Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

81 anos depois: veja o que aconteceu com o elenco de E O Vento Levou

Um dos maiores clássicos da história do cinema contou com grandes nomes de Hollywood no elenco

Caio Tortamano Publicado em 17/08/2020, às 16h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O casal principal do filme, Clark Gable e Vivien Leigh - Divulgação- Warner Home Video
O casal principal do filme, Clark Gable e Vivien Leigh - Divulgação- Warner Home Video

...E o Vento Levou é uma produção que entrou para a história como a mais lucrativa de seu tempo, sendo a maior bilheteria do mundo na época do lançamento, em 1939. O elenco é parte principal desse sucesso, recebendo prêmios em diversas categorias do Oscar.

Saiba mais sobre o que aconteceu com os atores do filme.

1. Vivien Leigh (Scarlett O’Hara)

A seleção que envolveu a escolha da mulher que viveria a personagem principal resultou entrevistas com inúmeras artistas diferentes que, no final, ficaram atrás de Vivien. A atuação da mulher foi tão estupenda que rendeu o Oscar de melhor atriz daquele ano, mas nem tudo foi fácil, uma vez que teve diversos problemas com o diretor Victor Fleming e com Leslie Howard, com quem contracenou diversas cenas extremamente emocionais.

Vivien Leigh em ...E O Vento Levou / Crédito: Wikimedia Commons

Depois do filme, Leigh declarou que não queria ser uma “atriz de apenas um papel” e cumpriu com o sua promessa, estrelando filmes como Uma Rua Chamada Desejo, ao lado de Marlon Brando. No entanto, a atriz assistiu a sua vida ser abalada pela forte tuberculose que a tinha debilitado, mas isso não impediu que Vivien fizesse filmes e peças mesmo acometida. Acabou morrendo em 7 de julho de 1967, aos 53 anos de idade.

2. Clark Gable (Rhett Butler)

O par romântico da protagonista Scarlett era Rhett Butler. No começo, os produtores já enxergavam fortemente o ator Clark Gable no papel. Inicialmente, Clark não estava muito animado para fazer o papel e isso durou até pouco antes de começarem as filmagens do longa. Apesar disso, se deu muito bem com o elenco e faturou o Oscar de melhor ator naquela edição da premiação.

Clark Gable em ...E O Vento Levou / Crédito: Divulgação - Warner Home Video

A carreira de Gable ficou marcada (além de vários sucessos) por um pequeno hiato na década de quarenta uma vez que se juntou à Força Aérea Americana para lutar na Segunda Guerra Mundial. A parte engraçada da história é que o ator era o predileto de Adolf Hitler, que tinha interesse que o americano fosse entregue sem ferimentos. Felizmente, não se feriu e saiu ileso do conflito, tendo trabalhado em diversos filmes até o fim da vida, quando sofreu um ataque cardíaco aos 59 anos, em 1960.

3. Leslie Howard (Ashley Wilkes)

Leslie se incomodava um pouco com o ambiente de Hollywood. Sua última aposta no cenário cinematográfico foi justamente com ...E o Vento Levou, o que acabou sendo ótimo para ele. O ator interpretou Ashley, o primeiro interesse romântico da protagonista Scarlett, mas que já tinha se comprometido com uma amiga da mulher.

Leslie Howard (dir.) ao lado de Vivie / Crédito: Divulgação

Depois do final das gravações, Howard voltou para o Reino Unido — sua terra natal — e combateu os nazistas de maneira artística, protagonizando e produzindo filmes com a temática da Segunda Guerra que atingia o seu continente. Leslie era um grande defensor da política britânica, e realizava expedições a países vizinhos para conquistar apoiadores para a Aliança. Em uma de suas viagens, porém, seu avião foi derrubado pelas forças alemãs, e morreu no ataque, em 1943, aos 50 anos.

4. Olivia de Havilland (Melanie Hamilton)

Olivia fazia sucesso antes mesmo da grande produção, tanto que era a preferida para fazer o papel de Melanie no longa, vontade essa que a própria de Havilland compartilhava, uma vez que havia gostado mais dela do que de Scarlett quando leu o livro que inspirou o filme. A atuação da atriz foi extremamente elogiada e ela também foi indicada para o Oscar de melhor atriz coadjuvante — mas não acabou ganhando.

Olivia na década de 30 e em 2001 / Crédito: Wikimedia Commons

Depois do icônico filme de 1939, a atriz ainda foi contemplada com dois prêmios da Academia, um pelo filme Só Resta Uma Lágrima (1946) e Tarde Demais (1949) ambos como Melhor Atriz Coadjuvante.

A artista trabalhou algumas vezes interpretando a rainha Elizabeth II, em filmes para a televisão e também para o cinema, tendo se aposentado das atuações em 1988, aproveitando de uma rica e ativa aposentadoria. Faleceu em julho de 2020, aos 104 anos, tendo recebido diversas honrarias por seus trabalhos enquanto ainda estava viva.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W