O filme, lançado há 15 anos, continua gerando discussões nas redes sociais, com novas interpretações aos personagens icônicos
Há 15 anos, era lançado “O Diabo Veste Prada”, filme que se tornou um clássico dos anos 2000 ao retratar a vida movimentada de uma redação de uma revista especializada em moda.
O longa-metragem foi baseado no livro semi-ficcional homônimo escrito por Lauren Weisberger, jornalista que foi assistente pessoal da reverenciada Anna Wintour, editora-chefe da versão estadunidense da publicação Vogue.
A obra ilustra o luxo e glamour por trás da cansativa rotina editorial, o que também foi trazido para o longa-metragem por meio de personagens que se tornaram icônicos na cultura pop.
Andy Sachs, a protagonista vivida pela atriz Anne Hathaway, tem uma experiência complicada ao lidar com os desafios da revista fictícia Runaway e as exigências e gênio forte de sua editora, Miranda Priestly, que ganha vida através de Meryl Streep.
Como se tornou um gigante do cinema moderno, o filme continua gerando debates principalmente nas redes sociais, ao passo que novos questionamentos vão surgindo a partir de interpretações mais recentes sobre a trama.
Uma dessas perspectivas é sobre quem seria o verdadeiro “vilão” da obra, questão que foi levantada a partir dos últimos anos, especialmente por internautas fãs de “O Diabo Veste Prada”, que ainda continuam divididos.
No começo, quando a produção foi lançada, ficava claro que a vilã era Miranda Priestly. Não havia muito espaço para discussão, afinal, a maneira com que a protagonista era tratada pela chefe deixava claro que aquela relação não era saudável e a fazia mal.
Andy é apenas uma jornalista recém-formada com grandes sonhos, mas é constantemente colocada contra a parede e vive questionando suas próprias habilidades em decorrência do tratamento de Miranda ao longo do filme.
Como as coisas mudam né? Quando assisti O Diabo Veste Prada eu só analisava a chefe maluca. Hoje, a única coisa que me revolta e o namorado lixo da Andrea. "No filme o rapaz é retratado como mocinho abandonado". pic.twitter.com/LXQr9RwuW4
— Camila Sousa 💻 (@camilasousa30) July 27, 2020
Algumas pessoas opinaram que a editora apenas trata a assistente dessa maneira para ajudá-la em sua carreira, com o objetivo de que ela crescesse profissionalmente. Ainda assim, muitos criticaram que essa versão da história poderia romantizar o comportamento tóxico da chefe, que é essencialmente ruim.
Nos últimos tempos, porém, internautas começaram a sugerir que outra figura também tentava sabotar a carreira da personagem principal. Trata-se do namorado de Andy, Nate, interpretado por Adrian Grenier.
Quando a namorada começa a crescer na carreira e dar mais atenção ao trabalho, ele passa a ser crítico e a ficar sempre emburrado, além de não apoiá-la em suas escolhas profissionais. Grenier chegou a falar sobre o assunto em uma entrevista recente à Entertainment Weekly.
"Todos aqueles memes que surgiram sobre ele foram chocantes para mim. Isso não tinha me ocorrido até que eu comecei a realmente refletir, e acredito que isso aconteceu porque eu era muito imaturo, assim como Nate naquele momento. Ele era muito egoísta e centrado em si mesmo, era tudo sobre ele e ele não se esforçou para apoiar Andy em sua carreira", disse.
Talvez “O Diabo Veste Prada” não tenha apenas um vilão, mas mais de um. Afinal, ninguém deveria concordar com uma chefe abusiva e rude, nem com um namorado que se torna crítico assim que você decide subir na sua carreira.
Tô vendo O diabo veste Prada né
— inferno de mulher (@xhofanna) November 23, 2021
Antes eu detestava a Miranda, hoje eu tenho ódio sublime do Nate
O quanto que o Nate de O Diabo Veste Prada é tóxico não tá escrito
— Matheus Passos (@sigotheuspassos) November 2, 2021
Acho que deveria ser concenso coletivo que o vilão de o Diabo Veste Prada é Nate e não a Miranda
— 🐝 Passiva Agressiva 🐝 (@_paperdollz) October 29, 2021
Até pouco tempo via muita gente sendo 8 ou 80 se tratando de o diabo veste prada, mas não é bem assim. A Miranda é doida, mas o Nate também poderia ser um pouco mais compreensivo vendo que a Andy está tentando construir uma carreira
— brina (@madromanoff) October 24, 2021
"Cresci" e me dei conta que Nate do Diabo Veste Prada é mega abusivo e chato
— Capivara-Jacaré de Caxias (@mulhervitrola) September 28, 2017
Nate de “o diabo veste prada”: simplesmente o maior bocó de toda a história do cinema. Reclama que a namorada trabalha demais, não dá apoio algum para a carreira dela e só vive teclando. Só acho mancada que foi corno, mas tirando isso mereceu todos os outros vacilos.
— rivotril no Aquífero Guarani (@Ostralha) August 28, 2019
Eu fico é pistola quando me falam que o Nate de o Diabo Veste Prada é boy lixo.
— Icky Vicky (@VicVitorino) July 1, 2019
O cara tá o tempo todo do lado de uma mina que se tornou completamente ausente por causa de um trabalho que ela odeia e de uma chefe psicologicamente abusiva.
o nate de o diabo veste prada é chatinho mesmo mas pelo amor quererem vender a andrea obcecada por trabalho e cadelinha da miranda cm EMPODERAMENTO é de lascar
— taê (@miwapobres) May 14, 2020
Que o Nate do Diabo Veste Prada é um mala do caralho, a gente já sabe.
— até aí tudo bem (@_gbz) November 26, 2019
Mas eu confesso que ficaria bolada se meu moreno só pensasse em trabalhar e falar de trabalho e chegasse atrasado no meu niver e virasse um ESCRAVO DO SISTEMA com orgulho kkkk sai fora
(Mas pau no cu do Nate)
será que a internet já evoluiu o suficiente pra parar de achar que o Nate de o diabo veste prada era um homem ressentido pelo sucesso da mina?? será que geral já compreendeu que ele tava tentando mostrar p ela que ela tava se destruindo por causa de uma chefe abusiva??
— Lea Michele alfabetizada pelo método Paulo Freire (@jvixcxtor) April 15, 2019
"Nossa mas o Nate de O Diabo Veste Prada era o verdadeiro vilão."
— Anderson (@AndersonRJunior) March 24, 2020
Claro que não. A Andy vivia pro trabalho porque a Miranda sugava todas as forças dela e a assediava moralmente.
Se fosse você que namorasse alguém ausente e que esquece seu aniversário seria relação tóxica, né?
Pensando nos grandes nomes que marcaram a história da moda, o site Aventuras na História, a Openthedoor Estúdio de Animação e a especialista em História da Moda Laura Wie, relembram a trajetória de figuras notáveis em uma série especial.
Abaixo, você confere a animação sobre a história da Gucci, que até hoje encanta gerações.
A parceria da Aventuras na História com o projeto 'Moda com História' também está disponível em podcast.
No episódio abaixo, conheça a história da Gucci, marca que apaixona gerações há anos.