Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Insana obsessão: Desejo de Ricardo López pela cantora Björk terminou de maneira brutal

Perseguição de 'fã' enfurecido pela artista islandesa culminou em episódio estarrecedor

Wallacy Ferrari Publicado em 05/04/2020, às 09h00 - Atualizado em 07/11/2022, às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O stalker Ricardo Lópes e a cantora Björk - Reprodução/Video e Anna Soler Cepriá via Wikimedia Commons
O stalker Ricardo Lópes e a cantora Björk - Reprodução/Video e Anna Soler Cepriá via Wikimedia Commons

No ano de 1996, Ricardo López, mais conhecido como Björk Stalker, escandalizou os noticiários internacionais, após orquestrar a tentativa de homocídio da cantora islandesa Björk. 

O plano começou a ser executado logo após a cantora engatar um relacionamento com o DJGoldie. Enfurecido com a situação, o homem decidiu que iria tirar a vida da artista. Embora o caso tenha tomado outros rumos, na época, o episódio foi amplamente repercutido pela imprensa internacional, alertando sobre a obsessão de ''fãs'' contra artistas. 

O stalker

Nascido no Uruguai, Ricardo López se mudou para os Estados Unidos junto com sua mãe, que o teve com idade avançada, mas era muito próxima do garoto. Sempre recluso na escola, tinha poucos amigos e nunca teve um relacionamento amoroso com outra garota. Sua vontade de ser um rapaz com poder e fama ascendeu no início da década de 1990, o levando a acreditar que a iniciativa poderia acabar com a sua reclusão.

Ricardo se mudou para a Flórida junto ao irmão George ao entrar na academia de artes, mas teve de tirar o foco de seu sonho para se sustentar. Com isso, trabalhou com controle de pragas, porém, desenvolveu uma raiva imensa ao trabalho, a sociedade e, principalmente, uma autocrítica que chegava a beirar a compulsão. López, então, passou a escrever um diário e desenvolver a habilidade de falar sozinho para externar suas críticas.

O músico Goldie (à esq.) em montagem com a cantora Björk (à dir.) / Crédito: Alkivar/Georges Biard/Wikimedia Commons

Em seu diário, que totalizou 803 páginas, relatava suas fantasias sobre a fama com sua obsessão pela cantora islandesa Björk, que o apaixonou pela sua figura de “aparência e voz infantil”, conforme descrito em um de seus diários.

Apesar de ser dez anos mais velha do que Ricardo, seus traços delicados resultaram em quase dois anos com escrituras obsessivas. Porém, a gota d’água foi um novo cara na jogada.

Uma nova relação

Em 1996, Björk teve um breve relacionamento amoroso com Goldie, um DJ de drum n’ bass com dentes de ouro e feições de miscigenação, com traços mistos. Foi o suficiente para enlouquecer López que, apesar de sua origem latina, recheou seus textos com insultos raciais e xenofóbicos ao produtor musical. Ele não acreditou que seria suficiente guardar o ódio para si e decidiu punir a cantora.

Um dos vídeos do stalker Ricardo López/ Crédito: Reprodução/Video/Youtube

No dia de seu aniversário, em janeiro de 1996, comprou uma câmera e começou a filmar, toda vez que tinha algum pensamento para compartilhar, uma espécie de vlog, com questões filosóficas, humor e reclamações sobre sua perseguição com Björk. Entre janeiro e setembro, suas gravações, posteriormente coletadas, totalizavam 18 horas de filmagens, espalhadas em diversas fitas.

A vingança de López

Ao longo de nove meses, López estudou e montou uma carta-bomba, com o disfarce de livro, falsamente enviado como a gravadora Elektra Records. O artefato foi projetado para disparar ácido sulfúrico quando aberto, com a possibilidade de matar ou desfigurar a cantora. Inicialmente, tentou fazer algo que pudesse lhe passar HIV, mas não conseguiu coletar e nem manter o vírus estável entre uma viagem transcontinental.

Cantora islandesa Björk / Crédito: Foxtongue via Wikimedia Commons

Após conseguir localizar seu endereço, em Londres, fez o envio em 12 de setembro de 1996, e, ao retornar para sua casa, gravou seu vlog final. No vídeo, demonstrou um comportamento compulsivo e cômico, raspando o cabelo e pintando o rosto com graxa e tinta vermelha, fazendo uma maquiagem semelhante à do personagem Maul, da série Star Wars. No vídeo, explica os motivos de “estar indo” de maneira fria.

Ricardo posicionou a câmera em frente ao seu rosto e montou um espaço com uma televisão, passando clipes de Björk, além da música 'I Remember You', que estava sendo reproduzida ao fundo.

Atrás de seu rosto, preparou uma placa branca, com as escrituras: “A melhor parte de mim”. Quando a música encerrou, atirou com um revólver calibre 38 contra sua boca. O sangue não espirrou contra a placa, conforme López planejou, mas se espalhou pelo apartamento.

Quatro dias depois, o mal cheiro e a presença de sangue escorrendo no teto do apartamento abaixo fez com que o zelador do prédio notificasse a polícia local, que foi até o local e descobriu o corpo do uruguaio já em decomposição, junto as fitas.

A gravação final foi descoberta ainda dentro da filmadora. Ao analisar o conteúdo das fitas, a polícia americana fez uma operação com urgência em contato com a polícia londrina para evitar a chegada da carta.

A Scotland Yard conseguiu interceptar a bomba, já em uma estação dos correios no sul de Londres, há poucas etapas de ser entregue e conseguiu detoná-la. Björk expressou pesar e buscou enviar mensagens de apoio para a família de Ricardo.

Buscando comentar pouco, chegou a falar sobre o caso em entrevista ao The Sun: “É terrível, muito terrível. É uma coisa muito triste que alguém atire em seu rosto”.


+Saiba mais sobre crimes por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis (2020) - https://amzn.to/34yE1t1

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W