Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / Casa Gucci

Luxo, assassinato e briga de egos: 5 motivos para assistir Casa Gucci

Casa Gucci estreou essa semana nas telonas brasileiras e já é um dos assuntos mas comentados das redes sociais

Fabio Previdelli Publicado em 27/11/2021, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do filme - Divulgação
Imagem promocional do filme - Divulgação

Casa Gucci’ chegou aos cinemas brasileiros nos últimos dias, mas o longa dirigido por Ridley Scott, baseado na obra homônima de Sara Gay Forden, publicada pela Editora Seoman, parece ter dominado os assuntos mais comentados nas redes sociais.

Por isso, nós da equipe do site Aventuras na História separamos 5 motivos pelos quais você deveria assistir o longa que narra o relacionamento entre Maurizio Gucci (Adam Driver), herdeiro de uma das maiores marcas do mundo, e da socialite Patrizia Reggiani (Lady Gaga).

Confira nossa lista!

1. Lady Gaga merece o Oscar?

Em ‘Nasce Uma Estrela’, Lady Gaga ganhou uma estatueta do Oscar na categoria Melhor Canção Original, pelo single “Shallow”, que canta ao lado de Bradley Cooper no filme de 2018. Porém, em ‘Casa Gucci’, não seria nenhum absurdo se a cantora sonhasse com voos maiores. 

Na produção de Ridley Scott, Gaga não só se destaca, como também dita o ritmo da narrativa, dominando as telonas toda vez que sua personagem entra em cena. Maurizio Gucci é verdadeiro herdeiro da grife, mas, no filme, o glamour é todo de Patrizia Reggiani.


2. Caracterização arrasadora

Quando o elenco de ‘Casa Gucci’ foi divulgado, muito se questionou como Jared Leto se encaixaria na trama. Para os que não sabiam do casting, ler o nome do cantor/ator nos créditos do filme é algo surpreendente.

Afinal, é inegável dizer: Leto está irreconhecível como Paolo Gucci, primo de Maurizio que é visto pelos Gucci como uma pessoa meio cafona e um completo “idiota”.


3. Figurino impecável

A Gucci sempre foi um sinônimo de elegância e sofisticação. Todo o luxo e status da marca foi retratado com maestria no longa. A produção nos mostra quase 30 anos da história da família, o que é muito bem caracterizado por figurinos glamourosos e pelos cortes de cabelo, por exemplo, que nos situam muito bem entre os anos 1970 e 1990.


4. Alívio cômico

Em ‘Casa Gucci’ a representação dos personagens é feita através de uma estética chamada ‘camp’, que consiste em a uma interpretação exagerada e/ou mais teatralizada que, de certa forma, ridiculariza tal situação. 

No filme, essa sátira à família de grife que vive de aparências pode ser vista em diversas cenas cômicas, onde é praticamente impossível não dar uma risadinha. Nesse ponto, Leto e Gaga, muitas vezes desprezados pela 'linha real' dos Gucci, são reis como poucos.


5. Um crime histórico sempre vale a pena ser contado

Hoje conceituada como uma das maiores grifes do mundo, a Gucci já viveu momentos de incerteza, principalmente após o assassinato de Maurizio, em 1995. Porém, apesar do chocante assassinato, nem todos sabiam dessa história. Jared Leto que o diga.

Apesar do longa narrar muito mais a relação entre Maurizio e Patrizia, e não se aprofundar no crime em si, a narrativa é interessantíssima para quem deseja entender mais o contexto de um dos crimes mais chocantes da História.

Antes de tudo!

Antes do crime que escandalizou a marca de luxo, a Gucci coleciona momentos curiosos. Abaixo, você confere a história da fundação da companhia através da animação: 'Cavalos, cânhamo e escândalo: Como foi fundada a Gucci', feita pelo site Aventuras na História em colaboração com a especialista em História da moda, Laura Wie, e a Openthedoor Estúdio de Animação.

Confira o vídeo abaixo!


+Saiba mais sobre o assunto através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Casa Gucci: Uma história de glamour, ganância, loucura e morte, de Sara Gay Forden (2021) - https://amzn.to/3FHcJjk

Little Book of Gucci: The Story of the Iconic Fashion House: 7, de Karen Homer (2020) - https://amzn.to/2ZnvE3j

Gucci: A successful dynasty as recounted by a real Gucci, de Patrizia Gucci (eBook) - https://amzn.to/3xlcnMm

Tom Ford, de Anna Wintour (2004) - https://amzn.to/32shS0l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W