Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

5 curiosidades impressionantes sobre o clássico O que terá acontecido a Baby Jane?

Assim como a produção cinematográfica, os bastidores do filme foram marcados por intrigas entre as atrizes Bette Davis e Joan Crawford

Victória Gearini Publicado em 22/12/2020, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962) - Divulgação / Warner Bros. Pictures
Cena do filme O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962) - Divulgação / Warner Bros. Pictures

Adaptação do livro de Henry Farrell, o filme O que terá acontecido a Baby Jane? foi lançado nos Estados Unidos em 1962. Estrelado pelas aclamadas atrizes Bette Davis e Joan Crawford, o clássico foi indicado a cinco categorias do Oscar daquele ano, vencendo em Melhor Figurino.

A trama conta a história de duas irmãs que viviam isoladas em uma mansão. JaneHudson, conhecida como “Baby”, era uma atriz mirim de teatro de grande prestígio, entretanto, quando cresceu foi esquecida pelos holofotes. Já sua irmã, Blanche, foi uma grande estrela de Hollywood, mas após sofrer um grave acidente, foi deixada de lado pelo público. 

Assim como no filme, na vida real, as atrizes Bette Davis e Joan Crawford mantinham uma famosa rivalidade, que foi retratada na minissérie de TV Feud: Bette e Joan. Confira abaixo outras 5 curiosidades impressionantes sobre os bastidores e o elenco do filme.

1. A máquina de Coca-Cola

Bette Davis e Joan Crawford durante cena de O Que Terá Acontecido a Baby Jane? / Crédito: Divulgação / Warner Bros. Pictures

Durante as gravações do clássico, Bette Davis mandou instalar uma máquina de Coca-Cola no set de filmagem. Seu objetivo era afrontar a colega de cena Joan Crawford, que havia sido casada com o diretor da Pepsi. Após a morte do executivo, a atriz passou a integrar o conselho da empresa, e sabendo disso, a rival decidiu provocá-la utilizando a concorrência. 


2. A turbulenta premiação do Oscar

Bette Davis e Joan Crawford em set de filmagens / Crédito: Divulgação

Segundo a série Feud, Bette Davis foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz naquele ano, mas Joan Crawford não. Insatisfeita com a situação, a estrela teria pedido à colega Anne Bancroft, para receber o prêmio em seu lugar caso ela não conseguisse comparecer ao evento. Na época, Bancroft foi a vencedora, e como combinado, Crawford subiu ao palco para receber a estatueta da amiga, afrontando Davis.


3. Filmagem em cores

Bette Davis e Joan Crawford em imagem colorida / Crédito: Wikimedia Commons

Durante a década de 1960, muitos filmes já eram exibidos em filmagens coloridas. Contudo, na obra This N’ That, a atriz Bette Davis revelou que foi contra colorir as imagens do filme, pois, iria fazer uma história triste parecer mais amena. Mais tarde, a produção foi elogiada pelos críticos, justamente, por preservar traços clássicos de filmes em preto e branco. 


4. Filmagens externas 

Cena de O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962) / Crédito: Divulgação / Warner Bros. Pictures

Devido ao orçamento limitado do filme, o set de filmagem não possuía estrutura hábil para realizar cenas dirigindo um carro. No entanto, Davis decidiu dirigir pelas ruas de Hollywood com um cinegrafista sentado no banco de trás e sobre o pára-choque dianteiro. Na época, a curiosa solução atraiu a atenção de diversas pessoas, que olhavam assustadas para a cena. 


5. A excêntrica maquiagem de Baby Jane

Bette Davis interpretando a personagem Jane / Crédito: Divulgação / Warner Bros. Pictures

Em This N’ That, Bette Davis revelou que teve autonomia para escolher como a maquiagem da personagem Jane seria feita. A estrela afirmou que imaginava a protagonista como uma pessoa que nunca lavava o rosto e que apenas aplicava novas camadas de maquiagem por cima. Em um primeiro momento, a sugestão não foi bem vista pelo diretor Robert Aldrich, pois, a equipe imaginava que Jane deveria se parecer com outras mulheres de Hollywood.


+Saiba mais sobre outras obras de Henry Farrell, disponíveis na Amazon:

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, de Henry Farrell (2019) - https://amzn.to/3kBxjri

Fantasmas, Vampiros, Demônios e histórias de outros Monstros, de Henry Farrell (2013) - https://amzn.to/2G0S1Sm

What Ever Happened to Baby Jane? (Edição Inglês), de Henry Farrell (2013) - https://amzn.to/3mvZitb

Of Privacy and Power: The Transatlantic Struggle over Freedom and Security (Edição Inglês), de Henry Farrell Abraham L. Newman (2019) - https://amzn.to/31GWbq8

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W