Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

A sedução implacável de Denham Fouts, o gigolô de grandes autores do século 20

Vivendo de aparência, Fouts chamou a atenção dos mais cobiçados gigolôs dos Estados Unidos. Todavia, encontraria uma conturbada vida

Caio Tortamano Publicado em 17/01/2020, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O sedutor Denham Fouts - Reprodução
O sedutor Denham Fouts - Reprodução

Nascido em 1914, no mesmo período em que eclodia a Primeira Guerra Mundial, Denham Fouts veio ao mundo na Flórida, mas só aos 18 anos mudou para Nova York em busca de condições melhores de vida.

Iniciando sua carreira como gigolô, chamava a atenção de homens influentes da cidade pela sua educação e porte físico. De acordo com o livro Best-kept boy in the wolrd, de Arthur Vanderbilt, Fouts era patrocinado por diversos nomes da elite, principalmente escritores.

Embora nunca tenha assumido causas LGBT, Truman Capote era um escritor e dramaturgo americano que teve em Fouts um de seus melhores amigos. Baseado no gigolô, Capote escreveu o romance Súplicas Atendidas, sobre um prostituto querido pela elite.

Fouts em imagem pessoal /Crédito: Divulgação

A admiração do, inclusive, autor era tanta que certa vez apontou que, “se Denham Fouts tivesse dormido com Hitler, a Segunda Guerra Mundial possivelmente não aconteceria”. Tamanho era seu poder persuasivo.

O seu primeiro cliente, de fato, foi Glenway Wescott. Ele era autor e fez sucesso nos anos 30 com o livro The Grandmother. Juntos viajaram pelo mundo e frequentaram diversas festas. Em um desses eventos, Denham conheceu o Príncipe Paulo da Grécia, pouco tempo depois foi convidado pelo membro real para um cruzeiro no Mediterrâneo.

Mas o romance entre os dois durou pouco tempo. Isso porque o notório gigolô substituiu Paulo pelo colecionador de arte Peter Watson.

A vida de deslumbres trouxe hábitos terríveis a Denham, que com 21 anos de idade tornou-se viciado em ópio. A droga foi a principal causa do término com Watson, fazendo com que ele estivesse envolvido em constantes brigas e traindo o amante de arte com o príncipe que um dia já fora seu affair.

Todavia, a vida continuou para os homens que estavam envolvidos com o gigolô. Paulo da Grécia casou com uma mulher e teve três filhos, e Watson (por mais que tentasse ajudar Fouts com sua dependência química) não conseguiu a atenção do rapaz novamente.

Tornou-se a inspiração de mais um autor, dessa vez o inglês Christopher Isherwood, que viu nele a luz para criar um personagem do livro Down there on a visit. Mesmo assim, Denham não ficou muito atado ao escritor, e passou o curto resto de sua vida com excessos. Vivendo em constante uso de drogas e festas, o sedutor gigolô morreu de um ataque do coração em Roma, aos 34 anos de idade.


Saiba mais sobre alguns dos livros mencionados no texto e homossexualidade:

Best-Kept Boy in the World (English Edition), Arthur Vanderbilt (ebook) - https://amzn.to/2u9MW41

Down There on a Visit: A Novel, Christopher Isherwood (2013) - https://amzn.to/2G2uEnK

Ditadura e Homossexualidades: Repressão, Resistência e a Busca da Verdade, James N. Green (2014) - https://amzn.to/30uHFQo

Este livro é gay: E hetero, e bi, e trans..., James Dawson (2015) - https://amzn.to/2R4nO7G

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.