Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagens

A dura saga de Gary Coleman

Conhecido pelo bordão “Que papo é esse, Willis?”, o ator teve uma vida bem menos alegre que seu personagem de sucesso

Redação Publicado em 09/06/2020, às 13h22 - Atualizado em 30/10/2022, às 13h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Gary Coleman - Getty Images
Fotografia de Gary Coleman - Getty Images

Gary Wayne Coleman fez fama nos Estados Unidos — e no mundo — devido ao seu personagem no seriado 'Diff'rent Strokes', conhecido como 'Arnold', no Brasil. A clássica série dos anos 1970 e 1980, que contava a história de um menino divertido e bem-humorado, adotado por um empresário rico, fez a carreira de Coleman crescer como nunca.

No entanto, engana-se quem pensa que tudo era luxo e glamour em sua vida, na verdade, para chegar ao sucesso, Gary sofreu muito, além de enfrentar problemas sérios de saúde desde que nasceu.

Doença e carreira

Nascido em 8 de fevereiro de 1968, o comediante teve que ser um lutador desde o momento em que veio ao mundo, Gary foi portador de uma doença congênita nos rins, que fez com que ainda criança ele desenvolvesse um diagnóstico de nefrite — uma infecção renal. Devido a este problema, o menino parou de crescer, ficando estagnado na altura de 1 metro e 42.

Além disso, aos cinco anos, o ator teve que passar pelo seu primeiro transplante de rim. Realizaria a cirurgia novamente aos 14 anos, quando já era um astro. Desde então, o intérprete teve que lidar com procedimentos de diálises de três a quatro vezes na semana.

Mas, foi exatamente sua baixa estatura causada pela doença, que chamou a atenção dos diretores de televisão. Coleman tinha uma eterna aparência de criança e interpretou Arnold, um personagem de oito anos, mesmo já sendo mais velho.

O elenco no set de Arnold / Crédito: Wikimedia Commons

Com a série, o ator fez fortuna, mas, tinha que gravar por longas horas, mesmo sob suas condições de saúde e acabava sofrendo muito com a exigência do trabalho. Apesar de  todo o sucesso, o seriado chegou ao fim. Depois disso, o comediante fez algumas participações especiais na televisão, mas, por fim, decidiu se aposentar aos 18 anos.

Problemas financeiros

Não demorou muito para que Gary passasse de uma estrela "infantil" a um adulto com problemas na justiça. Com todo o dinheiro que fez durante sua adolescência, o intérprete encontrou obstáculos com seus pais.

Isso porque o astro percebeu que sua renda no banco era bem menor do que ele pensava. Ao descobrir que tinha sido enganado, processou seus pais e o consultor de negócios, mesmo ganhando o processo, o retorno financeiro não foi o mesmo que ele havia perdido.

Gary declarou falência em 1999 e procurou emprego longe dos holofotes para conseguir se manter, chegando até a se tornar segurança de shopping — já que estava falido e repleto de dívidas. As coisas não estavam bem para o ex-ator, que acabou protagonizando alguns ataques de fúria em público.

Coleman em 2007 / Crédito: Wikimedia Commons

Certa vez, Coleman agrediu um fã em um shopping de Los Angeles, o admirador que queria um autógrafo insistiu para que o intérprete assinasse o papel, sem paciência, Gary bateu em seu fã, que foi parar no hospital. O ator teve que arcar com as despesas médicas, além de ter sido processado.

Polêmico fim

Gary Coleman faleceu precocemente aos 42 anos, em 28 de maio de 2010. Seu estado de saúde estava se deteriorando a cada dia e ele estava passando por alguns episódios de convulsões há algum tempo.

O laudo médico diz que o ator faleceu após uma queda acidental. A pancada forte na cabeça causou uma hemorragia intracraniana. O ator ficou internado por vários dias até que não aguentou mais. Os médicos optaram não fazer cirurgias, devido à fragilidade na saúde de Gary.

Alguns rumores de que a morte do astro teria sido causada propositalmente por sua ex-mulher, despertaram especulações na mídia. Essa versão, porém, acabou sendo rejeitada pela polícia.

Entretanto, nem depois de seu falecimento o comediante teve paz, sua família relutou a aceitar seu desejo de cremação — o que acabou acontecendo depois de algumas confusões.

Apesar de sua triste morte, o legado do ator permanece vivo. Conhecido até hoje pela divertida frase “Que papo é esse, Willis?”, Gary é admirado por seu trabalho em todo o mundo. O astro chegou a ser homenageado até mesmo pela Broadway.


+ Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W