Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

10 fatos e momentos que marcaram os anos 1990

Considerada por muitos como uma época de ouro, a década deixa heranças até os dias de hoje

Alana Sousa e Letícia Yazbek Publicado em 06/10/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de Matrix - Crédito: Divulgação
Pôster de Matrix - Crédito: Divulgação

A década de 90 é considerada por muitos como uma época de ouro, quando os melhores produtos culturais e de consumo surgiram. Bandas de rock como Oasis e filmes como Matrix conquistam fãs até os dias de hoje.

Há uma nostalgia de um tempo em que não éramos dependentes da Internet, e, videogames como o Nitendo eram o principal objeto de fascínio dos adolescentes.

Confira abaixo alguns momentos e fatos que marcaram o fim do século 20.

1. A franquia Power Rangers foi um grande sucesso entre o público infanto-juvenil. Lançada em 1993 na televisão, algumas temporadas do show foram filmadas na Nova Zelândia. No entanto, a série foi banida por violência no país, até 2011.

2. Clássico do cinema, Matrix quase não foi lançado pela Warner Bros. Os executivos não tinham certeza de que o filme agradaria o público. Lilly e Lana Wachowski, produtoras e roteiristas da obra, ainda eram desconhecidas. Elas precisaram criar um documento de 600 páginas para provar o potencial do filme. Em 1999, Matrix foi lançado e arrecadou mais de 450 milhões de dólares.

Crédito: Reprodução

3. Lançado em 1996, o brinquedo virtual Tamagotchi teve milhões de unidades vendidas. O nome vem das palavras ovo e amigo, em japonês — devido ao seu formato e função recreativa. Em 2017, o objeto foi relançado no Japão.

4. Associados a computadores PC, nos anos 90, o programa Microsoft Office foi inicialmente pensado para aparelhos Macintosh, da Apple. A versão para Windows foi lançada em outubro de 1990.

Crédito: Reprodução

5. A Crystal Pepsi — versão incolor do famoso refrigerante— teve mais de três mil versões testadas antes de chegar ao mercado. Seu inventor, um soviético, tinha a ideia de que a bebida escura era uma marca do capitalismo, por isso pediu a sua equipe que fizesse uma cópia, só que sem cor.

6. Um Maluco no Pedaço foi uma das séries que marcou a década final do século 19. Will Smith, que daria vida ao protagonista, imaginava o sucesso do show desde o começo. Para não ficar conhecido apenas pelo nome do personagem, batizou de Will o papel que marcaria sua carreira.

Crédito: Reprodução

7. Em 1999, os bonecos furbies eram febre de consumo. Entretanto, surgiram rumores de que eles serviam como ferramenta de espionagem, podendo gravar e repetir áudios privados. A Agência Nacional de Segurança chegou a proibir de que os funcionários levassem o brinquedo para o local de trabalho.

8. Durante as filmagens do clássico Titanic, cerca de 80 membros da equipe do filme adoeceram no mesmo dia. Com sintoma de alucinação, a causa estava na sopa de lagosta. A refeição havia sido contaminada com fenciclidina, um elemento químico usado como anestésico e que tem efeitos neurotóxicos. A droga também é conhecida como pó de anjo.

9. Na década de 1990, os pagers eram uma das formas de comunicação mais utilizadas. Também conhecido como bipe, ele surgiu no mercado em 1990. Quatro anos mais tarde, cerca de 61 milhões de pessoas utilizavam o aparelho.

10. O mais eficaz telescópio da NASA, Hubble, também teve sua estreia em 1990. De acordo Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, o satélite astronômico é capaz de registrar imagens inéditas localizadas além da nossa galáxia e, até mesmo estrelas desconhecidas. O Hubble está em uso até os dias atuais, tendo passado por atualizações e reparos.