Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

92 anos do Mickey Mouse: 5 curiosidades sobre o rato mais famoso da História

Personagem criado por Walt Disney ganhou vida na animação Steamboat Willie, em 18 de novembro de 1928. Desde então, o camundongo se tornou um dos personagens mais populares de todos os tempos

Fabio Previdelli Publicado em 18/11/2020, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mickey Mouse - Getty Images
Mickey Mouse - Getty Images

Em 18 de novembro de 1928, o ratinho Mickey Mouse ganhava vida na animação Steamboat Willie. A produção no Brasil ganhou três traduções diferentes: “Willie do Barco a vapor”, “O Vapor Willie”, e “Guilherme, o timoneiro”. Desde então, a data ficou conhecida como o aniversário de um dos personagens mais emblemáticos e conhecidos da história.  

Criado por Walt Disney, o camundongo nem sempre teve sua personalidade acolhedora e amigável que estamos acostumados. No início de sua carreira, o ratinho era bem mais rabugento, além de possuir vícios não muito familiares, como fumar e beber. Porém, essa fase mais rebelde durou só dois anos, já que Disney decidiu remodelar seu comportamento para torná-lo mais sociável a um público maior. 

Conheça 5 curiosidades sobre o ratinho mais famoso da história.

1. Coelho ou rato? Mortimer? 

Apesar de Mickey ser o personagem mais conhecido de Walt Disney, ele não foi sua primeira opção. Isso porque, o animador se inspirou em um coelho para sua primeira produção: “Oswald, o Coelho Sortudo” era o nome do protagonista criado em parceria com a empresa Ub Iwerks. 

Mickey em Steamboat Willie / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Studios

O bichinho até chegou ser bastante popular nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1940, mas nada que se comparasse a estrela de Mickey. Outro fato sobre o personagem é que, em um primeiro momento, Walt pensou em chamá-lo de Mortimer. Porém, por sorte — e graças aos conselhos de sua esposa, Lilian —, o ratinho passou a ter o nome que todos conhecem. 


2. Mickey e Minnie  

Apesar de muitos ainda terem dúvidas, Disney confirmou que os dois camundonguinhos realmente formam um casal. Em uma entrevista em 1933, repercutida pelo The Mirror, ele disse: "Em sua vida privada, Mickey é casado com Minnie ... O que realmente significa é que Minnie é, para fins de tela, sua protagonista”. 

Minnie e Mickey / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Parks

E por falar em união, a relação dos dois já dura longas décadas. Afinal, a primeira aparição deles juntinhos foi no filme Plane Crazy (O Maluco do Avião, em tradução livre), que foi lançado em maio de 1928. Apesar da importância que o longa teria, ele não chamou muito a atenção dos distribuidores, se tornando um fracasso nas bilheterias.


3. Vai um dogão aí?  

Apesar da estreia de Mickey acontecer em 1928, a primeira vez que ouvimos o ratinho falar foi em 1929. Na ocasião, o personagem participou do curta-metragem The Karnival Kid. Nas telonas, suas primeiras palavras não foram nenhuma frase de efeito ou um discurso inesquecível, muito pelo contrário, ele só disse: “Hot dog, hot dog”. 

Mickey em The Karnival Kid / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Studios

Além das falas, um fato curioso da produção é que Mouse foi dublado por seu criador. Isso mesmo, durante muitos anos Walt Disney não só foi o responsável por dublar o Mickey como a Minnie também. Sua função como a voz do ratinho durou até 1946, quando ele passou a ficar tão atarefado com suas rotinas de gravações que teve que deixar o posto. Outro fato que influenciou na decisão era que Walt fumava, o que alterou a sua voz. 


4. Topolino internacional e reconhecido 

Apesar de aqui no Brasil conhecermos o personagem com seu nome original, o mesmo não acontece em outras partes do mundo, segundo o próprio site da Disney. Na Suécia, por exemplo, ele é Musse Pig; já na China o personagem atende por Mi Lao Shu. Topolino é seu nome na Itália. Mas nada supera o Rato Miguelito da Colômbia. 

Nome de Mickey na Calçada da Fama / Crédito: Creative Commons

Como se já não bastasse a fama, Mickey Mouse ficou eternizado ao ganhar, em 1978, sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Ele se tornou o primeiro personagem animado a receber tal homenagem. Mas Minnie não ficou para trás, garantindo seu espaço lá em janeiro de 2018. 


5. Aparições famosas e a política americana 

Além da Calçada da Fama, o personagem também tem seu reconhecimento na Academia. Mickey fez duas aparições especiais no Oscar ao longo dos anos: uma em 1988 e outra em 2003. Em ambas, o camundongo foi convidado para apresentar o prêmio de Melhor Curta de Animação. 

Fora todo seu estrelato nas telas, o personagem se tornou muito importante na política americana por dois motivos: o primeiro deles é que seu nome sempre é usado como voto de protesto.

Walt Disney e Mickey / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Studios

Em vez das pessoas não escolherem nenhuma das opções, elas optam por escrever o nome de Mickey nas cédulas. Um supervisor eleitoral na Geórgia disse ao The Mirror: "Se Mickey Mouse não conseguir votos em nossa eleição, é uma eleição ruim." 

O segundo ponto é que Mickey Mouse já posou com todos os presidentes do Estados Unidos. Quer dizer, quase todos, a única exceção foi Lyndon Johnson.


+Saiba mais sobre o Walt Disney por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Walt Disney: O triunfo da imaginação americana - 3ª Edição, de Neal Gabler (2020) - https://amzn.to/3eXJsEn

A magia do império Disney, de Ginha Nader (2019) - https://amzn.to/3eVVz53

Segredos de Walt Disney, de Jim Korkis (2015) - https://amzn.to/3aIzkMo

Você Conhece Walt Disney?, de Whitney Stewart e Nancy Harrison (2015) - https://amzn.to/2W6k5I7

Nos bastidores da Disney, de Tom Connellan (2010) - https://amzn.to/3eXKCzJ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W