Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

10 símbolos da vida moderna que têm bem mais de um século

Lolcats, cirurgias plásticas, reality shows: tudo já existia na Era Vitoriana ou muito, muito antes

Fabio Marton Publicado em 27/08/2018, às 11h57 - Atualizado em 28/08/2018, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Vitória já conhecia os lolcats  - Wikimedia Commons
A rainha Vitória já conhecia os lolcats - Wikimedia Commons

1. Carro elétrico

➽ Quando acham que surgiu: 2012, com o Tesla Model S

Reprodução

➽ Quando surgiu: 1884

Wikimedia Commons

O engenheiro britânico Thomas Parker – também o primeiro a criar bondes e trens elétricos em Londres – criou o primeiro carro elétrico confiável em 1884. Na virada do século, havia mais carros elétricos do que a gasolina, que só os derrubaria na década de 1910.


2. Shopping center

➽ Quando acham que surgiu: século 20

Wikimedia Commons

➽ Quando surgiu: Roma, século 2

Wikimedia Commons

De roupas de seda a molho de peixe podre, tudo era possível encontrar no Mercado de Trajano, inaugurado em 113. Tinha vários andares de lojas privadas, praça de alimentação e até mesmo uma sala de teatro e concerto, o “cinema” da época.


3. Máquinas de vendas

➽ Quando acham que surgiu: século 20

Wikimedia Commons

➽ Quando surgiu: Egito, século 1

Wikimedia Commons

O gênio Heron de Alexandria, que também inventou a porta automática, um teatrinho de robôs e um motor a vapor primitivo, criou um dispositivo para vender água benta nos templos egípcios através de uma moedinha que ativava uma torneira, dispensando uma dose fixa.


4. Atletas super pagos

➽ Quando acham que surgiu: século 20

Reprodução

➽ Quando surgiu: Roma, século 2

Wikimedia Commons

Gaius Appuleius Diocles era um piloto de bigas que deixaria qualquer jogador de futebol no chinelo. Durante sua vida, recebeu uma fortuna de 35.863.120 sestércios – suficiente para alimentar o milhão de habitantes da cidade de Roma por um ano.


5. Reality show

➽ Quando acham que surgiu: 1999

Reprodução

➽ Quando surgiu: século 16, com zoológicos humanos

Wikimedia Commons

Zoológicos já existiam na Idade Média, mas as Grandes Navegações abriram chances para trazer exemplares muito mais exóticos: homens de outros continentes presos em jaulas, recriando seu “ambiente natural”. O jovem Ipollito de Medici foi um dos primeiros a ter um zoo humano.


6. Abreviaturas irritantes

➽ Quando acham que surgiu: 1995, com a internet

Domínio público

➽ Quando surgiu: com o telégrafo, 1844

Wikimedia Commons

Telégrafos cobravam por palavra. Então as abreviaturas eram uma questão de necessidade – e eram internacionais, em inglês. Várias delas fazem os LOLs e KKKs de hoje em dia parecerem alta literatura. Como BUK (book, “livro”), XCUS (excuse, “desculpa”) e SEZ (says, “diz”).


7. Cirurgia Plástica

➽ Quando acham que surgiu: século 20

Reprodução

➽ Quando surgiu: Egito, 1600 a.C.

Wikimedia Commons

A primeira menção a procedimentos estéticos está no chamado Papiro de Edwin Smith, da 16ª ou 17ª dinastia do Egito, cerca de 3600 anos atrás. É um texto principalmente sobre medicina militar, e ensina a consertar um nariz quebrado. No século 6 a.C., o indiano Sushruta descreveu amplamente rinoplastias - e milênios depois, no século 18, médicos britânicos foram à Índia aprender. Como descrito em De Medicina, volume do século 1 a.C. por Aulo Cornélio Celso, romanos faziam cirurgias de redução de mama.


8. Selfie

➽ Quando acham que surgiu: década de 2000, nas redes sociais

Reprodução / Instagram

➽ Quando surgiu: 1839

Wikimedia Commons

O americano Robert Cornelius é autor do primeiro retrato fotográfico – que é dele próprio. Em outras palavras, uma selfie. Ainda que a foto existisse desde 1826, foi preciso um fotógrafo para ter paciência para ficar parado os 15 minutos necessários para registrá-la.


9. Antivacinação

➽ Quando acham que surgiu: década de 2010, com teóricos da conspiração

Reprodução

➽ Quando surgiu: 1853

Wikimedia Commons

A data é a aprovação da lei de vacinação compulsória no Reino Unido. Imediatamente foram criadas ligas antivacinação para barrar o que achavam ser uma intromissão abusiva no corpo das pessoas. Em 1904, o Rio ficou em pé de guerra por conta da vacinação.


10. Lolcats (e outros memes)

➽ Quando acham que surgiu: década de 2000, com as redes sociais

Reprodução

➽ Quando surgiu: século 19, com a popularização da fotografia

Reprodução

A fotografia era a grande novidade da Era Vitoriana, e as pessoas se esbaldaram. Havia moda engraçadinha para todos os gostos: gente segurando a própria cabeça, duplicando a si mesma, cadáveres posando de vivos e, claro, gatinhos vestidos de gente e “falando”. Sem erros de ortografia, porém, isso seria demais para os vitorianos - a gatinha acima pergunta como uma lady: "O que está adiando meu jantar?".