Personagem » Família Real Britânica

Mulheres de intenções mútuas: O encontro de Diana com Madre Teresa de Calcutá

A relação era tamanha, que um presente dado pela religiosa foi levado até Lady Di depois que ela morreu

Fabio Previdelli Publicado em 04/07/2021, às 10h00

Madre Teresa ao lado de Diana
Madre Teresa ao lado de Diana - Divulgação/YouTube/AP

Diana era conhecida por seu carisma, charme, elegância e, principalmente, por sua preocupação em ajudar o próximo. Não à toa, ganhou o apelido de princesa do povo. Diante de sua dedicação em causas sociais, Lady Di se tornou amiga de inúmeras pessoas com o mesmo ideal, como Madre Teresa de Calcutá.  

A amizade entre a religiosa e filantropa era tamanha que, quando Diana morreu, em 1997, as lembranças de Madre Teresa sobre o dia que se encontraram emocionam ainda hoje.

Como recorda o Daily Mail, depois que o falecimento da princesa de Gales foi anunciado, seu mordomo, Paul Burrel, juntou alguns itens da casa de Di, em Paris, e os levou até o hospital, sendo acompanhado por Colin Tebbutt, motorista da princesa. 

Entre esses objetos, estava um rosário que a Madre havia presentado Diana. Quando a dupla chegou ao local, Tebbutt pediu para uma enfermeira de plantão colocar o rosário na mãe da princesa de Gales. O desejo foi atendido.  

Pouco depois, as irmãs de Lady Di e Charles chegaram ao local. Seu ex-marido trazia uma foto de seus filhos, que ela carregava em sua bolsa no momento do acidente. Horas depois, em Calcutá, Madre Teresa falou com alguns repórteres sobre a perda.  

"Diana era extremamente compreensiva com os pobres — e muito animada e caseira também. Todas as irmãs e eu estamos orando por ela e por todos os membros de sua família”, declarou, conforme aponta o Yahoo. 

Segundo o Seattle Times, a católica também declarou que a princesa era "uma boa amiga, apaixonada pelos pobres, uma esposa muito boa, uma mãe muito boa. Ela estava muito preocupada com os pobres. Ela estava muito ansiosa para fazer algo por eles. É por isso que ela estava perto de mim”. 

A amizade de duas figuras humanitárias 

A relação entre Teresa e Diana ia muito além de duas pessoas que queriam fazer o bem ao próximo, as duas realmente nutriam uma admiração mútua entre si. Uma amizade verdadeira, desde que se conheceram, em 1992. 

Mary C. Johnson, ex-freira das Missionárias da Caridade de Madre Teresa, que estava presente neste dia, deu mais detalhes sobre o encontro ao HuffPost. 

Madre levou Diana para seu quarto, um minúsculo escritório/quarto próximo ao complexo. Eu esperei do lado de fora, guardando a porta, esperando que essas duas mulheres — tão perseguidas e admiradas — pudessem encontrar consolo na companhia uma da outra”. 

"Elas conversaram por quase trinta minutos, mais do que eu já passei com a atenção total da Madre, apesar de ter sido uma irmã por quinze anos naquela época", relatou, explicando que, ironicamente, acabou pecando por sentir certa inveja da tamanha atenção que Diana recebeu. 

Posteriormente, as duas tiraram algumas fotos e foram orar juntas. “Madre me disse que ela e Diana queriam ficar sozinhas com Jesus. Madre conduziu Diana através do complexo. Segundo nosso costume, ambas tiraram os sapatos antes de entrar na capela. Eu protegi as portas abertas da capela como as duas mulheres mais admiradas do mundo ajoelhou-se, cabeças inclinadas. Madre murmurou palavras que nenhum de nós na multidão de freiras e o pessoal da embaixada britânica podiam ouvir”, revela. 

Aquela, porém, não seria a única e última vez que elas se viram. Pouco antes da morte de Lady Di, as duas se encontraram na cidade de Nova York, em junho de 1977. Segundo o The Independent, elas “andaram de mãos dadas pelas ruas do Bronx de Nova York ... Elas se abraçaram, se beijaram e oraram juntos durante a visita de 40 minutos, onde Madre Teresa abençoou a princesa”.  

O jornal confidenciou que as duas conversaram sobre os filhos da princesa de Gales, Harry e William, e de suas preocupações em comum: como questões de caridade e a pobreza nos países em desenvolvimento. 


+Saiba mais sobre a princesa Diana através das obras disponíveis na Amazon Brasil:

Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras, Andrew Morton (2013) - https://amzn.to/2EhlUt4

Diana. O Ultimo Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Diana (DVD-2014) - https://amzn.to/39jo0qj

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/39hqYeT

Diana, Princesa de Gales / Diana, Princess of Wales (Edição Espanhol), de Marcela Altamirano (2003) - https://amzn.to/2Iem86c

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du