Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

A rica e incomum descoberta feita no 'Vale dos Reis' da Sibéria

Local revelou um esqueleto feminino usando artefato que geralmente era destinado aos homens daquela sociedade

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/04/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da câmara funerária encontrada - DIvulgação/ Igor Pieńkos
Fotografia da câmara funerária encontrada - DIvulgação/ Igor Pieńkos

Uma equipe de pesquisadores poloneses descobriu um impressionante túmulo de 2.500 anos de idade em um local da Sibéria conhecido como Vale dos Reis, divulgou o LiveScience na última semana. 

A câmara funerária pertencia a esqueletos do povo cita, isto é, a civilização nômade que viveu na Ásia Central e no sul da Rússia entre os séculos 8 e 7 a.C. Eles também são conhecidos por terem aprendido a cavalgar antes de muitos de seus conterrâneos. 

Dentro da tumba estava enterrada uma mulher que tinha por volta de 50 anos e uma criança. O sepultamento chamou atenção devido às inúmeras relíquias deixadas ali, indicativos de um status social elevado. 

Fotografia de brincos de ouro encontrados no túmulo / Crédito: Divulgação/ Igor Pieńkos

Foram encontrados brincos e outros ornamentos de ouro, um espelho de bronze, uma faca de ferro e um pente belamente esculpido. O achado que mais impressionou os arqueólogos, porém, estava preso ao pescoço do esqueleto feminino. 

Isso pois esse artefato era reservado aos homens citas, conforme explicado por Łukasz Oleszczak, especialista que liderou as escavações: 

“Um artefato particularmente interessante era um ornamento peitoral dourado, uma decoração pendurada no pescoço em forma de foice ou crescente. Era considerado um símbolo de pertencimento a um grupo social, casta, talvez guerreiros — em todos os casos, homens", disse ele em entrevista à revista Science in Poland

"Sua presença no túmulo de uma mulher é um desvio muito interessante desse costume. Isso certamente confirma o papel único do falecido na comunidade do Vale do Rei”, avaliou Oleszczak ainda. 

Fotografia do esqueleto e seu pingente dourado em meia lua / Crédito: Divulgação/ Igor Pieńkos

Outra evidência da importância que a mulher enterrada teria para o povo cita da região é o fato de sua sepultura estar posicionada a apenas 200 metros de outra que guardaria o esqueleto de um chefe cita, segundo repercutido pelo All That is Interesting. 

Outras descobertas na mesma escavação

Na mesma câmara funerária da mulher usando um pingente masculino, foram encontrados outros dois túmulos através do uso de varreduras a laser. Em um deles, estava um guerreiro jovem, e em outra, que fora saqueada, haviam apenas flechas e outras armas. 

O solo nas proximidades do achado de 2.500 anos também era rico em artefatos, que os especialistas localizaram com a ajuda de um detector de metais. Esses, no entanto, eram mais recentes, tendo sido deixados durante o século 20, quando a área era usada como uma fazenda, muito depois da civilização primitiva viver ali. 

A equipe trouxe à superfície um machado para quebrar gelo, equipamentos usados para cavalgar e um adereço esculpido para ter o formato de uma cabra. 

Ainda segundo o LiveScience, os pesquisadores pretendem continuar explorando o solo do Vale dos Reis, que sem dúvida ainda esconde os corpos de muitos outros esqueletos citas. 


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W