Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

30 anos da novela Vamp: Elenco foi surpreendido por policiais na Itália

Ao gravar uma das cenas mais icônicas da produção, a atriz Claudia Ohana quebrou uma regra imposta pela Igreja Católica

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/07/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena  da abertura da novela Vamp - Divulgação / Youtube/ TV Globo
Cena da abertura da novela Vamp - Divulgação / Youtube/ TV Globo

A novela bem-humorada “Vamp”, que estreou na Globo em julho de 1991 e terminou em fevereiro de 1992 após 179 capítulos, foi um grande sucesso com o público infantojuvenil. Inclusive, a emissora chegou a lançar um álbum de figurinhas inspirado no enredo da história durante a exibição. 

Como sugerido pelo nome, diversos personagens que compunham a história eram vampiros, o que causava diversos problemas para aqueles que eram humanos. Uma das figuras mais icônicas de Vamp era Natasha (interpretada por Cláudia Ohana), uma estrela do rock que vendeu sua alma para o carismático Conde Vlad (interpretado por Ney Latorraca), que era o chefe dos vampiros, a fim de alcançar a fama. 

Algumas das cenas iniciais da personagem se passam no passado, trecho da história que foi gravado no exterior, nas cidades de Lisboa, em Portugal, e Veneza, na Itália. Por trás da produção da popular novela, todavia, houveram problemas, segundo foi relembrado por uma matéria do site Notícias da TV.

Quebrando leis 

Na capital portuguesa, a equipe de filmagem de Vamp passou por dificuldades técnicas ao precisarem mudar de local de gravação em cima da hora, por exemplo. Segundo divulgado na época, a Globo precisou até mesmo apelar para autoridades diplomáticas a fim de conseguir fazer os ajustes. 

Já em território italiano, todavia, o problema foi muito maior — e chegou inclusive a envolver a polícia local. Tudo começou com uma cena aparentemente incólume: Nela, Natasha dançava ao som da música “Sadness Part 1", do grupo Enigma. Sem que a equipe brasileira soubesse, porém, as canções dessa banda eram, na verdade, proibidas na Itália, por serem desaprovadas pela Igreja Católica. 

Cena da abertura da novela que mostra Cláudia Ohana interpretando Natasha / Crédito: Divulgação/ Youtube/ TV Globo 

A situação acabou chamando a atenção de policiais próximos, fazendo com que a atriz Cláudia Ohana e os produtores da novela quase fossem presos por conta de sua infração acidental.

Após muitas conversas, os funcionários da Globo conseguiram explicar que não sabiam a respeito da regra, e foram poupados de sofrerem consequências legais, ainda de acordo com o Notícias da TV. 

A dança havia exigido uma preparação por parte de Cláudia, que havia treinado os movimentos por vários dias a fio sob a tutela da coreógrafa Deborah Colker, e foi inesperado que as filmagens não pudessem ter capturado o momento adequadamente. 

Apesar dos obstáculos, aquilo que foi gravado antes da interrupção por agentes da lei foi exibido na novela. 

Em entrevista ao F5 neste ano, Ohana relembrou o episódio: “A gente viajava muito sem esquema naquela época. E aí o Jorginho [o diretor Jorge Fernando] botou eu com o radinho e falou ‘Vai lá, menina Ohana, dança lá na praça’. Eu comecei a dançar timidamente e depois fui me empolgando. O público começou a aplaudir, jogar dinheiro e eu me senti...Aí veio a polícia”, comentou a artista. 

Em fevereiro de 2021, a novela antiga foi disponibilizada na plataforma do Globoplay para aqueles que querem revisitar a nostálgica produção ou mesmo assistir o sucesso dos anos 90 pela primeira vez.

Assista abaixo a cena da dança em Veneza. 


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W