Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

5 casamentos incestuosos que garantiram a manutenção do poder

Do Egito a Roma Antiga: uniões entre parentes ocorreram em diferentes famílias nos mais diversos períodos da história

Giovanna Gomes Publicado em 15/11/2020, às 08h00 - Atualizado às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carlos II por autor desconhecido - Wikimedia Commons
Carlos II por autor desconhecido - Wikimedia Commons

O incesto, considerada uma prática errada e, até mesmo condenável em diversas sociedades ao longo da história, sempre foi comum entre famílias da realeza.

Com o objetivo de preservar o poder nas mãos de uma mesma família, casamentos entre irmão e irmã, tio e sobrinha e até mesmo pai e filha chegavam a ser praticados nos regimes monárquicos.

Pensando nisso, o site Aventuras na História separou cinco casos de uniões incestuosas que ocorreram entre membros de famílias reais.

1. Princesa Nahienaena

Antes de ser anexado aos Estados Unidos, o Havaí era uma monarquia independente. Havia a tradição de que os membros da família real garantissem uma relação entre si. No século 19, a princesa Nahienaena cumpriu com a tradição e se uniu a seu irmão. No entanto, missionários cristãos, que já haviam chegado ao local, convenceram a população de que o incesto era uma prática errada e que deveria ser banida.

Nahienaena por Robert Dampier - Domínio Público

Dessa forma, Nahienaena desfez a união e casou-se novamente, dessa vez com um jovem de outra família. Porém, a princesa estava grávida e seu irmão jurava que era pai da criança. Infelizmente, o bebê acabou morrendo no parto, o que fez com que Nahienaena sofresse de depressão e morresse meses depois. Esta foi a última vez em que houve um casamento incestuoso na família real havaiana.

2. Júlia Agripina Menor

Ao longo de sua vida, Júlia Agripina Menor teve um caso com o secretário do Império Marcus Antonius Pallas. A finalidade de se aproximar do tio, o Imperador Cláudio. Resultado: casou-se com o tio. Ela era mãe do polêmico Nero. Quando ele ascendeu ao poder, tentou controlar o filho tanto na vida pessoal, quanto política. A sua desgraça estava feita. No final, Agripina foi morta a mando de Nero.

3. Imperatriz da Áustria

A Imperatriz Isabel da Áustria, nascida em 1837, era filha de Ludovica da Bavária. Sofia, irmã de Ludovica, deu a luz a Francisco José, cujo pai era o arquiduque Franz Karl, que posteriormente viria a comandar o Império Austro-Húngaro. Como era costume entre membros da monarquia europeia, Isabel acabou se casando com o primo. Assim, Sofia era, ao mesmo tempo, sua sogra e sua tia.

Isabel da Baviera em pintura oficial - Getty Images

No entanto, a genealogia da família ficou ainda mais estranha quando Karolina, a irmã da rainha, se casou com Francisco II, avô de José.

4. Os Habsburgo

O rei Carlos II, nascido no século XVI, pertencia a uma família repleta de uniões incestuosas: os Habsburgo. Sua avó materna, Catarina, era irmã do avô paterno, CarlosV. Isabela. Já a avó paterna, era irmã de seu avô por parte de mãe, João III. Joana deCastilho, sua bisavó, era irmã de sua avó, Maria de Aragão.

Carlos II, rei da Espanha e vítima do incesto tradicional de sua família - Wikimedia Commons

Por causa desses casamentos entre pessoas de uma mesma família, Carlos nasceu com o corpo todo deformado, além de graves transtornos psicológicos.

5. Ramsés II

O poderoso faraó do Egito Ramsés II, também possui uma história de incesto. Na verdade, os casamentos entre parentes eram uma prática comum entre os membros da família real egípcia. Após a morte de Nefertari, primeira esposa de Ramsés, Isetnofret, que ocupava um papel secundário, se tornou a principal esposa do faraó.

Estátua de Ramsés II - Wikimedia Commons

Porém o cargo de segunda esposa precisava ser ocupado e Bintanath, filha do casal, tomou para si a função, sendo que, desta união, nasceu uma menina. Assim, Ramsés II se tornou pai e avô ao mesmo tempo.


+Saiba mais sobre monarquias através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Da Monarquia à República, de Emilia Viotti Da Costa (2010) - https://amzn.to/2VPOITM

Monarquia, de Dante Aliguieri (2016) - https://amzn.to/2PROszB

Monarquia x República, de João Paulo Martino (eBook) - https://amzn.to/3cDn1DE

King Edward VIII, de Philip Ziegler (2012) - https://amzn.to/3cysyLn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W