Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Paleontologia

Mordida forte e alimentação: 5 curiosidades sobre o maior crocodilo do mundo

Conheça o Purussaurus brasiliensis, o maior crocodilo do mundo que habitou a Amazônia

Redação Publicado em 14/05/2022, às 10h00 - Atualizado em 15/05/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do maior crocodilo que já existiu - Divulgação / Valter Calheiros / Musa
Representação do maior crocodilo que já existiu - Divulgação / Valter Calheiros / Musa

O Purussaurus brasiliensis foi o maior crocodilo que já habitou nosso planeta. Conhecido como lagarto do Rio Purus, esse gigante que podia atingir 12 metros de comprimento viveu aqui na América do Sul, na floresta amazônica, e tinha uma mordida ainda mais forte que a de um Tiranossauro Rex.

O mais completo fóssil já encontrado da espécie se encontra hoje no laboratório de paleontologia da Universidade Federal do Acre (Ufac), responsável pela publicação de um artigo científico sobre o tema no ano de 2021.

A seguir confira 5 curiosidades sobre esse imenso animal, que viveu há 8 milhões de anos.

1.Primeiro fóssil 

De acordo com estudos, o primeiro fóssil de Purussaurus foi encontrado no ano de 1892 às margens do Rio Purus, que percorre o Peru e os estados do Acre e do Amazonas no Brasil. Na época, o fóssil foi entregue ao botânico João Barbosa Rodrigues, quem era responsável pelo Museu de Botânica da Amazônia. O profissional foi o primeiro a realizar a classificação do animal.

“A primeira vez que ele foi descrito em 1892 pelo seu criador original, o Barbosa Rodrigues, tinha poucas peças, eram placas isoladas, um pedaço de mandíbula que deu apenas para definir essa nova espécie, que chamou de Purussaurus, que significa lagarto do Rio Purus brasileiro, mas ele apenas mencionou que era um jacaré grande, foi o que ele concluiu naquela época", disse o paleontólogo Jonas Filho, coautor do artigo, ao G1 em 2021.

Representação do Purussaurus  / Crédito: Divulgação / Valter Calheiros / Musa

Contudo, foram outros achados que permitiram uma avaliação 'mais abrangente'. 

"Depois novos achados foram feitos e a partir daí surgiu uma avaliação muito mais abrangente do Purussaurus. Então, esse trabalho novo junta a análise desses materiais e permite a gente conhecer um pouco mais da espécie", declarou.

2. Mordida devastadora

Além de passar dos 12 metros de comprimento, os estudiosos descobriram que o réptil tinha uma força excepcional na mandíbula, tanto é que sua mordida chegava a ser duas vezes mais forte que a do Tiranossauro Rex.

Como era de se esperar de um animal tão grande, os especialistas concluíram que o crocodilo pré-histórico necessitava de uma grande quantidade de carne todos os dias: uma média de 40 quilos.

3. Parente do jacaré-açu

Os estudos até hoje realizados apontam para um parentesco entre o Purussaurus brasiliense e o jacaré-açu. A espécie é exclusiva da América do Sul e pode atingir os seis metros de comprimento, bem menos que seu primo distante.

4 . Extinção

Os estudos também concluíram que o reinado do gigante amazônico teve fim com o surgimento da Cordilheira dos Andes, que gerou impactos em todo o continente.

A cordilheira provocou inúmeras alterações, em especial, na região amazônica, o que fez com que o Purussauro fosse extinto.

5. Possível exemplar 

Em 2019, o garoto Robson Cavalcante, à época com 11 anos, encontrou por acaso um fóssil às margens do Rio Acre, no município de Brasileia. Os especialistas acreditam que o achado, que foi enviado ao laboratório da UFAC, se trata da mandíbula de um Purussauro.

Mandíbula de um Purussauro encontrada por criança / Crédito: Divulgação / Rede Amazônica Acre

“O material continua envolto no gesso como foi retirado do campo, nenhum estudo junto a ele foi feito, mas tem proporções iguais a esse que está na universidade. Segue à espera de estudos e vai colaborar ainda mais com as informações, podendo se tratar, inclusive, de uma espécie diferente e causar especulações de surpresa”, disse Jonas Filho ao G1.

Confira aqui o artigo publicado.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras abaixo disponíveis na Amazon:

Paleontologia - Volume 1, de Ismar de Souza Carvalho (2010) - https://amzn.to/34AW7dN

Ascensão e queda dos dinossauros: Uma nova história de um mundo perdido, de Steve Brusatte  (2019) - https://amzn.to/2FMUQG7

The Princeton Field Guide to Dinosaurs 2e: Second Edition (Edição Inglês), de Gregory S. Paul (2016) - https://amzn.to/31sHZBj

Paleontologia de Vertebrados, por Valeria Gallo (2012) - https://amzn.to/3jdRniu

Dinos do Brasil, de Luiz E. Anelli (2018) - https://amzn.to/2YxMUPE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W