Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

A morsa que teria adormecido em um iceberg, hoje está a mais de 4 mil quilômetros de casa

Recentemente, Wally foi avistado na região da Cornualha, na Inglaterra, bem longe de seu habitat natural

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/05/2021, às 11h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wally, a morsa, foi avistada na Cornualha - Divulgação/Nathaniel Barry/Padstow Sealife Safaris
Wally, a morsa, foi avistada na Cornualha - Divulgação/Nathaniel Barry/Padstow Sealife Safaris

Em meados do mês de março, uma morsa foi avistada nadando pelas águas da Irlanda, muito longe da Groenlândia, onde costuma viver. O fato incomum levou um biólogo marinho a levantar a hipótese de que Wally, como foi apelidado o animal, tenha tirado um cochilo em um iceberg e se afastado de seu habitat sem perceber.

Semanas depois, no dia 20 de abril, o mamífero foi novamente avistado, desta vez em Tenby, no País de Gales e, no último dia 19 de maio foi flagrado ainda mais distante de casa, no condado inglês da Cornualha, segundo a Live Science.

A morsa está a cerca de 2650 milhas, mais de 4.000 quilômetros do Ártico, em uma verdadeira aventura intercontinental.

Um gigante perdido

"Esta tarde, nossos passageiros e tripulantes ficaram absolutamente surpresos ao ver o que eles pensaram ser uma foca muito grande, que apareceu para revelar um par de presas", disse Nathaniel Barry, fotógrafo e membro da equipe da Padstow Sealife Safaris, em publicação no Facebok.

A morsa Wally / Crédito: Divulgação/Nathaniel Barry/Padstow Sealife Safaris

Em declaração repercutida pela Live Science, Barry explicou como foi sua reação ao ver o enorme animal à sua frente: "Meu primeiro sentimento foi: 'O que está acontecendo?'. Já tinha ouvido falar da morsa em Tenby, mas não na Cornualha."

"Nosso capitão, Kev, a avistou primeiro. Depois que vi que era uma morsa, quis aproveitar o momento e também tirar uma foto para que o resto da minha equipe não achasse que eu estava mentindo," disse ele.

O sonolento Wally

Três dias antes, Wally havia aparecido para a tripulação de um bote salva-vidas em Tenby. Na ocasião, o mamífero decidiu dormir na rampa de lançamento da embarcação, bloqueando a passagem.

Imagem meramente ilustrativa de Morsa / Crédito: Getty Images

A tripulação tentou de diversas maneiras retirar a morsa do local, utilizando, até mesmo, uma buzina para afastá-la. No fim, conforme informou um porta-voz da Royal National Lifeboat Institution, a equipe conseguiu "empurrar suavemente" o animal para a água.

"Durante um exercício de rotina na segunda-feira, 26 de abril, a buzina não teve sucesso, então a tripulação foi aconselhada por especialistas a testar uma mangueira de água doce suave, que moveu Wally com sucesso", disse o porta-voz.

Primeira aparição

O grandalhão foi avistado pela primeira vez no dia 14 de março por uma menina de 5 anos de idade que caminhava com o pai em County Kerry, na Irlanda. Alan Houlihan, o responsável pela criança, registrou a curiosa cena tão rara em terras britânicas e as imagens circularam nas redes sociais.

De acordo com o Live Science, o primeiro avistamento de morsas na Irlanda se deu no ano de 1897 e, desde então, menos de duas dúzias apareceram na região.

Segundo a guia-chefe da Padstow Sealife Safaris, Jenny Simpson, a aparição Wally foi uma situação totalmente inesperada. "Em nossos passeios de uma hora no Seal Safari, procuramos focas cinzentas, pássaros e um bônus seria avistar golfinhos ou botos, então uma morsa foi uma surpresa de cair o queixo!", disse ela.


+Saiba mais sobre animais a partir de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W