Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Bruxaria no Brasil: 5 mulheres que foram acusadas de serem bruxas — e mortas injustamente

Confira a história das supostas feiticeiras brasileiras do século 17,18 e até 21

Redação Publicado em 24/12/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de uma mulher sendo queimada na fogueira - Divulgação
Ilustração de uma mulher sendo queimada na fogueira - Divulgação

1. Mima Renard

Mima Renard foi uma mulher franco-brasileira que morreu queimada em uma fogueira no ano de 1692, na vila de São Paulo. Acabou se tornando um dos mais conhecidos nomes durante o período de caça às bruxas no Brasil.

Renard deixou a França e chegou ao Brasil com seu marido René. Acredita-se que seu marido tenha sido assassinado por um homem que estava interessado em sua esposa, visto que ela era uma mulher muito bela. Viúva, ela teve que começar a se prostituir para viver.

[Colocar ALT]
Crédito: Wikimedia Commons

Foi nesse momento que os boatos começaram. Outras mulheres passaram a dizer que Renard fazia feitiços para atrair os homens. Quando dois de seus clientes, casados, começaram uma briga que resultou na morte de um deles, a prostituta foi denunciada ao padre da paróquia local, acusada de bruxaria e feitiçaria. Ela morreu no ano de 1692, executada em uma fogueira pública em São Paulo.


2. Isabel Pedrosa de Alvarenga

Isabel Pedrosa de Alvarenga também foi acusada de bruxaria. Um dos “familiares do Santo Ofício” fez uma denúncia contra a mulher, alegando que ela tinha um saco contendo umbigos de crianças, panos com sangue, bicos de pássaros e tufos de cabelo. Tudo isso seria para fazer rituais de magia.

Em 1750, ela foi condenada por esse crime. Acredita-se que, na verdade, Isabela tenha sido uma mulher muito pobre que vivia nas ruas pedindo comida e esmolas.


3. Ursulina de Jesus

Acusada de bruxaria por seu marido Sebastiano de Jesus, um homem com certa relevância em São Paulo, Ursulina foi julgada e condenada por heresia e bruxaria no ano de 1754. Neste ano, ela ainda foi assassinada em uma fogueira pública.

Sebastiano havia acusado a mulher de tê-lo deixado estéril com o uso de magia negra. O problema foi que a amante do homem na época, Cesária, ainda confirmou a acusação, testemunhando junto com ele no tribunal contra Ursulina.


4. Maria da Conceição

Maria da Conceição tinha incríveis conhecimentos sobre ervas medicinais. A mulher usava as técnicas naturais que dominava para ajudar pessoas doentes na região. O ano era 1798 e, como quase todas as mulheres ligadas a esse tipo de sabedoria, Maria terminou na fogueira.

[Colocar ALT]
Fabiana Maria de Jesus Crédito: Wikimedia Commons

Também em São Paulo, um padre chamado Luís acusou-a de heresia e bruxaria, provavelmente pelo seu envolvimento com os doentes, o qual o religioso era radicalmente contra. Ela foi morta em uma execução pública no centro de São Paulo, próximo ao Convento de São Bento.


5. Fabiana Maria de Jesus 

Diferentemente das outras mulheres dessa lista, esse caso aconteceu recentemente, já no século 21 — ou melhor, em 2014. Algumas fake news estavam circulando no bairro em que Fabiana morava, no Guarujá, litoral de São Paulo, alegando que ela fazia rituais de magia negra envolvendo crianças.

O boato de que ela sequestrava meninos e meninas para realizar a bruxaria fez com que ela fosse morta em um linchamento público. Cerca de 100 pessoas participaram do ato criminoso.


Fonte: BOL.


+ Saiba mais sobre bruxaria através das obras abaixo disponíveis na Amazon:

História da Bruxaria: Feiticeiras, hereges e pagãs, de Jeffrey B. Russellhttps://amzn.to/31Pj73W

As bruxas: Intriga, traição e histeria em Salem, de Stacy Schiffhttps://amzn.to/2MHwS00

Mulheres E Caça Às Bruxas, de Silvia Fredericihttps://amzn.to/32M8gJk

Caliba e a Bruxa, de Silva Federicihttps://amzn.to/2N35kB6

Bíblia das Bruxas, de Janet Stewarthttps://amzn.to/33WEhyk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W