Matérias » Guerras

5 vezes em que a Terceira Guerra Mundial beirou a realidade

Pós Segunda Guerra, o mundo vivia a quase certeza de que um terceiro conflito entre nações era inevitável

Fabio Previdelli Publicado em 12/11/2019, às 08h00

Explosão termonuclear de 150 megatoneladas, Bikini Atoll, 1 de março de 1954
Explosão termonuclear de 150 megatoneladas, Bikini Atoll, 1 de março de 1954 - Getty Images

Pós Segunda Guerra Mundial o mundo vivia uma quase certeza que um terceiro conflito entre nações era quase que inevitável. Isso porque a União Soviética surgiu como uma grande potência que rivalizou por anos com os Estados Unidos.

Essa rixa aterrorizou o mundo, que se sentiram ameaçados com o surgimento da bomba atômica. Apesar desse conflito anunciado nunca acontecer, ele passou perto de se concretizar em muitas ocasiões.

Confira 5 vezes em que a 3ª Guerra Mundial quase devastou o mundo.

1. A Operação Impensável de Winston Churchill

Em 1945, Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, estava preocupado com a estadia de combatentes na Europa mesmo após o fim da Segunda Guerra. Assim, o governo criou a chamada Operação Impensável, que visava atacar a União Soviética em 1º de julho daquele ano — pouco tempo depois da rendição dos nazistas.

Winston Churchill dá seu famoso sinal em V ao abrir a nova sede do esquadrão 615 / Crédito: Getty Images

 

Entretanto, o plano se tornou inviável já que as tropas sovietes tinham o dobre de tamanho em relação às dos Aliados. Para completar, os americanos ainda estavam em conflito com os japoneses. Por fim, a Operação Impensável se tornou impraticável.

2. Quando os EUA quase soltaram bombas nucleares na China

No início da década de 1950, Estados Unidos e a China se envolviam na Guerra da Coreia. Na ocasião, os norte-americanos tinham o presidente Harry Truman no poder. O mandatário era constantemente pressionado pelo general Douglas MacArthur para usar a bomba atômica contra os asiáticos.

A ideia chegou a ser especulada por algum tempo, mas Truman acabou descobrindo que MacArthur havia passado por cima de sua soberania e conseguiu, de maneira não oficial, um aval para lançar 50 bombas em solo chinês. Sem autorização presidencial, é claro.

3. A falha na conexão em Berlim

O ano de 1961 foi marcado pelo início da construção do Muro de Berlim e pelo quase ataque nuclear feito pelos Estados Unidos. Tudo começou quando a única linha telefônica que se conectava com a sede do Comando de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos, a Norad, ficou muda.

Pela falta de comunicação, os americanos armaram seus mísseis nucleares à espera da ordem de ataque. Porém, a linha de comunicação foi concertada rapidamente e o ataque contra os soviéticos foram suspensos.

4. Os EUA quase se aliaram com Mao Tsé-Tung contra a URSS

Em 1969 um grupo de 60 mil soldados chineses atravessaram a fronteira com a União Soviética para escaparem da extrema condição de fome que viviam. Entretanto, o líder Mao Tsé-Tung não gostou muito da ideia e acusou o então secretário-geral do comitê central da antiga União Soviética, Leonid Brejnev, de incentivar essa subversão.

Nikita Khrouchtchev no aeroporto de Pequim, na companhia de Mao Tsé-Tung e Liu Shao-Tsi / Crédito: Getty Images

 

Caso um conflito se iniciasse, os americanos avisaram que se aliariam aos chineses e declarariam guerra contra a URSS. Porém, Mao fez alguns acordos com os socialistas, assim como alguns trechos das fronteiras foram redefinidos. Mas isso não impediu que algumas dezenas de soldados morressem.

5. Uma falha nos computadores faz os soviéticos pensarem que estão sendo atacados

Uma falha no sistema de detecção de misseis quase levaram os soviéticos a atacarem os americanos em 1983. Assim que detectaram um míssil vindo dos americanos, os soviéticos logo redirecionaram os mísseis nucleares na Polônia para a Europa Ocidental.

Por sorte, Stanislav Petrov, um oficial da força aérea, desconfiou que o alerta pudesse ser um defeito nos computadores e decidiu não alertar os oficiais em Moscou. Ele conseguiu identificar a falha a tempo e preveniu o que poderia ser um embate catastrófico.


Confira mais sobre a Guerra Fria e os confrontos que quase levaram a uma Terceira Guerra Mundial:

1. O Ano Da Terceira Guerra Mundial - https://amzn.to/32EIoOv

2. Yalu: À beira da Terceira Guerra Mundial: À beira da Terceira Guerra Mundial - https://amzn.to/2O4A3ON

3. A Guerra Fria - https://amzn.to/32Kn0qZ

4. Da Guerra Fria à nova ordem mundial - https://amzn.to/2COTsON

5. Os últimos soldados da guerra fria - https://amzn.to/2Kco9kQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.