do século 17, que começamos a ver saltos usados de forma generalizada, começando pelos homens, para parecerem mais masculinos e durões", explicou Jenner

A influência de Luís XIV

A principal personalidade responsável por difundir o salto alto pela Europa foi ninguém menos que Luís XIV, o "Rei Sol", que governou a França entre os séculos 17 e 18.

"O grande momento, de verdade, é quando o rei Luís XIV começa a usar sapatos com saltos, porque ele era relativamente baixo, e ficou famoso por usar saltos vermelhos — que depois viriam a inspirar [Christian] Louboutin, no fim do século 20", contou o historiador. "De repente, todo mundo estava usando salto alto na corte [francesa]", inclusive as mulheres.

Luís XIV /Crédito: Domínio Público

O salto como calçado feminino

Segundo Jenner, no século 18, "filósofos estavam falando do racionalismo dos homens. Por outro lado, mulheres eram vistas como emotivas e sentimentais, e não se podia confiar nelas para que fizessem coisas importantes, como pensar".

Por esse motivo, os homens passaram a ser aconselhados a "usar calçados racionais", excluindo de seu dia a dia o salto alto, que cada vez mais caía no gosto dos mulheres.

"Nos anos 1860, é quando o salto alto feminino começa a ficar 'sexy'", disse o pesquisador. "Nós temos a fotografia, que era uma tecnologia nova. Com frequência, na pornografia daquela época, você vê mulheres ainda com seus sapatos de salto, então eles se tornam eróticos."

Século 20

No século 20, a ideia do salto como item feminino foi consolidada, tanto que o mesmo passou a ser considerado um símbolo de sensualidade, principalmente após a criação do modelo stiletto, nos anos 1950. O historiador ainda destaca que Hollywood teve grande influência nesse sentido.

Marilyn Monroe /Crédito: Divulgação/Vídeo

"Eu não sei quem inventou o salto alto, mas todas as mulheres devem muito a esta pessoa". Esta frase relembrada pelo especialista foi dita por Marilyn Monroe, o maior sex symbol do século passado, e exaltava o salto alto como item indispensável a todas as mulheres. 

Ainda sobre Marilyn...

No ano de 1962, Marilyn Monroe chamou atenção e causou polêmica ao cantar parabéns para o presidente Kennedy ao usar um exuberante vestido colado.

Esse curioso episódio, que chamou atenção após a aparição de Kim Kardashian no Met Gala 2022, é relembrada no podcast 'Moda com História', com narração e roteiro de Laura Wie. 

Confira o episódio abaixo!