Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Animais

Relembre a curiosa saga de Magawa, o rato que desativava minas

Ao longo de seus cinco anos de carreira, o rato foi capaz de localizar 71 minas entre outros explosivos no Camboja

Redação Publicado em 09/06/2021, às 14h11 - Atualizado em 11/01/2022, às 17h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rata Magawa com sua medalha - Divulgação/Youtube/PDSA
A rata Magawa com sua medalha - Divulgação/Youtube/PDSA

Magawa desempenhou uma tarefa muito importante ao longo de cinco anos de sua vida, ajudando humanos a detectar minas terrestres no Camboja. Só tem um detalhe: era um pequeno herói de quatro patas.

Infelizmente, o animal faleceu nesta terça-feira, 11, aos oito anos de idade. Conforme repercutido pelo portal de notícias G1, a APOPO, entidade belga, informou que o rato conhecido pela saga heroica faleceu de maneira pacífica. 

É descrito que Magawa brincava e aparentava estar com saúde, contudo, passou a ter fadiga, tirar mais sonecas e 'ficou com menos apetite'.

Aposentadoria 

Ao longo de sua "carreira" o animal foi capaz de identificar 71 minas e dezenas de outros explosivos no país.

De acordo com sua treinadora, Malen, havia chegado a hora do roedor se aposentar, uma vez que os sinais da idade começaram a se manifestar no animal. Conforme declarou a profissional à BBC, Magawa estava"desacelerando" e era necessário "respeitar as necessidades dele".

Magawa desativava minas / Crédito: Divulgação/Youtube/PDSA

Minas no Camboja

Segundo a matéria da BBC, estima-se que haja cerca de seis milhões de minas terrestres no Camboja, um verdadeiro problema que precisa ser solucionado o quanto antes. Isso porque, desde que foram distribuídos os explosivos, milhares de pessoas acabaram morrendo vítimas de explosões.

Foi por esse motivo que a Apopo, ONG que tem sede na Tanzânia, começou a treinar ratos na década de 1990.

Pequenos e espertos, esses animais, que ficaram conhecidos como HeroRATS (Ratos Heróis), mostraram que eram capazes de farejar explosivos com destreza, auxiliando seres humanos.

Magawa realizando seu trabalho / Crédito: Divulgação/Youtube/PDSA

Como agem os ratos treinados

Os roedores são treinados ao longo de um ano para detectar um composto químico presente nos explosivos antes de começarem a "trabalhar" na área. Quando esses animais encontram um material que representa risco, arranham a superfície da terra para avisar a equipe. E eles são realmente muito bons no que fazem.

Segundo a APOPO, Magawa, conseguia vistoriar uma área do tamanho de uma quadra de tênis em muito menos tempo do que um ser humano com um detector de metal poderia fazer. Enquanto terminava seu trabalho em apenas 20 minutos, um membro da equipe o faria em um período de, no mínimo, quatro dias.

O pequeno herói  / Crédito: Divulgação/Youtube/PDSA

"A performance de Magawa é incomparável. Eu tenho muito orgulho de ter trabalhado lado-a-lado com ele", diz Malen. "Ele é pequeno, mas ajudou a salvar várias vidas, permitindo que retornássemos o mais rápido possível terras seguras às pessoas que precisam delas," acresentou.

No mês de setembro de 2020, a organização veterinária britânica PDSA entregou a Magawa uma medalha de ouro por sua "devoção que salva vidas", prêmio destinado aos animais e o qual equivale à maior honra civil britânica para seres humanos por bravura. Magawa tornou-se, assim, o primeiro rato a receber a medalha em toda a história da PDSA, que existe há 77 anos.