Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Relembre o episódio que resultou na popularização da expressão 'relaxa e goza'

Durante o lançamento Plano Nacional do Turismo, em 2007, a então Ministra do Turismo disse a frase se referindo a crise aérea

Redação Publicado em 02/05/2021, às 08h55 - Atualizado em 18/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marta Suplicy, Ministra do Turismo do governo Lul - Agência Senado / Wikimedia Commons
Marta Suplicy, Ministra do Turismo do governo Lul - Agência Senado / Wikimedia Commons

Provavelmente você já deve ter escutado alguma vez na vida a expressão 'relaxa e goza'. A combinação dessas duas palavras virou um dialeto popular, sendo muito utilizado entre os brasileiros para se referir a situações que não merecem a nossa preocupação. Mas afinal, você sabia que a curiosa expressão já foi utilizada na política brasileira?

De acordo com o portal G1, o inusitado comentário foi feito em 2007, pela então Ministra do Turismo, Marta Suplicy, especialista na época do governo Lula. Ainda segundo o veículo, a expressão foi feita durante o lançamento do Plano Nacional do Turismo.

A expressão 'relaxa e goza'

Diante de uma crise aérea e problemas recorrentes nos aeroportos brasileiros, em 2007, o então governo de Luiz Inácio Lula da Silvaanunciou o investimento de R$ 984 milhões na promoção interna e externa do país.

Na época, conforme noticiou o portal G1, os investimentos faziam parte do Plano Nacional do Turismo, que almejava estimular a economia brasileira a partir do turismo interno.

Marta Suplicy durante coletiva de imprensa / Crédito: Divulgação / Youtube / Vídeos diversos

Ao anunciar o plano governamental, no dia 13 de junho de 2007, a então Ministra do Turismo, que também é sexóloga, foi questionada pela imprensa sobre os problemas nos aeroportos nacionais.

Marta Suplicy, por sua vez, afirmou na época que a solução para diminuir os atrasos nos aeroportos seria o investimento em novas aeronaves. “Relaxa e goza porque você vai esquecer dos transtornos”, completou a ministra.

O Plano Nacional do Turismo

Na época, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a expectativa do Estado era gerar 1,7 milhão de novos empregos. Além disso, o governo visava facilitar a entrada de US$ 7,7 bilhões no país. Contudo, na ocasião, o governante criticou a atuação da imprensa

Lula durante um de seus discursos / Crédito: Divulgação / Youtube / Ministério das Relações Exteriores — Brasil

“O que a gente vê de bonito na imprensa brasileira? Não tem. Se fala de Pernambuco, é morte. Se fala do Ceará, é morte. Se fala da Bahia, é morte. Daí, (o turista) fala: ‘espera aí, eu não vou sair daqui. Vou ficar dentro de casa’. Ele ainda olha para ver se tem uma fresta para não vir uma bala perdida. Essa é uma parte histórica do país, mas há outra parte que nos motiva a viajar”, afirmou Lula, conforme noticiou o portal G1. 

O então presidente reforçou a importância de investimentos no setor aéreo nacional e  defendeu propagandas de belezas naturais dos estados e capitais brasileiras, a fim de alavancar o turismo. 

“Turismo não é só dinheiro, é, sobretudo, um estado de espírito. Nós precisamos bulir com o estado de espírito do povo brasileiro”, ressaltou o então presidente.


+Assista ao momento que Marta Suplicy fala 'Relaxa e goza':


++Saiba mais sobre o governo Lula por meio de obras disponíveis na Amazon: 

A verdade vencerá 2ª Edição, de Luiz Inácio Lula da Silva (2019) - https://amzn.to/2Re6C1U

O Caso Lula, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3e6ibRM

Lula e a Espiritualidade: Oração, Meditação e Militância, de Mauro Lopes (2019) - https://amzn.to/335BaFQ

A política externa brasileira, de Tullo Vigevani e Gabriel Cepaluni (2016) - https://amzn.to/2RbnsPh

O que sei de Lula, de José Nêumanne Pinto (2017) - https://amzn.to/3vKsJML

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W