Matérias » Religião

Jesus era casado?

Os 12 maiores enigmas da Bíblia, parte 12: A ideia é sustentada por alguns historiadores, mas ainda causa controvérsia

Fábio Marton Publicado em 23/12/2018, às 08h00

A polêmica é discutida desde o século 1
Reprodução

Não é invenção de Dan Brown. Já no século 1, os gnósticos, que adotavam uma interpretação do cristianismo que terminaria considerada herética e banida, pareciam acreditar nisso. O apócrifo gnóstico Evangelho de Filipe descreve a relação entre Jesus e Maria Madalena como "esposa" ou "amante". Na Idade Média, os cátaros, que rejeitavam a divindade de Cristo e achavam que o deus do Velho Testamento era Satã, também tinham essa opinião.

Dan Brown se inspirou no trabalho do jornalista Donovan Joyce, The Jesus Scroll ("O Pergaminho de Jesus"), de 1972, para criar seu thriller. Joyce afirmava ter lido um pergaminho secreto do ano 73, escrito por Jesus em pessoa. Não só ele havia sobrevivido como se casara com Madaelna, tivera um filho com ela e testemunhara a Guerra Judaico-Romana de 66 a 74. O manuscrito, porém, teria infelizmente (ou convenientemente?) sido perdido, contrabandeado para a União Soviética por um arqueólogo israelense corrupto, certo Dr. Grosset.

Joyce não foi levado a sério como historiador. Mas ao menos um peso-pesado defende a ideia do Jesus casado: o acadêmico James Tabor, da Universidade do Texas, autor de The Jesus Dinasty ("A Dinastia de Jesus").

Não seria vergonha nenhuma uma figura religiosa do tempo de Jesus ser casada - era, de fato, praticamente obrigatório para os rabinos, para cumprir a ordem dada do "crescei e multiplicai-vos" (Gênesis 1:28). Mas a interpretação oficial vem de um fato simples: nenhum evangelho - nem mesmo o apócrifo Evangelho de Maria - menciona Jesus ser casado. E Pedro, o discípulo mais importante, a ponto de ser chamado de primeiro papa, foi retratado como casado (Lucas 4:38).

Tabor, que foi acusado de fazer polêmica pela polêmica, nunca se arrependeu. Afirma que, desde que lançou seu livro, ficou ainda mais convicto de que Jesus era casado.

Aqui vai a explicação: "Às vezes o silêncio fala", diz ele. "Estou convencido de que, no caso de Maria Madalena, o silêncio não quer dizer que era solteiro. Os autores dos evangelhos, escritos muitas décadas após a vida de Jesus, ou não sabiam da esposa e filho de Jesus, ou, mais provavelmente, por razões teológicas, decidiram suprimir a informação. O Jesus desses evangelhos era o divino Filho de Deus, ascendido aos céus, e qualquer ligação mundana e sexual a uma mulher mortal seria inconcebível."