Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / Personagem

O fantástico vestido de Marilyn Monroe que parou Nova York

Conheça a história por trás do belo vestido branco usado pela atriz no filme “O Pecado Mora ao Lado”

Laura Wie (@laura_wie) Publicado em 13/05/2022, às 12h07 - Atualizado às 18h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marilyn Monroe no filme “O Pecado Mora ao Lado” - Domínio Público, via Wikimedia Commons
Marilyn Monroe no filme “O Pecado Mora ao Lado” - Domínio Público, via Wikimedia Commons

Marilyn Monroereúne grande parte das características mais valorizadas pela cultura pop do século 20... e além. Uma mulher com feições delicadas, realçadas por batom vermelho; curvas contidas que cresciam nos vestidos justos e provocantes; o cabelo pintado na cor mais sexy disponível, o loiro platinado; a voz, muitas vezes sussurrada; o olhar de mormaço e o sorriso sempre presente.

Além disso, ela era uma boa atriz, cantora e também produtora de cinema. Difícil resistir à Marilyn Monroe, a estrela mais glamurosa de Hollywood. E isso vale não apenas para seus fãs nos 4 cantos do mundo, mas também para os artistas sensíveis à beleza e cientes do poder da imagem — afinal a junção destes dois itens é capaz de provocar reações imensuráveis, inexplicáveis, implacáveis.

Estátua de Marilyn Monroe em Chicado, em 2012 / Crédito: Getty Images 

E foi justamente isso que ocorreu nesta última semana quando um retrato do rosto de Marilyn Monroe foi leiloado em Nova York pelo valor de R$ 1 bilhão, tornando-se a obra mais cara do século 20.

A obra vendida por valor máximo em leilão / Crédito: Getty Images

Criada pelo artista Andy Warhol em 1964, dois anos depois da morte da atriz por barbitúricos, “Shot Sage Blue Marilyn” é uma serigrafia, parte de uma série de 5 pinturas da estrela, que foi adquirida pelo colecionador e galerista Larry Gagosian.

Nestes 60 anos da morte da atriz, são várias as homenagens que relembram a história e o legado cinematográfico deixado por Marilyn Monroe. E entre as lembranças mais marcantes de sua trajetória está o momento do filme “O Pecado Mora ao Lado” quando o vestido branco plissado da sua personagem flutua no ar — literalmente parando metade de Manhattan para assistir ao take.

Marilyn Monroe no filme “O Pecado Mora ao Lado” / Crédito: Divulgação / Youtube / Telecine

Copiada à exaustão, a cena divertida e sexy é considerada uma das mais emblemáticas do cinema e se transformou ao longo do tempo em uma imagem disseminada amplamente por meio de inúmeros suportes, de estatuetas a obras de arte gigantescas, além de refilmagens.

Escultura de Marilyn Monroe em Birmingham / Crédito: Wikimedia Commons

E este vestido, símbolo da sensualidade de uma das mulheres mais atraentes que o cinema já produziu, é o tema do podcast a seguir, no segundo episódio da minissérie “A Moda de Marilyn Monroe”.

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Laura Wie no Instagram:

View this post on Instagram

A post shared by Laura Wie (@laura_wie)