Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Coreia do Norte

5 fatos sobre a vida na Coreia do Norte

De fuso horário próprio à taxa de alfabetização de 100% da população, saiba mais sobre o controverso país do leste asiático

Isabela Barreiros Publicado em 18/04/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestante carregando um cartaz representando Kim Jong-un, Líder Supremo da Coreia do Norte - Getty Images
Manifestante carregando um cartaz representando Kim Jong-un, Líder Supremo da Coreia do Norte - Getty Images

1. Alfabetização no país

De acordo com a publicação anual da Central Intelligence Agency dos Estados Unidos, o The World Factbook, a Coreia do Norte possui uma taxa de alfabetização de 100%. A análise é feita a partir da definição adotada para pessoas alfabetizadas, que é pessoas com 15 anos ou mais que tem a capacidade de ler e escrever. A referência estadunidense considera o país em questão 100% alfabetizado tanto para homens quanto para mulheres.

2. Fuso horário próprio

Em 2015, a Coreia do Norte determinou um fuso horário próprio, diferente do que estava em curso na Coreia do Sul. Nomeado de Horário de Pyongyang em referência à capital do país, eles passaram meia hora do horário universal pré-estabelecido. A ação foi feita em homenagem aos 70 anos da libertação da Coreia do Japão, relembrando o tempo em que o Pyongyang era usado antes do domínio japonês.

Crédito: Getty Images

3. A altura norte-coreana

Segundo o portal de notícias estadunidense USA Today, os norte-coreanos que nasceram depois da Guerra da Coreia, que durou de 1950 até 1953, são aproximadamente cinco centímetros mais baixos que os sul-coreanos nascidos na mesma época. "A análise de fugitivos da Coreia do Norte mostra que os nascidos após a Guerra da Coréia no final da década de 1950 eram, em média, cerca de cinco centímetros mais baixos que os sul-coreanos", escreveu o jornal em 2013.

4. Bill Gates é quatro vezes mais rico que o país do leste asiático

A comparação é estranha, mas consegue trazer uma ideia de como é a economia da Coreia do Norte em relação à mundial. Estima-se que o empresário estadunidense tenha um patrimônio líquido quatro vezes e meia maior do que o PIB do país. São US $ 78,2 bilhões contra o produto interno bruto avaliado em US $ 17,4 bilhões da Coreia do Norte, ou seja, o magnata tem quase quatro vezes o capital de um país inteiro.

Kim Jong-un, Líder Supremo da Coreia do Norte / Crédito: Getty Images

5. A Coreia do Norte é do tamanho da Pensilvânia

Por mais que seja um país independente, a Coreia do Norte é muito pequena em questão territorial. As duas Coreias tem 219.155 km², e especificamente a extensão do Norte possui 120.538 km². Em comparação com os Estados Unidos, por exemplo, é o mesmo tamanho de apenas um estado do país. A Pensilvânia, no nordeste dos EUA, possui 119.279 km², quase a área de toda a Coreia do Norte.


++Saiba mais sobre a história das Coreias através de grandes obras disponíveis na Amazon

A Montanha e o Urso: Uma História da Coreia, de Emiliano Unzer Macedo (2018) - https://amzn.to/2EaTAbX

A acusação – Histórias proibidas vindas da Coreia do Norte, de Bandi (2018) - https://amzn.to/2ROHFIZ

Para poder viver: A Jornada De Uma Garota Norte-coreana Para A Liberdade, de Yeonmi Park e Maryanne Vollers (2016) - https://amzn.to/2E5f2z4

Coreia do Sul. Políticas Industriais, Comerciais e de Investimentos, de Gilmar Masiero (2014) - https://amzn.to/2YEw8wX

Dentro do segredo: Uma viagem pela Coreia do Norte, de José Luís Peixoto (2014) - https://amzn.to/2E9rYDX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W