Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

74 cachorros-quentes em 10 minutos: os bizarros recordes de Joey Chestnut

Campeão por 12 vezes do cinturão de mostarda, Chestnut atualmente lidera o ranking da Federação Internacional de Alimentação e possui diversos títulos inusitados na carreira

Fabio Previdelli Publicado em 30/06/2020, às 18h00 - Atualizado às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joey Chestnut erguendo o troféu no Campeonato Mundial de Alimentação, em 2012 - Wikimedia Commons
Joey Chestnut erguendo o troféu no Campeonato Mundial de Alimentação, em 2012 - Wikimedia Commons

Ao longo dos anos, vários atletas gravaram seus nomes na história de diversos esportes ao ponto de se tornar praticamente impossível falar sobre o assunto sem citá-los. Pelé, Michael Jordan, Marta, Ayrton Senna, Serena Wiliams, Carl Lewis, Muhammed Ali, enfim, a lista é imensa e geraria horas e horas até incluir todos eles.

Porém, apesar das grandes personalidades já citadas, nenhuma delas possuem recordes tão peculiares e bizarros quanto Joey Chestnut, que atualmente lidera o ranking da Federação Internacional de Alimentação, a Major League Eating.

A trajetória predatória de Joey Chestnut

A carreira de Joey começou quando ele ainda era um estudante da Universidade Estadual de San Jose, em 2005, e resolveu participar de um concurso para descobrir que comia mais aspargos fritos. Na ocasião, acabou saindo como vencedor ao devorar 6,3 quilos do alimento em 11 minutos e 50 segundos

Joey Chestnut no concurso de comer cachorro-quente de Nathan em 2009 / Crédito: Wikimedia Commons

Semanas depois, competiu no famoso concurso internacional de comer cachorro-quente do Nathan's. Mas, apesar dos 32 hot dogs ingeridos, acabou ficando em terceiro lugar na competição que foi vencida por Takeru Kobayashi.

Mas Joey não parou por aí. Em 22 de outubro daquele ano, ele conseguiu estabelecer um novo recorde mundial ao consumir 32,5 sanduíches de queijo grelhado em 10 minutos na Feira do Estado do Arizona, que fazia parte do circuito World Grilled Cheese Eating Championship.

No ano seguinte, Chestnut se classificou para o Concurso do Nathan's ao devorar 50 cachorros-quentes com pãezinhos. Naquele 4 de julho, muitos acreditavam que enfim algum competidor seria capaz de derrotar o insuperável Kobayashi. Joey até que conseguiu isso durante alguns minutos, mas a contagem final colocou seu rival à frente pela mínima diferença de 53 contra 52 hot dogs — o que era um novo recorde mundial.

Ainda em 2006, em mais uma competição disputada pelos dois, Takeru Kobayashi sairia vencedor para cima de Chestnut, mas seu reinado estava prestes a acabar.

Enfim a glória

Se Kobayashi havia sido uma pedra em seu caminho nos últimos anos, 2007 havia chegado para mudar completamente esse panorama. Sua jornada vitoriosa começou na Wing Bowl XV, um evento anual da Filadélfia onde Joey conseguiu comer 182 asas de frango em meia hora de competição — tornando-se campeão e recordista da prova.

Mas seu título maior ainda estava por vir. Assim, o celebrado 4 de julho marcaria o reencontro de Chestnut e Kobayashi, que mais uma vez duelaram para descobrir quem seria o maior comedor de cachorros-quentes no Concurso do Nathan's.

A disputa por um terminou em uma diferença de três lanches (66 a 63) em favor de Joey. Aquela não só marcaria a primeira derrota em seis anos do rival na prova, como o início de uma nova hegemonia.

Joey Chestnut durante competição / Crédito: Divulgação/ YouTube/ ESPN

No ano seguinte, mais uma vitória contra Kobayashi. Mas, desta vez, os competidores terminaram os 10 minutos de prova empatados e uma morte-súbita de cinco cachorros-quentes serviu como critério de desempate. Ao fim da prova, Chestnut comeu 59 lanches, o que foi considerado um novo recorde em vista que a prova foi encurtada de 12 para 10 minutos.

Com 102 quilos na época, o terror das provas de alimentação ganhou mais um título ao consumir 45 fatias de pizza no "Famous Famiglia World Pizza Eating Championship", que foi realizado na Times Square de Nova York, em outubro.

Já em 2009, ganhou outra prova ao comer 10 quilos de macarrão com queijo em sete minutos durante o intervalo de um jogo de lacrosse do San Jose Stealth. Já o 4 de julho daquele ano ficou marcado por seu tricampeonato no Concurso do Nathan's, quando ele devorou 68 hot dogs em 10 minutos — mais uma marca para seu currículo.

Entre 2010 e 2014, Chestnut não encontrou rivais a altura e faturou os cinco títulos consecutivos do concurso ao consumir, respectivamente, 54, 62, 68, 69, e 61 hot dogs. Mas sua sequencia de oito títulos seguidos foi quebrado em 2015, quando perdeu por 62 a 60 para Matt Stonie.

A recuperação de um campeão e novos recordes

Mas a retomada do “cinturão de mostarda”, título dado ao vencedor da competição, aconteceu na oportunidade seguinte, quando Joey devorou 70 cachorros-quentes em 10 minutos. O recorde foi quebrado por ele próprio na disputa do ano seguinte, quando comeu 72 lanches. No dia em que ganhou seu 10º título, declarou que teve sua performance atrapalhada pelo clima quente e úmido, que o fez parar de respirar um pouco durante a disputa.

Em 2018, nenhuma surpresa, mais uma vez foi o campeão do torneio. Desta vez com mais um recorde, ao comer 74 hot dogs. A marca foi um pouco superior ao ano seguinte, 71, mas ainda assim ninguém foi apto a tirar seu 12º título da carreira.

Joey Chestnut comemorando mais um título / Crédito: Divulgação/ YouTube/ ESPN

Esse ano, entretanto, parece que um adversário será capaz de frear a insólita sequência de vitórias de Joey Chestnut. Tudo porque, ao que tudo indica, devido a pandemia do novo coronavírus, a competição não deverá ser realizada no próximo dia 4 de julho. Mas, apesar disso, a fome de Chestnut por títulos parece longe de ser saciada.


+ Conheça mais recordes bizarros por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Os Melhores Recordes Mundiais De Esportes Bizarros (2020) - https://amzn.to/2Zt0t2m

Guinness World Records 2020 - https://amzn.to/2ZDj0td

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W