Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

A não tão conhecida história do batalhão de mulheres negras da Segunda Guerra

Lidando com racismo e segregação, a unidade de afro-americanas foi a principal ponte entre os soldados na Europa e suas famílias nos Estados Unidos

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/06/2021, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulheres do 6888º Batalhão do Diretório Postal Central - US National Archives and Records Administration via Domínio Público
Mulheres do 6888º Batalhão do Diretório Postal Central - US National Archives and Records Administration via Domínio Público

Durante a Segunda Guerra, cerca de 6.500 mulheres afro-americanas se alistaram e serviram pelos Estados Unidos na Europa. Embora o patriotismo fosse um grande motivo, o que unia os sentimentos do país, o racismo ainda mostrou-se explícito, em uma segregação persistente.

Segundo a CNN internacional, mesmo quando mulheres negras puderam se alistar, a partir de 1942, já a três anos do fim da guerra, elas foram submetidas às mesmas situações de discriminação. Acomodações e treinamentos eram feitos em lugares diferentes de homens e mulheres brancos, assim como as refeições.

Essa diferença de tratamento também pode ser observada no Cemitério e Memorial Americano da Normandia, que fica em Colleville-sur-Mer, na França. Lá, estão enterrados cerca de 9.400 soldados americanos que morreram na Europa durante a Segunda Guerra, sendo esta uma homenagem às tropas.

Apenas quatro mulheres foram sepultadas no cemitério. Entre estas, três delas são negras. E suas histórias são tão impressionantes que, em 2019, elas receberam Comenda de Unidade Meritória do Exército e muitos ainda pedem que o batalhão receba a Medalha de Ouro do Congresso.

6888th Central Postal Directory Battalion

Uma das mulheres da unidade / Crédito: US National Archives and Records Administration via Domínio Público

O 6888º Batalhão do Diretório Postal Central foi formado exclusivamente por mulheres negras dos Estados Unidos, o único do Exército de Mulheres Negras que foi enviado para a Europa durante o conflito mundial. A unidade incluia Pfc.(soldado de primeira classe, em tradução livre) Mary J. Barlow, Pfc. Mary H. Bankston, Sgt. (sargento) Dolores M. Browne e outras. 

"Mary McLeod Bethune [educadora e ativista negra] e a primeira-dama Eleanor Roosevelt disseram que as mulheres precisavam de uma missão significativa para provar que as mulheres negras podiam apoiar as Forças Armadas da mesma forma que as mulheres brancas", explicou ao veículo Edna Cummings, embaixadora do Exército americano que co-produziu um documentário sobre o batalhão.

As mulheres lidaram com uma questão às vezes não tão lembrada da guerra: as correspondências enviadas por soldados às suas famílias que ficaram em seu país natal. Elas eram a ponte que ligava os combatentes exaustos, que narravam tudo em suas cartas, aos seus entes queridos.

Mas o trabalho não era simples, afinal, muitas mensagens deveriam ser enviadas naquele período. De acordo com dados coletados pelo Centro de História Militar do Exército dos EUA, o batalhão foi responsável por processar cerca de 65 mil correspondências por turno, o que, no total, é mais ou menos 6 milhões de cartas por mês.

Muitos desses papeis foram se acumulando ao longo dos anos, não sendo enviados quando deveriam. Eles foram primeiramente enviados para a Inglaterra, onde encontraram pilhas de cartas em hangares e armazéns, em fevereiro de 1945, comandadas pela Maj. (major) Charity Adams.

O acúmulo aconteceu pois faltava pessoal no sistema de correio, mas o trabalho do batalhão resolveu o problema que deveria durar seis meses em apenas três. Depois disso, as moças foram enviadas para Rouen e Paris, na França, onde continuaram sua importante missão.

“Sem correio, moral baixa”

O 6888º Batalhão do Diretório Postal Central durante o trabalho / Crédito: US National Archives and Records Administration via Domínio Público

O lema adotado pelo batalhão foi bem representativo de sua função durante a Segunda Guerra: “Sem correio, moral baixa”. Durante o conflito, as correspondências foram consideradas como um lembrete para os soldados pelo que eles estavam lutando. Era um “impulsionador” da moral do exército.

Não foi fácil: Charity Adams Earley relembrou em seu livro de memórias One Woman's Army: A Black Officer Remembers the WAC (Exército de uma mulher: um oficial negro se lembra do WAC, em tradução livre) que os endereços eram muitas vezes incompletos e o uso de apelidos dificultava todo o proceso.

"Bob, Rob, Robby, Bert e assim por diante, apenas para Robert", disse Earley. Combinar os nomes, endereços e soldados era uma tarefa complexa, mas foi executada com precisão e bem antes do prazo. A missão terminou no começo de 1946.

Com o fim da guerra, os combatentes começaram a voltar para os Estados Unidos, sendo recebidos com honrarias e privilégios. Para o 6888º Batalhão do Diretório Postal Central, a reação, porém, foi bem diferente. A unidade não havia recebido nenhum reconhecimento até poucos anos atrás.

Lena King, ex-WAC (Women's Army Corps), disse à CNN: "Tenho certeza que você viu, como muitas pessoas viram, como o pessoal do serviço militar era anunciado. Mas nossa demissão foi silenciosa e não anunciada. Simplesmente voltamos para casa."

Hoje, essas mulheres são relembradas por seu trabalho duro durante a Segunda Guerra e, embora muitas já não estejam mais vivas, elas continuam recebendo apoio pelo serviço prestado ao seu país.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio de obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W