Matérias » Animais

Se aposentou: A incrível saga de Magawa, a rata que desativava minas

Ao longo de seus cinco anos de carreira, a roedora foi capaz de localizar 71 minas entre outros explosivos no Camboja

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/06/2021, às 14h11 - Atualizado às 18h50

A rata Magawa com sua medalha
A rata Magawa com sua medalha - Divulgação/Youtube/PDSA

Magawa desempenhou uma tarefa muito importante ao longo de cinco anos de sua vida, ajudando humanos a detectar minas terrestres no Camboja. Só tem um detalhe: ela é uma pequena heroína de quatro patas.

Ao longo de sua "carreira" a rata foi capaz de identificar 71 minas e dezenas de outros explosivos no país.

Agora, de acordo com sua treinadora, Malen, é hora da roedora se aposentar, uma vez que os sinais da idade já começaram a se manifestar no animal. Conforme declarou a profissional à BBC, Magawa já está "desacelerando" e é necessário "respeitar as necessidades dela".

Em declaração à AFP, também o chefe do programa de desminagem do Camboja, realizado pela ONG Apopo, declarou que a rata, de sete anos, está cansada. "O melhor é que ela se aposente", disse Michael Heiman.

Magawa desativava minas / Crédito: Divulgação/Youtube/PDSA

 

Minas no Camboja

Segundo a matéria da BBC, estima-se que haja cerca de seis milhões de minas terrestres no Camboja, um verdadeiro problema que precisa ser solucionado o quanto antes. Isso porque, desde que foram distribuídos os explosivos, milhares de pessoas acabaram morrendo vítimas de explosões.

Foi por esse motivo que a Apopo, ONG que tem sede na Tanzânia, começou a treinar ratos na década de 1990.

Pequenos e espertos, esses animais, que ficaram conhecidos como HeroRATS (Ratos Heróis), mostraram que eram capazes de farejar explosivos com destreza, auxiliando seres humanos.

A rata Magawa realizando seu trabalho / Crédito: Divulgação/Youtube/PDSA

 

Como agem os ratos treinados

Os roedores são treinados ao longo de um ano para detectar um composto químico presente nos explosivos antes de começarem a "trabalhar" na área. Quando esses animais encontram um material que representa risco, arranham a superfície da terra para avisar a equipe. E eles são realmente muito bons no que fazem.

Segundo a APOPO, Magawa, consegue vistoriar uma área do tamanho de uma quadra de tênis em muito menos tempo do que um ser humano com um detector de metal poderia fazer. Enquanto ela termina seu trabalho em apenas 20 minutos, um membro da equipe o faria em um período de, no mínimo, quatro dias.

A aposentadoria de Magawa se dará dentro de algumas semanas. Antes disso, será necessário que ela ocupe o cargo por mais um tempo em razão dos novos roedores selecionados para participar do programa.

Segundo a equipe, ela deverá atuar como mentora dos demais animais, ajudando-os no processo de adaptação às suas funções.

A rata heroína se aposentou neste ano / Crédito: Divulgação/Youtube/PDSA

 

"A performance de Magawa é incomparável. Eu tenho muito orgulho de ter trabalhado lado-a-lado com ela", diz Malen. "Ela é pequena, mas ajudou a salvar várias vidas, permitindo que retornássemos o mais rápido possível terras seguras às pessoas que precisam delas," acresentou.

No mês de setembro de 2020, a organização veterinária britânica PDSA entregou a Magawa uma medalha de ouro por sua "devoção que salva vidas", prêmio destinado aos animais e o qual equivale à maior honra civil britânica para seres humanos por bravura. Magawa tornou-se, assim, a primeira rata a receber a medalha em toda a história da PDSA, que existe há 77 anos.


+Saiba mais sobre o reino animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W