Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mundo

A nevasca que obrigou dinamarqueses a dormirem em uma loja

Apesar das condições climáticas extremas do lado de fora, o grupo teve uma noite surpreendentemente agradável

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/12/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de reportagem mostrando um dos dinamarqueses que ficou preso no local - Divulgação/ Youtube/ NBC News
Trecho de reportagem mostrando um dos dinamarqueses que ficou preso no local - Divulgação/ Youtube/ NBC News

No Brasil, às vezes acontece de um temporal pegar transeuntes de surpresa, fazendo com que as pessoas que não levaram guarda-chuva consigo ao saírem de casa busquem abrigo em lojas e restaurantes até que pare de chover. 

Essa situação inconveniente que já foi experienciada por muitos é uma versão muito mais leve do que ocorreu na cidade de Alborg, localizada na Dinamarca na primeira semana deste mês de dezembro.

Uma forte e repentina tempestade de neve acabou bloqueando as rodovias e linhas de trem, deixando um grupo de pessoas ilhada em uma loja Ikea. O acontecimento foi divulgado por uma reportagem da emissora local TV2/Nord. 

Reunidos pela nevasca

As condições climáticas desfavoráveis levaram 6 clientes que estavam fazendo compras no estabelecimento a serem impedidos de voltarem para casa, além de todos os 21 funcionários que trabalham no local (incluindo o gerente).

Outros que juntaram-se ao grupo foram profissionais de uma loja de brinquedos vizinha, que não era tão propícia para servir de abrigo durante uma tempestade de neve.

Felizmente, esse é uma empresa que vende mobília, eletrodomésticos e objetos decorativos destinados ao ambiente doméstico, de forma que os dinamarqueses conseguiram passar sua noite no local de maneira surpreendentemente confortável a despeito da situação improvisada.

Na Ikea, os integrantes do grupo puderam dormir nas camas e sofás à venda, cobrindo-se com cobertores que estavam expostos.

Peter Elmose, o gerente do estabelecimento, chegou inclusive a encorajar que todos aproveitassem o cenário para escolherem aquele colchão que sempre quiseram testar, conforme contou para o Ekstra Bladet, jornal dinamarquês. 

“Nós apenas rimos da situação, porque provavelmente não passaremos por isso novamente”, comentou Michelle Barret, uma das trabalhadoras da loja.
Trecho de reportagem mostrando membros do grupo comendo e jogando cartas enquanto esperam as condições climáticas melhorarem / Crédito: Divulgação/ Youtube/ NBC News

Abrigo cinco estrelas

Outro detalhe que ajudou imensamente durante o episódio foi o fato que o lugar também vende comida. Os alimentos disponíveis foram o suficiente para preparar uma refeição para todas as pessoas presentes. 

Eles consumiram carne de porco recheada, chocolate quente e um tipo de pudim de arroz típico do Natal dinamarquês. Além de ter suas necessidades básicas atendidas, alimentando-se e conseguindo um local aquecido para passar a noite, o grupo teve entretenimento: puderam ficar assistindo televisão até o horário de dormir. 

No dia seguinte, os dinamarqueses ilhados na Ikea ainda foram servidos um café da manhã que contou não apenas com xícaras de café recém-preparado, mas também pães de canela que foram assados durante a noite. 

Àquele ponto, a tempestade de neve havia parado, e já era possível se locomover de carro. De acordo com informações divulgadas pela rádio pública DR, a nevasca foi a maior que já caiu na Dinamarca desde 2018.

A despeito do clima extremo, porém, para os isolados dentro da Ikea, a experiência, embora inesperada, foi inofensiva — e até mesmo um pouco divertida. 

Trecho da reportagem mostrando exterior da Ikea durante episódio / Crédito: Divulgação/ Youtube/ NBC News

“Foi fantástico, considerando as circunstâncias”, resumiu Erik Bangsgaard, um dos clientes que ficou preso no local durante a tempestade.