Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

5 pessoas insanas que, perigosamente, se aventuraram na Cataratas do Niágara

Usando principalmente barris, os aventureiros desceram pelas agitadas águas e se tornaram famosos por isso

Isabela Barreiros Publicado em 19/02/2020, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Annie Edson Taylor, a primeira pessoa a descer as Cataratas do Niágara - Wikimedia Commons
Annie Edson Taylor, a primeira pessoa a descer as Cataratas do Niágara - Wikimedia Commons

1. Annie Edson Taylor

Crédito: WIkimedia Commons

A primeira pessoa de carne e osso a se aventurar catarata abaixo dentro de um barril foi a americana Annie Edson Taylor, em 24 de outubro de 1901, durante o seu aniversário de 63 anos. Professora aposentada, teve a ideia para ficar famosa e ganhar dinheiro. Ela recebeu a alcunha de Heroína das Cataratas do Niágara.

Inicialmente, ela utilizou um barril impermeável e acolchoado por dentro, enviou um gato para testá-lo, e o bicho e o transporte sobreviveram. Annie entrou no barril e a parte de cima foi tapada. O ar comprimido foi bombeado pela rolha, com uma bomba de bicicleta. Selado hermeticamente, o barril foi solto e, 20 minutos depois, ela foi resgatada no rio Niágara, apenas com um corte na cabeça — mas quase morrendo de asfixia.


2. Bobby Leach

Crédito: Wikimedia Commons

Foi a segunda pessoa a percorrer as Cataratas do Niágara em um barril, realizando o feito em 25 de julho de 1911. Entre o salto e o resgate, Bobby teve que esperar intermináveis 22 minutos. Apesar do sucesso, ele fraturou os dois joelhos, a mandíbula e também teve algumas escoriações, passando seis meses no hospital.

Após o período de recuperação, Bobby passou a se vangloriar pelo êxito e até usou a façanha para ganhar dinheiro. Durante quase uma década, ele fez turnês pelos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, contando como conseguiu descer as cataratas do Niágara. Sempre mostrando a todos fotos ao lado do barril amassado.


3. Charles Stevens

Crédito: Domínio Público

Do dublê americano Charles Stephens, que enfrentou as cataratas em 1920, só foi encontrado o braço direito. Se a intenção dele era fama, conseguiu: o episódio lhe rendeu alguns minutos no documentário As Mais Estranhas Formas de Morrer, do Discovery Channel.

Ele lançou seu bote utilizando uma bigorna como base. O peso da ferramenta, porém, fez com que seu transporte fosse arrastado para baixo e o fundo dele também foi quebrado. O restante de Stephens — apenas seu braço — foi enterrado no cemitério Drummond Hills, próximo às Cataratas do Niágara.


4. Jean Lussier

Crédito: Domínio Público

Diferentemente dos anteriores, Jean Lussier tentou realizar o feito utilizando uma espécie de bola de borracha inflada de mais de um metro de comprimento. Ela também possuía tubos de oxigênio que poderiam lhe fornecer ar caso afundasse na água.

O homem foi inovador e, em 4 de julho de 1928, quase andou sobre as Cataratas do Niágara. Ele sobreviveu à façanha terminando-a com apenas ferimentos leves. Anos depois, Lussier, em entrevista ao jornal The Buffalo News, disse que a sensação foi "exatamente como fazer uma descida acentuada em um avião".


5. William Fitzgerald

Crédito: Domínio Público

William Fitzgerald foi o primeiro afro-americano a descer as Cataratas do Niágara. Ele utilizou uma bola de metal, que ele próprio ajudou a construir, denominada de Plunge-O-Sphere. Sua inspiração para realizar tal façanha foi seu antecessor Jean Lussier.

No dia 15 de julho de 1961, o homem conseguiu finalizar o trajeto. No entanto, naquela época, já era proibido se aventurar pelas perigosas águas, sendo possível fazê-lo apenas com autorização do governo. Como fez sem a permissão, foi multado logo após concluir o feito.


+ Saiba mais sobre o tema por meio das obras a seguir: 

Until Niagara Falls, Jennifer Maruno (2020) - https://amzn.to/2EO94Tk

Wicked Niagara: The Sinister Side of the Niagara Frontier (English Edition), Lorna MacDonald Czarnota (2011) - https://amzn.to/2Znc3Mk

Where Is Niagara Falls?, Megan Stine (2011) - https://amzn.to/2ZjRRuJ

Niagara Falls in World War II, Michelle Ann Kratts (2016) - https://amzn.to/2QfPVPN

Frommer's EasyGuide to Toronto, Niagara and the Wine Country, Caroline Aksich (2019) - https://amzn.to/35WnsF9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.