Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Fim enigmático: neste dia, em 1849, morria Edgar Allan Poe

O escritor e poeta, conhecido por sua obra misteriosa e melancólica, teve um fim que poderia ter sido escrito por ele próprio

Ingredi Brunato Publicado em 07/10/2020, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Edgar Allan Poe. - Getty Images
Ilustração de Edgar Allan Poe. - Getty Images

Em 3 de outubro de 1849, um dia em que, segundo relatos, caía uma chuva fina, o escritor e poeta Edgar Allan Poe, mais conhecido pelo seu melancólico poemaO Corvo”, foi encontrado caído na sarjeta em uma das ruas da cidade de Baltimore, nos Estados Unidos. Ele estava desaparecido por cerca de uma semana, todavia, esse reaparecimento tampouco tornava o episódio menos perturbador.

Isso porque Poe não estava mais em contato com a realidade: sofria de delírios, e foi descrito por Joseph W. Walker, o senhor que o encontrou, como “muito angustiado e precisando de ajuda imediata”. Walker mandou uma carta para um dos amigos do escritor, que veio socorrê-lo, e o levou para o hospital mais próximo.

Edgar Allan Poe. Crédito: Wikimedia Commons. 

O amigo, que se chamava Dr. Joseph E. Snodgrass, teria mais tarde afirmado que o poeta ostentava então uma aparência “repulsiva” - estava sujo, com o cabelo bagunçado, roupas gastas que sequer eram do tamanho certo, e por último, tinha olhos “vazios e sem brilho”. 

Mesmo nesse cenário, contudo, as coisas estavam prestes a ficar ainda mais sombrias e enigmáticas, com o falecimento do escritor famoso se dando quatro dias mais tarde, em um domingo de 7 de outubro.

Sua causa de morte oficial foi inchaço no cérebro, entretanto, devido à estranheza de toda a situação, muitas hipóteses foram levantadas posteriormente para o que poderia ter acontecido com Poe, que nunca teve a chance de realmente se explicar, por ter passado seus últimos quatro dias ainda em estado delirante. 

Fim da vida 

Dois anos antes de sua fatídica morte, Edgar Poe perdeu sua amada esposa, VirgíniaClemm, que também era sua prima, e quatorze anos mais nova que ele. Ela faleceu vítima de tuberculose, doença comum na época, que a esse ponto já a assolava fazia cinco anos, corroendo a moça pouco a pouco. 

Virginia Clemm. Crédito: Wikimedia Commons 

Após alguns casos, o poeta se reencontrou com um amor de sua juventude, Sarah ElmiraRoyster, que também tinha se tornado viúva recentemente, e eles decidiram se casar. Na véspera da cerimônia, todavia, a noiva descobriu que o escritor ainda mantinha proximidade com uma de suas supostas amantes, Annie Richmond, e cancelou a união. 

Após meses de isolamento, Poe fez uma viagem surpresa para visitar Elmira, e os dois retomaram o noivado. Dessa vez, parecia que o casamento iria acontecer mesmo, sendo inclusive marcado para o mês seguinte. Foi nesse contexto de reconciliação amorosa e um futuro menos solitário no horizonte que o poeta desapareceu. 

Ele teria partido em uma breve viagem para buscar Maria Clemm, sua tia e também sogra, por ser mãe de Virginia. Porém, como sabemos hoje, Edgar Poe nunca voltou dessa viagem. 

O que matouEdgar Allan Poe

Alguns sugerem doenças, como cólera, raiva ou sífilis. Outros acham que Poe se envenenou de propósito. O poeta tinha uma mente torturada, algo visível em sua obra, e também nas cartas que enviava para conhecidos. 

“(...) minha tristeza é inexplicável, e isto me entristece mais ainda. Estou repleto de tenebrosos pressentimentos. Nada me anima, nada me consola. Minha vida parece feita para se perder; o futuro me parece um terreno baldio pavoroso, mas penso em seguir lutando por ter 'esperança contra toda esperança”, escreveu ele para Annie Richmond em abril daquele ano. 

Outra carta, dirigida para Maria Clemm, sua tia, é ainda mais direta, ao fazer uma proposta mórbida: “Não nos resta senão morrer juntos. Agora já de nada serve argumentar comigo; não posso mais, tenho que morrer. Desde que publiquei Eureka, não tenho desejos de seguir com vida”. 

Apesar de comprovadamente possuir pensamentos sombrios, Poe também não era isento de inimigos, e alguns acreditam que o autor pode ter sido assassinado. Ou então, simples vítima do azar, sendo uma última teoria a de que ele foi capturado por agentes eleitorais e obrigado a votar em quem eles queriam, para então ser largado bêbado nas ruas.


+Conheça outros autores clássicos por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

1. A revolução dos bichos: Um conto de fadas, de George Orwell (2007) - https://amzn.to/2YjPIj5

2. Box Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle (2019) - https://amzn.to/3l3kvKO

3. Edgar Allan Poe - Medo Clássico: Sinta o medo clássico, de Edgar Allan Poe (2017) - https://amzn.to/3l89ic8

4. Frankenstein: O clássico está vivo! de Mary Shelley (2017) - https://amzn.to/3j09DM3

5. Hamlet, de William Shakespeare (2015) - https://amzn.to/3j36Cuk

6. 1984 - Edição especial, de George Orwell (2019) - https://amzn.to/3hw7h7v

7. O morro dos ventos uivantes: Edição comentada, de Emily Brontë (2016) - https://amzn.to/3iYZDTl

8. Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade (2012) - https://amzn.to/34l5UEJ

9. Box Obras de Mário de Andrade, de Mário de Andrade (2017) - https://amzn.to/3hiw271

10. Alice: edição bolso de luxo - Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá, de Lewis Carroll (2010) - https://amzn.to/32b6tOI

11. Box - Os miseráveis, de Victor Hugo (2020) - https://amzn.to/3aH5tpv

12. Box Todos os romances e contos consagrados, de Machado De Assis (2016) - https://amzn.to/34l70jP

13. Coleção Agatha Christie, de Agatha Christie (2019) - https://amzn.to/2QdNopG

14. Peter Pan: Edição bolso de luxo, de J. M. Barrie (2014) - https://amzn.to/2YmbuD3

15. Box A divina comédia, de Dante Alighieri (2017) - https://amzn.to/2YjSHrY

16. Dom Casmurro, de Machado de Assis (2019) - https://amzn.to/3hiXLUV

17. Moby Dick, Ou A Baleia, de Herman Melville (2019) - https://amzn.to/31iM7nG

18. Box Anne - Anne de Green Gables, Anne de Avonlea e Anne da Ilha, de Lucy Maud Montgomery (2020) - https://amzn.to/2CRk05w

19. Boxe Grandes obras de Jane Austen, de Jane Austen (2017) - https://amzn.to/2EjPvFC

20. 20 mil léguas submarinas: Edição bolso de luxo, de Julio Verne (2014) - https://amzn.to/2COmq4T

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W