Matérias » Arqueologia

As 5 descobertas arqueológicas mais impressionantes de 2021

Neste ano, deciframos um dos segredos do Stonehenge, descobrimos outro 'Coliseu' e encontramos evidências de uma assustadora história bíblica

Ingredi Brunato, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 26/12/2021, às 09h00

Montagem mostrando imagens relativas à algumas das descobertas listadas na matéria
Montagem mostrando imagens relativas à algumas das descobertas listadas na matéria - Divulgação

Todos os anos, arqueólogos ao redor do mundo fazem descobertas que transformam e acrescentam à nossa concepção das civilizações que viveram antes de nós. Cada escavação é importante para que, aos poucos, desenterremos as peça do complexo quebra-cabeça que é o passado de nossa espécie.

Confira abaixo 5 achados ocorridos em 2021 que tiraram o fôlego da equipe do Aventuras na História!

1. Mastaura ou o "Coliseu turco"

Fotografia aérea da arena, que ainda tem a maior parte de sua extensão escondida sob a colina / Crédito: Divulgação / Prof. Mehmet Umut Tuncer / Aydın Diretor Provincial de Cultura e Turismo

 

Mastaura foi o nome dado ao imenso anfiteatro da época do Império Romano que foi revelado ao público em abril deste ano na Turquia, após meses de escavações.

A construção de 1.800 anos teria sido palco de lutas de gladiadores com leões, entre outros espetáculos. Vale mencionar ainda que as dimensões generosas do local teriam garantido que ele fosse capaz de abrigar 20 mil pessoas. Dessa forma, é provável que viajantes de outras cidades viessem visitá-lo. O achado foi repercutido pelo Live Science.

A arena romana impressionou os pesquisadores por sua "solidez": os anos haviam feito com que a estrutura afundasse e fosse coberta por vegetação, porém, após ser novamente trazida a superfície, foi constatada que ela estava incrivelmente intacta. 


2. "Trazendo de volta" uma cidade submersa

Modelo 3D da cidade / Crédito: Divulgação/ Pavlopetri Underwater Archaeology Project

 

3 mil anos atrás, a cidade grega de Pavlopetri foi atingida por algum desastre natural que a inundou, fazendo com que fosse varrida do mapa. Hoje, ela é considerada uma das mais antigas cidades submersas da qual temos conhecimento. 

Esse fato apenas trás mais importância ao estudo divulgado em junho deste ano que a reconstruiu com o auxílio de nossas tecnologias atuais.

Primeiro, foi usada uma uma técnica de mapeamento que usa um sonar, e depois foi elaborado um modelo 3D do local, que é considerado incrivelmente bem planejado para um povoado da Antiguidade. A descoberta foi relembrada por uma matéria recente do All That Is Interesting. 


3. Localização original do Stonehenge

Fotografia do possível local original do monumento / Crédito: Divulgação/Mike Parker Pearson

 

O enigmático círculo de pedras localizado na Inglaterra é considerado o vestígio histórico mais bem preservado do Neolítico e atrai a curiosidade das pessoas desde sua descoberta em 1920. 

Em fevereiro deste ano, pesquisadores encontraram buracos que teriam abrigado um imenso círculo de pedras com as mesmas dimensões do Stonehenge por volta de 3000 a.C., sendo portanto por volta de um século mais antigo o marco. 

A descoberta levou os estudiosos a especularem que o local, que hoje encontra-se vazio, foi a localização original da construção monolítica. 

“Nossas descobertas têm implicações dramáticas para nossa compreensão do sítio da Idade da Pedra mais famoso do Reino Unido”, afirmou Mike Parker Pearson, especialista envolvido na pesquisa, de acordo com informações do The Conversation. 


4. Confirmação de um mito antigo?

Restos mortais de jovem descobertos na Coreia do Sul / Crédito: Divulgação/Instituto Nacional de Pesquisa do Patrimônio Cultural de Gyeongju

 

Um estudo publicado este ano levantou uma hipótese inusitada para explicar os três esqueletos do século 4 encontrados em 2017 no Palácio Wolseong, que está localizado na Coreia do Sul.

“Com base no fato de estarem localizados próximos à entrada principal junto com os ossos de animais selecionados como se protegessem a parede, [podemos] supor que foram enterrados como parte de um ritual para a construção segura da arquitetura”, afirmou o especialista Jang Gi-myung, segundo repercutido pelo SmithSonian. 

Essa conclusão chama atenção pelo fato de existirem mitos relativos à realização de sacrifícios humanos pelos membros da dinastia Silla. 


5. Passagem da Bíblia explicada

Imagem representando início do fenômeno / Crédito: Divulgação / Allen West e Jennifer Rice / Arquivo Pessoal

 

Um das mais espantosas histórias narradas na Bíblia é a da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, que teriam sido castigadas por Deus pelos hábitos imorais das pessoas que viviam nelas. 

Um estudo de 2021 publicado na revista Scientific Reports, porém, relatou ter encontrado evidências de que o relato pode ter sido inspirado em um acontecimento real. 

A conclusão veio após pedaços de metal e vidro derretidos terem sido encontrados na cidade de Tall el-Hamman, assim sugerindo que o local passou por um incêndio intenso. Segundo especulado pelos cientistas, as chamas teriam sido causadas pela explosão de um meteoro.

Isso pois nem mesmo o calor da lava de um vulcão poderia ter derretido os materiais daquela forma: apenas a magnitude desse cósmico teria poder suficiente para provocar esses estragos. Durante o episódio, a temperatura teria atingido cerca de 1982 °C. 


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W