Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

A Gucci não começou como uma marca de roupas

Entenda como foi o início de uma das grifes mais relevantes da história da moda, que faz 100 anos em 2021

Pamela Malva Publicado em 01/12/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Luxo, assassinato e escândalo: o homem por trás da criação da Gucci' - Openthedoor estúdio de animação (todos os direitos reservados)
Cena da animação 'Luxo, assassinato e escândalo: o homem por trás da criação da Gucci' - Openthedoor estúdio de animação (todos os direitos reservados)

Guccio Gucci tinha 40 anos quando decidiu fundar sua primeira loja, em meados de 1921. Herdeiro de Gabriello Gucci, um artesão e comerciante de peças de couro, o florentino nascido na Toscana era fascinado pelo universo equestre.

Dedicado a criar seu próprio empreendimento, então, Guccioteve a ideia de unir sua paixão pelas corridas de cavalos aos negócios da família, que sempre prosperou criando artigos de couro legítimo. Assim, nasceu a primeira loja da Gucci que se tem registro.

Ao contrário do esperado, contudo, as peças criadas e vendidas por Guccio no começo de tudo não eram nem um pouco parecidas com os acessórios modernos que conhecemos hoje. Pelo contrário, o empresário comercializava luxuosas selas e alforjes — uma espécie de bolsa utilizada para transportar objetos em cavalos.

Fotografia de Guccio Gucci / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

O problema é que, na época, conforme os carros tornavam-se cada vez mais populares, a própria prática da montaria foi perdendo a relevância. O universo equino, no entanto, nunca deixou de ser uma referência para as criações da grife italiana.

Nos anos seguintes, sempre atento às tendências, Guccio optou por ampliar seu portfólio, criando bolsas e malas de viagem para as mulheres modernas. Dali em diante, com a clássica marca Gucci já consolidada na Europa, a grife tomou proporções inimagináveis e, dona de itens de desejo, conquistou todo o mundo.


Pensando na história da famosa grife italiana, o site Aventuras na História desenvolveu, em parceria com a especialista em História da Moda, Laura Wie, e a Openthedoor Estúdio de Animação a animação: 'Cavalos, cânhamo e escândalo: Como foi fundada a Gucci'. Você pode conferir a animação abaixo!


No podcast a seguir, conheça a trajetória da Gucci desde o seu início, pelas mãos de Guccio Gucci. Nesta série “Gucci e sua História”, em 4 episódios, a especialista em História da Moda Laura Wie vai contar a saga da família que deixou um legado de moda que arrebata o globo terrestre inteiro há décadas. Ouça agora o primeiro capítulo: