Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

A estrutura de madeira de 7 mil anos que pode ser a mais antiga do mundo

No ano de 2018, pesquisadores foram surpreendidos ao encontrarem o item durante uma obra, na República Tcheca

Penélope Coelho Publicado em 25/02/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antigo poço de madeira encontrado na República Tcheca - Divulgação/Archaeological Centre Olomouc
Antigo poço de madeira encontrado na República Tcheca - Divulgação/Archaeological Centre Olomouc

A cidade de Ostrov, na República Tcheca, é conhecida pelas diversas descobertas arqueológicas feitas no local. No ano de 2018, trabalhadores estavam empenhados em uma obra, que daria andamento a construção de uma rodovia na região, quando foram surpreendidos com um achado.

Durante as escavações, os operários se depararam com um estranho objeto de madeira — que inicialmente parecia ser somente uma caixa velha. Contudo, após uma intensa investigação, em fevereiro de 2020, pesquisadores descobriram a relevância da estrutura de madeira.

Cidade de Ostrov, na República Tcheca / Crédito: Wikimedia Commons

Poço revelador

Segundo divulgado pelo Journal of Archeological Science, após inúmeras pesquisas, os arqueólogos do Centro Arqueológico de Olomouc concluíram a datação do objeto: aproximadamente 7,5 mil anos. Ou seja, as árvores que deram origem à estrutura foram derrubadas em 5.225 a.C., período que marca o início do Neolítico.

Nenhuma estrutura tão antiga feita desse material havia sido descoberta, até então. Por isso, os pesquisadores consideraram o item encontrado em Ostrov, a estrutura de madeira mais velha do mundo.

Durante as investigações, os pesquisadores descobriram que aquela ‘caixa de madeira’ era, na verdade, um poço neolítico. Segundo revelado por especialistas, a cavidade media 80 centímetros de largura por 80 centímetros de comprimento e 140 centímetros de profundidade.

Durante anos, o poço foi encoberto com muita lama, contudo, o solo argiloso atuou como um ótimo conservante para a estrutura, sendo assim, a madeira estava quase intacta, o que facilitou o processo de análises.

Descoberta impressionante

Após as pesquisas, foi possível concluir que a estrutura de madeira possuía um eixo que alcançava águas subterrâneas, ajudando a população a se abastecer com o líquido essencial para a vida.

"Acreditamos que o poço foi usado pelas pessoas durante a chamada revolução neolítica, quando houve uma transição da caça e coleta para a agricultura e assentamentos permanentes. Essas pessoas provavelmente construíram casas simples e animais domésticos", afirmou Jaroslav Peška, em comunicado oficial do Centro Arqueológico de Olomouc, na época da revelação.

Foto da estrutura de madeira vista de cima / Crédito: Divulgação/Jaroslav Peska/Science Direct

Além de ter sido considerada a estrutura de madeira mais antiga do mundo, o item também ajuda a entender melhor as técnicas de construção utilizadas no período. Isso se dá pela maneira como o poço foi construído. Os arqueólogos revelaram que a estrutura foi pensada a partir de quatro pilares de carvalho com tábuas planas entre elas — o que formava paredes.

Durante as pesquisas, os especialistas também encontraram indícios de que para a construção do poço, os homens usaram ferramentas líticas polidas. Também há indicações de que certos pedaços de madeira foram repostos ao longo dos anos, com algumas partes de troncos mais jovens, substituindo o que provavelmente apodreceu.

"Ele tem vestígios de métodos de construção que foram usados nas eras de Bronze e Ferro e até na era romana. É incrível que os primeiros artesãos, que tinham apenas ferramentas feitas de pedra, osso ou chifres, pudessem processar a superfície dos troncos cortados com tanta precisão", afirmou Jaroslav, em comunicado.

No geral, para os pesquisadores do Centro Arqueológico de Olomouc, envolvidos na descoberta, o achado é muito importante para o entendimento sobre a época. E a região de Ostrov, continua no radar dos arqueólogos.

Leia o estudo completo aqui


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W