Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

10 filmes na Netflix para quem ama arte e cultura

Pintura, cinema, literatura e dança... artistas de diversos gêneros tiveram suas vidas retratadas no cinema. Conheça algumas das melhores produções disponíveis no serviço de streaming

Redação Publicado em 28/07/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

1. Frida (2002)

Crédito: Reprodução

A cinebiografia da pintora mexicana Frida Kahlo retrata as chagas que a retratista aguentou desde a infância, sua relação com Diego Rivera e a passagem de Trotsky em sua casa. A partir do filme, é possível compreender a visceralidade dos autorretratos de Frida, famosos no mundo inteiro.

2. Grandes olhos (2015)

Crédito: Reprodução

Após passar anos sendo subjugada pelo marido, a pintora estadunidense Margaret Keane tenta provar que as pinturas que são atribuídas ao seu companheiro, que as usa para ganhar dinheiro, na verdade são dela. O filme retrata as complicações de ser uma mulher no mundo da arte, tema muito comum na História.

3. Com Amor, Van Gogh (2017)

Crédito: Reprodução

De caráter artístico, a obra cinematográfica reproduz a herança cultural do pintor. Ao encontrar uma carta de Van Gogh, após a sua morte, Armand Roulin decide levá-la ao irmão do artista em Arles. Nessa jornada, ele redescobre importantes partes da vida e da arte de Vincent, além de informações sobre seu suicídio.

4. La Bamba (1987)

Crédito: Reprodução

O filme conta a trajetória artística de Ritchie Valens e as complicações de sua vida, como latino nos EUA, após a meteórica ascensão proporcionada pela música Donna. Com isso, você assiste a uma jornada pela história do rock e do jazz nos EUA e os distúrbios familiares e psicológicos do artista.

5. O Sorriso da Monalisa (2003)

Crédito: Reprodução

Uma jovem estudiosa formada na UCLA é contratada pela prestigiada Wellesley College para lecionar História da Arte. Entretanto, ela se depara com uma situação de rígida tradição que precisa ser modificada, influenciando a vida e a arte de estudantes que enxergam nela inspiração para uma visão moderna sobre a vida.

6. Marguerite (2016)

Crédito: Reprodução

Comédia dramática baseada numa história real, Marguerite apresenta a vida de uma mulher rica que faz festas em sua mansão para se promover como cantora. No entanto, ela não tem talento e ninguém tem coragem de avisá-la, pois todos temem retaliações devido a sua fortuna. 

7. O Mestre dos Gênios (2016)

Crédito: Reprodução

Para quem gosta de literatura, esse é um filme interessante para entender a formação de obras dos grandes nomes. O filme retrata a relação do editor Max Perkins com diversos figurões da literatura norte-americana, como Thomas Wolfe, Ernest Hemingway e F. S. Fitzgerald. 

8. Frances Ha (2013)

Crédito: Reprodução

Dança é arte. E Frances é uma mulher sonhadora que quer vencer na vida como bailarina. Após o abandono de uma amiga com quem dividia apartamento, ela sai em busca de um novo lugar para morar. No entanto, não é uma tarefa fácil: a sua situação financeira está de mal à pior. Nessa situação, ela entra num grupo de dança que prepara um espetáculo de Natal.

9. Sociedade dos Poetas Mortos (1990)

Crédito: Reprodução

Num internato conservador, uma turma tem suas mentes estimuladas pelo novo professor de poesia, John Keating, que os ensina uma visão rebelde e transgressiva de arte. A experiência cria um novo interesse nos alunos por poetas e suas obras, causando grandes complicações em suas vidas, devido às fronteiras ultrapassadas pelo gênero artístico.

10. Billy Eliot (2001)

Crédito: Reprodução

Um filme essencial para entender a relação entre a arte e a realidade social de muitos que tentar o ramo. A obra conta a história de Billy, uma criança pobre que sonha em ser bailarino, mas é impedido pelo pai, que não vê seu talento com bons olhos. Dentro de problemas de família, dinheiro e sexualidade, Billy se esforça para treinar e conseguir dançar com maestria.