Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / Família Real Britânica

'Purgatório': A revelação feita pelo antigo guarda-costas de Diana

Ken Wharfe trabalhou com Diana na época registrada no filme ‘Spencer’, que retrata momento turbulento de Diana

Redação Publicado em 23/01/2022, às 08h00 - Atualizado em 05/06/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diana em entrevista - Divulgação/Vídeo
Diana em entrevista - Divulgação/Vídeo

Em 27 de janeiro marca a nova data de lançamento do filme ‘Spencer’, estrelado pela atriz americana Kristen Stewart, que reproduz em forma de fábula a história de um dos episódios mais turbulentos na vida da Princesa Diana

Em meio a todo o stress de adaptar-se à vida real, à constante perseguição da imprensa e seu caso severo de bulimia, Diana teve uma experiência deveras inquieta enquanto parte da família Windsor e, mesmo após a separação, a Princesa do Povo ainda sofria com isso.

O longa-metragem ‘Spencer’ toma diversas liberdades artísticas, de acordo com a crítica, com a história do Natal de 1991, a última celebração antes do fim efetivo do casamento com Charles em 1992. No entanto, muitos estão se perguntando o que tem de verdade no filme e Ken Wharfe, o antigo guarda-costas de Diana, revelou o lado real de ‘Spencer’.

A verdade por trás do filme

Kristen Stewart e Sally Hawkins em 'Spencer' - Crédito: Divulgação / Diamond Films

O profissional fez parte da equipe de Lady Di entre os anos de 1988 e 1993, logo compareceu ao evento enigmático no qual o filme se passa.

Segundo seu relato à revista People, Diana estava completamente sozinha no palácio de Sandringham e desejava muito retornar a Londres, o que a fazia se isolar ainda mais.

“Era como o purgatório para ela. Diana se confinava a passar tempo na cozinha com o chefe ou com pessoas como eu, com esperança de que o tempo passaria e ela poderia voltar para Londres”, disse ele em entrevista à People.

Porém, enquanto o filme mostra a Princesa do Povo contando suas emoções e segredos, especialmente em relação a um possível divórcio, a uma empregada, interpretada por Sally Hawkins, Ken Wharfe afirma que, na sua experiência, algo assim era improvável, pois “Diana nunca confiou em suas empregadas”.

A confidência de Diana também foi confirmada por uma jornalista biógrafa que era amiga pessoal da aristocrata. Ingrid Seward apontou que a princesa sempre foi alguém tímida e que escondia os sentimentos, até mesmo de outros membros da família real.

“Ela teria colocado uma boa fachada para a Rainha e a família. Ela era uma garota bem criada e teria considerado algo rude fazer um espetáculo ou uma cena de si mesma”, afirmou.

Qual a história de ‘Spencer’?

Cena de 'Spencer' com Diana e seus dois filhos - Créditos: Divulgação / Diamond Films

A performance de Kristen Stewart está sendo elogiada pelos críticos e seu nome é uma das grandes apostas para receber a estatueta de ouro do Oscar de Melhor Atriz na próxima cerimônia. Além disso, a intérprete foi aclamada pelo guarda-costas Ken Wharfe.

“De todas as pessoas que interpretaram Diana nos últimos 10 anos, ela [Kristen Stewart] é a mais próxima dela. Stewart conseguiu aperfeiçoar todos seus maneirismos”, opinou.

O filme é focado nas celebrações de Natal do ano de 1991 e mostra uma Lady Di pré divórcio, sofrendo com a confirmação da traição do Príncipe Charles e a pressão de fazer parte da família real inglesa. Além disso, o longa expõe um pouco da faceta de Diana como mãe, cuidando de William e Harry. Contudo, vale relembrar que o filme conta com a licença poética e se parece bem mais com uma fábula. 

Retratando momentos de batalha interna, ‘Spencer’ fala sobre a bulimia da Princesa do Povo, seu isolamento e o difícil cenário mental em que a aristocrata se encontrava antes de separar-se de Charles.


Diana também entrou para a história diante das peças icônicas e marcantes que vestiu ao longo dos anos em que esteve na família real britânica. O filme Spencer vem de encontro com o recente lançamento 'Casa Gucci', que relembra a saga da família que criou um império. 

Abaixo, confira o nosso especial no podcast 'Aventuras Narradas em Moda com História', com roteiro e narração de Laura Wie, especialista em História da Moda.