Matérias » Família Real Britânica

A instigante história por trás do famoso corte de cabelo de Lady Di

As mudanças capilares foram um marco na história da princesa de Gales. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 08/04/2021, às 11h05

Lady Di ao lado de Sam McKnight
Lady Di ao lado de Sam McKnight - Divulgação/ Sam McKnight

No início da década de 1980, os olhos do mundo se voltaram para Diana Spencer. A jovem que foi escolhida para se casar com o príncipe Charles carregava a expectativa de um dia se tornar rainha.

Mesmo que a princesa de Gales nunca tenha chegado ao trono britânico, sua trajetória é lembrada até hoje, quase 24 anos após sua morte em um trágico acidente, no ano de 1997.

São muitos os aspectos que fizeram com que a figura de Lady Di ficasse eternizada na história: desde a forma humana e carinhosa com que ela lidava com o público, até seu estilo marcante que influenciava a moda da época.

Além das roupas, o cabelo de Diana também não ficou de fora das tendências mundiais, conforme a princesa mudava o corte de suas madeixas loiras, novas inspirações surgiam ao redor do globo.

Em entrevista recente realizada pela Vogue britânica, o cabeleireiro pessoal de Lady Di, Sam McKnight, falou sobre o estilo, influência e a história por trás dos icônicos cortes de cabelo da nobre. 

Fotografia recente de Sam Mcknight / Crédito: Divulgação/ Instagram /@sammcknight1

 

Decisão 

Diana usou por muitos anos o cabelo na altura do pescoço, em um corte volumoso que se tornou um clássico. Ao longo do tempo, a princesa apostava cada vez mais em um comprimento mais curto.

Contudo, a mudança mais radical — e também a mais lembrada — aconteceu graças à McKnight. No início dos anos 1990, Sam conheceu Lady Di para a produção de uma sessão de fotos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CARAS (@carasbrasil)

 

Na ocasião, o cabeleireiro decidiu usar um truque para que as madeixas da britânica parecessem menores: “Eu fiz parecer curto com a tiara – eu fingi um pouco”, revelou o hair stylist, na entrevista.

Aparentemente, a princesa de Gales gostou do resultado e perguntou ao profissional o que ele faria em seu cabelo, caso tivesse passe livre para realizar uma mudança. McKnight respondeu que provavelmente cortaria. Nesse momento, Diana tomou uma decisão.

Mudança

Mesmo que tivessem acabado de se conhecer, a princesa não pensou duas vezes e deu a permissão para que o cabeleireiro cortasse suas madeixas.

“Bem, por que você simplesmente não corta agora?”, disse Diana, de acordo com o hair stylist. “Então eu cortei e nunca mais olhamos para trás”, afirmou Sam — que escolheu o icônico corte estilo pixie, eternizado como um dos últimos usados pela mãe de William e Harry.

Fotografia de Diana com os cabelos volumosos em 1983, ao lado de uma foto da princesa com o cabelo curto em 1995 / Crédito: Wikimedia Commons

 

“Foi no início dos anos 1990 na época em que eu estava fazendo muitos shows e covers e muitas garotas tinham cabelo curto, estávamos passando do grande ‘frou-frou’ dos anos 1980 para o acentuado, mais andrógino, chique para os negócios dos anos 1990”, revelou o cabeleireiro sobre a escolha.

Esse inesquecível encontro fez com que o profissional e Diana criassem uma boa e durável relação. Nos anos seguintes, até a morte de Lady Di, ele foi o hair stylist oficial da britânica.

O homem revela que se lembra com alegria de sua cliente. Para Sam, a decisão repentina da princesa naquela ocasião representou uma necessidade de mudança externa, já que naquela época tanta coisa na vida de Diana havia se transformado.

McKnight afirma que se sente honrado por ter sido o profissional escolhido para realizar essa mudança marcante.  


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of ElizabethII (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W