Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

30 anos perdida no solo: A curiosa história da cápsula do tempo de Steve Jobs

Além do item de uso pessoal do co-fundador da Apple ter sido enterrado no tubo, outro objeto acabou chamando a atenção dos exploradores em 2013

Fabio Previdelli Publicado em 11/10/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cápsula do Tempo que foi enterrada em 1983 - Divulgação/Youtube/CBS
Cápsula do Tempo que foi enterrada em 1983 - Divulgação/Youtube/CBS

Em 1983, com o da International Design Conference em Aspen, Colorado, Steve Jobs deu uma palestra prenunciando o desenvolvimento da tecnologia sem fio, o iPad e a App Store. Após sua conferência, os organizadores enterraram uma cápsula do tempo, conhecida oficialmente como Aspen Time Tube.  

Muitos participantes contribuíram com vários itens, como um cubo de Rubik, crachás e até mesmo uma gravação do Moody Blues, mas como o falecido co-fundador da Apple doou o mouse Lisa, que ele usou durante sua apresentação, a cápsula se tornou conhecida como o "Steve Jobs Time Capsule." 

Inicialmente, a ideia era de desenterrar o tubo de 4 metros de comprimento e 1,5 metro de diâmetro em 2000. Entretanto, um grande projeto de paisagismo na área de Aspen fez com que os organizadores perdessem a posição da cápsula do tempo. E assim, por 30 anos, o módulo de Steve Jobs ficou escondido no subsolo. 

Mas tudo isso mudou em 2013, graças ao programa Diggers, do National Geographic. No dia 19 de setembro, o Aspen Time Tube finalmente apareceu. A equipe do programa, auxiliada por uma equipe de escavação local de Aspen, encontrou a cápsula do tempo e a desenterrou. Para isso, foi necessária a escavação de dois buracos, já que na primeira escavação nada foi revelado. 

"Nós simplesmente surtamos", disse George Wyant, um dos dois apresentadores do Diggers, sobre encontrar o tubo. "Nós enlouquecemos. Porque eu tive um problema no estômago o dia todo, então foi como um alívio instantâneo." 

O mouse de Steve Jobs / Crédito: Divulgação/ National Geographic

Embora Wyant, seu colega Tim Saylor e outros envolvidos na busca estivessem ansiosos para encontrar o mouse de Jobs, junto com muitos dos outros artefatos escondidos todos esses anos, eles tiveram que esperar.  

Apesar deles pudessem ver a extremidade e espiar dentro do tubo, não havia como catalogar imediatamente o conteúdo. O problema? Havia muitos itens dentro. "Quando o fim chegou", disse Saylor, "literalmente as coisas simplesmente se espalharam. Devia haver literalmente milhares de coisas." 

Superada pelo cheiro de mofo e pelo desafio de cavar em centenas de artefatos que não viam a luz do dia desde 1983, a equipe de "Diggers" decidiu esperar um dia antes de tentar encontrar o mouse de Jobs e muitos dos outros itens dentro da cápsula do tempo.  

Felizmente, muitos dos itens armazenados foram protegidos antes do enterro, o que fez com que as esperanças de encontrar objetos em boas condições aumentassem. "Eles tiveram a visão de colocar um monte de coisas em sacos plásticos", disse Saylor. "Eu pude ver pelo menos uma dúzia de sacolas plásticas e outras bugigangas e itens. Além de muitas fotos e coisas escritas em seu verso. Então tinha coisas realmente interessantes ali”. 

Entre os itens encontrados na cápsula, um engradado de cerveja chamou a atenção / Crédito: Divulgação/ National Geographic

Para a felicidade de todos, o mouse usado por Steve Jobs foi resgatado em boas condições. Mas ele não foi o único item que chamou a atenção dos exploradores. Harry Teague, que era o presidente da conferência, colocou seis latinhas de cerveja Balantine na cápsula, pois, segundo ele, "os caras que desenterrarem isso ficarão suados e apreciarão um belo engradado".


+ Saiba mais sobre Steve Jobs por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Steve Jobs: as verdadeiras lições de liderança, de Walter Isaacson (2014) - https://amzn.to/2wIpXyd

Steve Jobs: insanamente genial, de Jessie Hartland (2016) - https://amzn.to/2PlN206

Steve Jobs, de Walter Isaacson (2011) - https://amzn.to/2PivbHa

Steve Jobs (Edição Inglês), de Walter Isaacson (2015) - https://amzn.to/38XulaL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W