Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerras

6 batalhas que mudaram os rumos da Segunda Guerra

Conheça os conflitos memoráveis que garantiram a vitória dos aliados e a derrota do eixo

Tiago Cordeiro Publicado em 02/09/2020, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da Batalha de Kursk - Wikimedia Commons
Registro da Batalha de Kursk - Wikimedia Commons

A Segunda Guerra Mundial, que teve a duração de 1939 a 1945, foi marcada por algumas das batalhas mais importantes de todos os tempos. Esses momentos marcantes garantiram a vitória dos países Aliados e a derrota do Eixo formado por Alemanha, Itália e Japão.

Facilidade

Foi a vitória rápida e inquestionável na Batalha da França, em 1940, que aumentou o poderio alemão e estendeu o conflito por toda a Europa Ocidental. Em seis semanas, as forças de Hitler tomaram a Bélgica, a Holanda e a França e chegaram às portas da Inglaterra.

Hitler /Crédito: Divulgação

Estimulados pela facilidade com que derrotaram os franceses, os germânicos estavam ansiosos para deixar os ingleses de joelhos. A invasão da ilha deixaria o Führer sem nenhum adversário ameaçador no flanco ocidental.

Mas os aviões de Berlim pararam diante dos britânicos. Entre julho de 1940 e maio de 1941, dezenas de cidades da ilha foram bombardeadas e, ainda assim, ao final da batalha, a Força Aérea alemã estava tão enfraquecida que não voltaria a se recuperar até o fim da guerra. Só restou a Hitler voltar-se para o lado Oriental e romper o acordo de não-agressão firmado com Stalin em 1939.

O ataque

Em junho de 1941, apenas um mês depois de desistir da Inglaterra, a Alemanha atacou a União Soviética. Um dos conflitos mais duros, iniciado no mês seguinte, foi a Batalha de Kiev. Foi uma tragédia para o Exército Vermelho. Teria ecos no espantoso desempenho russo na Batalha de Stalingrado – outro conflito central para os rumos da Segunda Guerra.

Registro da batalha de Stalingrado // Crédito: Wikimedia Commons

Os alemães continuaram pagando o preço alto de meter-se com a União Soviética. Em julho de 1943, cinco meses depois da derrota em Stalingrado, a Alemanha perdeu a luta pela região de Kursk, no território que fica entre a Ucrânia e a Rússia. A Batalha de Kursk é o maior combate entre blindados de toda a história.

Durante 16 dias, aproximadamente 2 mil tanques se digladiaram nos planaltos da região. Os soviéticos não só conseguiram se defender como ainda se mobilizaram em duas operações de contra-ataque que arrastaram as forças de Hitler para as fronteiras de seu território. Os alemães, que começaram a atacar a URSS em um momento de euforia, acumularam derrotas que comprometeriam seu desempenho no conflito.

Flanco do Pacífico

A entrada dos Estados Unidos na guerra começou com um ataque no Pacífico, em 1941, e foi naquela região que os americanos concentraram grande parte de suas ações militares. Entre 23 e 26 de outubro de 1944, no Golfo de Leyte, nas Filipinas, eles e os japoneses protagonizaram a maior batalha naval da história. A iniciativa desse conflito foi oriental.

A Marinha Imperial japonesa tentou destruir ou repelir as forças aliadas na região, mas acabou sofrendo uma derrota séria depois de quatro lutas consecutivas. Foi em Leyte também que o mundo viu pela primeira vez os kamikazes em ação. O primeiro caso registrado aconteceu quando um caça japonês atacou um navio australiano em 21 de outubro.

As lutas de Iwo Jima e Guadalcanal são muito conhecidas, mas as duas, somadas, provocaram metade das mortes de uma batalha que aconteceu em abril de 1945 na ilha de Okinawa, no sul do Japão. Americanos e nipônicos não sabiam, mas esse conflito sangrento seria a última grande luta no front do Pacífico. Em uma guerra marcada pelos recordes, essa foi a maior batalha anfíbia da história.

Os americanos venceram, mas saíram do conflito com muitos feridos, enquanto os japoneses contabilizaram cerca de 76 mil militares mortos – muitos dos quais cometeram suicídio quando se deram conta de que a derrota era iminente. Entre a população civil, foram mais de 100 mil vítimas fatais. Em 14 de agosto de 1945, a rendição de Tóquio marcaria o fim da guerra.


++Saiba mais sobre a Segunda Guerra Multial através de obras disponíveis na Amazon Brasil

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W