Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

23 anos depois: O que aconteceu com o elenco de Titanic

A produção que, por doze anos, se manteve como a de maior arrecadação mundial está entre uma das mais icônicas da história do cinema

Alana Sousa Publicado em 15/09/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das cenas mais famosas do filme Titanic - Divulgação/Paramount Pictures
Uma das cenas mais famosas do filme Titanic - Divulgação/Paramount Pictures

Uma das mais icônicas produções do século 20, Titanic foi lançado em novembro de 1997, nos Estados Unidos, pela Paramount Pictures e 20th Century Fox. Com direção de James Cameron, a obra foi agraciada com 11 estatuetas do Oscar, e tornou-se o primeiro filme a arrecadar mais de um bilhão de dólares ao redor do mundo — por 12 anos, permaneceu como o filme de maior arrecadação da história do cinema.

Narrando o desastre do navio RMS Titanic, que naufragou na madrugada de 15 de abril de 1912, deixando 1.500 mortos. A trágica história de amor entre Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater consagrou de vez na indústria cinematográfica os atores Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. 

23 anos após o lançamento da lendária obra, confira o que aconteceu com os atores principais.

1. Leonardo DiCaprio - Jack Dawson

Intérprete de Jack Dawson, Leonardo DiCaprio se tornou um dos maiores atores dessa geração, colecionando papéis desafiadores, protagonizando produções dos mais renomados diretores e conciliando uma vida de ativismo ambiental.

Leonardo DiCaprio como Jack / Crédito: Divulgação/Paramount Pictures

Atuando desde criança, DiCaprio já havia protagonizado outros filmes antes de Titanic, porém nenhum de tamanha magnitude. Atuou em dois filmes após a obra de Cameron, mas que lhe renderam críticas negativas. Foi em 2000 que conseguiu de volta a atenção da mídia com Gangs de Nova York.

Desde então se manteve como um dos atores mais requisitados e admirados do meio artístico. Estrelando filmes como A Origem, Ilha do Medo, O Lobo de Wall Street, Django Livre, O Regresso — que lhe rendeu o primeiro Oscar — e, o mais recente, Era Uma Vez em Hollywood.


2. Kate Winslet - Rose Bukater

A atriz britânica tinha 22 anos quando estrelou Titanic. Kate Winslet já havia sido indicada um ano antes ao Oscar por seu papel em Sense & Sensibility como melhor atriz coadjuvante, porém, foi na produção de James Cameron que ela se eternizou como a destemida Rose Bukater.

Kate Winslet como Rose / Crédito: Divulgação/Paramount Pictures

Após o sucesso do longa que, segundo ela, foi um dos mais difíceis de sua carreira, Winslet optou por estrelar filmes de pequena escala e produtoras independentes, a fim de descansar sua imagem. Entretanto, em 2002, atuou em Iris e, em seguida, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças em 2003; ambos lhe renderam uma indicação ao Oscar. Sua carreira é marcada por papéis importantes e reconhecimento da crítica. Seu trabalho mais recente foi em Blackbird (2019).


3. Billy Zane - Caledon Hockley

Trabalhando no meio cinematográfico desde 1985, na franquia De Volta Para o Futuro, Billy Zane interpretou o antagonista Caledon Hockley em Titanic, noivo de Rose Bukater. Depois do trabalho no blockbuster de Cameron, Zane atuou em outros filmes mas nenhum de tal amplitude como Titanic.

Billy como Caledon Hockley / Crédito: Divulgação/Paramount Pictures

Foi na televisão que encontrou personagens de maior destaque, como na série Charmed e a mais recente, The Boys, na qual fez uma participação em dois episódios. O artista também é dedicado às artes, expondo seus trabalhos como pintor expressionista abstrato.


4. Kathy Bates - Molly Brown

Kathy Bates já era uma atriz admirada quando interpretou Molly Brown, baseada em uma mulher real que sobrevivera ao naufrágio do Titanic. De origem humilde, Brown é representada como uma novata na alta classe do navio.

Kathy como Molly Brown / Crédito: Divulgação/Paramount Pictures

Antes de Titanic, Bates havia protagonizado o famoso filme Louca Obsessão, em 1990, que lhe rendera um Oscar e um Globo de Ouro, baseado em um livro de Stephen King, seu trabalho como Annie Wilkes lhe deu a nomeação de uma das maiores vilãs do cinema.

Renomada, Kathy possui grandes produções em sua filmografia, sendo que os mais recentes foram na série American Horror Story, a qual faz parte do elenco e voltou a marcar seu nome no gênero de suspense e terror com as antagonistas Madame Lalaurie e Agnes Mary Winstead.


5. Gloria Stewart - Rose Bukater (idosa)

Uma das personagens mais intrigantes do filme, Gloria Stuart interpretou Rose Bukater mais velha, com 101 anos, mas o fato só é mostrado ao público no final do filme. Ao longo da produção vemos a atriz como a narradora da história, até que a revelação é feita durante a última parte. Gloria na época se tornou a pessoa mais idosa a receber uma indicação ao Oscar, ela tinha 87 anos quando estrelou Titanic.

Gloria como Rose idosa / Crédito: Divulgação/Paramount Pictures

Com a idade jaá bastante avançada, Gloria trabalhou poucas vezes depois do longa de 1997. No ano 2000 fez uma participação no filme O hotel de um milhão de dólares, baseado na historia do vocalista da banda U2, Bono. Stuart morreu em 2010, aos 100 anos de idade.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W