Matérias » França

38 anos depois, Louvre recebe armadura renascentista que havia sido roubada

No início deste ano, peças que haviam sido roubadas em 1983 foram finalmente devolvidas

Giovanna Gomes Publicado em 09/03/2021, às 11h03

As peças são feitas de metal e possuem detalhes em ouro e prata
As peças são feitas de metal e possuem detalhes em ouro e prata - Getty Images

No dia 31 de maio de 1983, duas importantes peças de armadura ornamentada foram roubadas do Museu do Louvre. Por mais estranho que pareça, elas foram devolvidas no início deste ano, após 38 anos desde seu desaparecimento, segundo informações do portal Live Science.

Os artefatos renascentistas datam do século 16, mais precisamente entre 1560 e 1580 e foram elaborados em Milão. Ambos foram obtidos pelo museu de Paris no ano de 1922, a partir de uma doação realizada por uma família de grandes banqueiros, os Rothschild.

De acordo com a Agence France-Presse (AFP), a armadura feita de metal e adornada com ouro e prata é muito valiosa, com um valor estimado em cerca de 603 mil euros, o que equivaleria a mais de 4,16 milhões de reais. 

Museu do Louvre - Crédito: Wikimedia Commons

 

Reencontrando o artefato

No início de 2021, em janeiro, um especialista em antiguidades militares que se encontrava em Bordeaux, na França, foi contatado por um leiloeiro para uma avaliação. Chegando ao local, ele suspeitou das origens do objeto e logo avisou as autoridades do Escritório Central Francês de Luta contra o Tráfico de Bens Culturais (OCBC).

Foi então que elas perceberam que a armadura estava na lista de objetos roubados mantida pela Treima, banco de dados que armazena em torno de 110 mil fotos de cerca de 32 mil obras de arte e demais tipos de artefatos roubados.

Fachada do museu - Crédito: Wikimedia Commons

 

De acordo com Philippe Malgouyres, curador de obras de arte do Louvre,  em entrevista à AFP, o fato do capacete e do peitoral serem adornados com desenhos faz com que eles sejam considerados "armas de prestígio feitas com virtuosismo" o que, naquela época seria "o equivalente a um carro de luxo hoje".

"Eu tinha certeza de que um dia os veríamos reaparecer, porque são objetos muito singulares", disse Malgouyres à AFP. "Mas eu nunca poderia ter imaginado que daria tão certo - que eles estariam na França e continuariam juntos”. Contudo, a maneira como o artefato foi roubado ainda permanece um grande mistério.

Devoluções não são raras

Mas, aparentemente a devolução de artefatos roubados não é tão incomum na Europa quanto possamos imaginar.

O quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci - Crédito: Getty Images

 

Quando, no início de fevereiro, uma peça subtraída do sítio arqueológico de Pompeia havia 50 anos finalmente foi devolvida, muitas pessoas ficaram impressionadas.

Contudo, Massimo Ossana, diretor-geral interino da Superintendência Arqueológica de Pompeia, logo revelou que tratava-se de algo um tanto comum e que objetos roubados retornavam pelo correio "quase que semanalmente".

No Louvre, o maior de todos os roubos se deu em 1911, quando Vincenzo Peruggia levou consigo o famoso quadro da Mona Lisa, obra que permaneceu com o criminoso por dois anos, até que o homem foi finalmente apreendido.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Michelangelo - Uma Vida Épica, de Martin Gayford (2015) - https://amzn.to/2NrGOKH

A História da Arte, de Gombrich (2000) - https://amzn.to/2Z46P8s

Leonardo da Vinci e os sete crimes de Roma, de Guillaume Prévost (2018) - https://amzn.to/2Ssjdxd

A amiga de Leonardo da Vinci, de Antonio Cavanillas de Blas (2018) - https://amzn.to/2spd7mx

Leonardo da Vinci, de Mirella Spinelli e Andréa Vilela (2015) - https://amzn.to/3607Twe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W