Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

De discussão por bebida a problemas de comunicação: 5 curiosidades sobre a insana batalha de Karansebes

No dia 17 de setembro de 1788, o exército austríaco lutou em uma fracassada batalha contra si mesmo

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 28/03/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A batalha de Karansebes foi verdadeiro fracasso - Wikimedia Commons
A batalha de Karansebes foi verdadeiro fracasso - Wikimedia Commons

Uma bizarra batalha ocorreu há mais de dois séculos na região onde hoje fica a Romênia. Era dia 17 de setembro de 1788, data que ficaria marcada por um episódio, no mínimo, confuso.

De um lado a Turquia e de outro a Áustria: 5 meses em um conflito motivado por interesses no controle do rio Danúbio. Contudo, a chamada batalha de Karansebes acabou por se tornar uma grande piada em razão de uma simples falha de comunicação entre os soldados.

1. O exército estava exausto

O exército austríaco era composto por homens de diversas nacionalidades. Além dos austríacos havia também alemães, tchecos, franceses, poloneses, sérvios e croatas. No entanto, nenhum daqueles soldados havia visto um único indivíduo turco, mesmo após meses de conflito.

José II, então imperador do Sacro Império Romano-Germânico

Portanto, estavam todos exaustos daquela missão que jamais se concluía. Para piorar, muitos dos membros acabaram morrendo em razão de um grande surto de malária.

2. Discussão por bebida

Naquela icônica noite, a cavalaria austríaca compraria rum de um grupo de ciganos, o que seria o motivo de um intenso conflito.

O que ocorreu foi que, depois de um tempo, surgiram membros da infantaria e quiseram se juntar à cavalaria. Contudo, os oficiais não quiseram dividir a bebida com o grupo, de modo que teve início uma grande discussão.

Tudo desandou quando alguém percebeu a confusão e entendeu que os turcos haviam chegado, anunciando aos demais. O exército austríaco então atirou em seus aliados.

O exército foi derrotado por si mesmo - Crédito: Divulgação

3. Problemas com o idioma

Houve ainda jovens soldados estrangeiros que, ao ouvir os oficiais dizendo "Halt!' ("Parem!"), entenderam a palavra "Allah", uma vez que não tinham muito conhecimento do alemão. Assim, teve início uma troca de tiros entre membros de um mesmo exército.

Logo depois, um comandante ordenou que os soldados realizassem um ataque de artilharia, o que resultou em um completo desastre.

4. Mortos e feridos

A bebedeira e os desentendimentos seguintes custaram caro ao exército austríaco, já que mais de dez mil soldados foram mortos ou ficaram feridos durante o conflito.

Ironicamente, em questão de dois dias apareceram os verdadeiros rivais, que se depararam com um grupo extremamente enfraquecido.

A batalha foi um verdadeiro desastre - Crédito: Divulgação

Nem é preciso dizer que os turcos venceram a batalha muito facilmente e tomaram a cidade de Karansebes. Afinal, o inimigo já havia sido destruído.

5. Fato ou mito?

Não é certo se o conflito realmente aconteceu ou se não passa de uma história de guerra. Aqueles que questionam a veracidade da história consideram estranho o fato do primeiro escrito sobre o evento ter sido realizado e publicado em uma revista militar austríaca apenas quatro décadas após a suposta batalha. Contudo, há quem diga que o motivo para a demora foi a vergonha pelo bizarro episódio.


+Saiba mais sobre guerras por meio de obras disponíveis na Amazon:

A Primeira Guerra Mundial: Os 1.590 dias que transformaram o mundo, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2JVvNzt

A história da Primeira Guerra Mundial: 1914-1918, de David Stevenson (2019) - https://amzn.to/2xktyDd

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Primeira guerra mundial: 886, de Michael Howard (2010) - https://amzn.to/2wvFCRL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W