Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Qual a cidade brasileira na lista das mais feias do mundo?

Mais lidas do ano: Município brasileiro aparece em quinto lugar da lista. Descubra qual é!

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/02/2022, às 09h00 - Atualizado em 23/12/2022, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cidade de São Paulo vista de cima - Fernando Stankuns via Wikimedia Commons
A cidade de São Paulo vista de cima - Fernando Stankuns via Wikimedia Commons

Um site internacional, que é especializado em turismo, decidiu fazer uma lista um tanto quanto peculiar com as 20 cidades que considerou ser as mais feias do mundo.

Estão no ranking municípios de médio a grande porte de diferentes regiões do globo; da Àsia até a América do Sul. Curiosamente, há uma grande metrópole brasileira entre elas: São Paulo.

Ao que parece, os redatores do 4 Travel Advice Lovers, portal que realizou a classificação, não consideram o lugar muito agradável. Eles ressaltaram problemas como pobreza, violência, poluição e o famoso trânsito da capital, para justificar a escolha do quinto lugar.

Sim, é isso mesmo. São Paulo ficou na quinta posição na lista das cidades mais feias, estando atrás somente de Calcutá (Índia), Jacarta (Indonésia), Kangbashi (China) e Tijuana (México).

MASP, um dos maiores cartões postais de São Paulo / Crédito: Mike Peel

A capital paulista superou regiões dos Estados Unidos como Detroit e Houston, da Venezuela (Caracas) e ainda a Cidade da Guatemala no ranking.

Um mar de concreto

De acordo com o site, a cidade de São Paulo é superlotada e sofre com engarrafamentos todos os dias. Além disso, a paisagem repleta de arranha-céus é confusa e contrasta com as periferias, nas quais se desenvolveram inúmeras favelas.

Uma verdadeira confusão de arranha-céus se apresenta em São Paulo. Fora isso, a cidade é super lotada e todos os dias aparecem engarrafamentos. Como se isso não bastasse, São Paulo também é frequente nas enchentes de anúncios e apagões e nos subúrbios há muitas favelas", descreve a lista do veículo.

No entanto, não é a primeira vez que São Paulo foi citada numa lista do tipo. No ano de 2017, o site UCityGuides a classificou como a nona mais feia.

Ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira / Crédito: Wikimedia Commons / Rodrigo Canisella Fávero

"A natureza parece ter concentrado todos os seus esforços no Rio e esquecido completamente da outra grande metrópole brasileira. São Paulo pode ser uma das cidades mais empolgantes quando se trata de comida e compras, mas não há dúvidas de que é uma grande selva de pedras feia", considerou a fonte.

A cidade mais feia do mundo

A cidade vencedora da lista do 4 Travel Advice Lovers, Tijuana, foi descrita como um lugar extremamente feio urbanisticamente e ainda tomado pelo tráfico de drogas. Na fronteira com os Estados Unidos, a cidade mexicana não é muito atrativa, sendo conhecida por seus altos índices de violência.

De acordo com a revista Exame, no ano de 2018, a cidade foi considerada a mais violenta do mundo, ficando na frente de Acapulco, também localizada no México, e da capital venezuelana, Caracas. O levantamento foi realizado pela organização Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México.