Matérias » Personagem

AH indica: 'Joaquim Nabuco no Mundo', a notável história do abolicionista

Do fim do Império ao início da República, o autor Leslie Bethell reuniu diversas fases da vida do pernambucano em uma só obra

Redação Publicado em 12/12/2021, às 09h00

Fotografia de Joaquim Nabuco
Fotografia de Joaquim Nabuco - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Joaquim Nabuco, um dos mais articulados analistas de seu tempo (entre a última fase do Império e o início da República) e cujo legado inclui a participação definitiva para o fim da escravidão no Brasil tem uma biografia instigante. O personagem é dos grandes. Do calibre daqueles homens que fizeram tanto por outros homens que a História tem por dever e honra louvar.

O pernambucano Joaquim Nabuco (1849-1910), abolicionista, escritor e primeiro embaixador do Brasil em Washington, ajudou a transformar a sociedade em que viveu e, com sua oratória, colaborou para pôr fim ao capítulo da escravatura no Brasil, algo que denunciava incansavelmente.

O autor, o britânico Leslie Bethell— especialista em História política, social e cultural da América latina —, é um brasilianista que se interessa pela vida e ações dessa figura pública transnacional. Pesquisou documentos que estavam na casa do filho de Nabuco, no Rio de Janeiro, correspondências trocadas com o secretário geral da British and Foreign Anti-Slavery Society, em Londres, e publicou diversos artigos e ensaios sobre o tema, além de organizar uma autobiografia literária e intelectual do diplomata. A obra lançada pela editora Bem-Te-Vi, portanto, tem peso.

"Joaquim Nabuco no Mundo — Abolicionista, Jornalista e Diplomata" revisita os percursos da história, as decisões de antanho, e ilustra o humanismo de um dos maiores pensadores do Brasil da última fase do Império até o início da República. Os quatro capítulos do livro são versões revisadas e ampliadas do material escrito por Bethell.

A Introdução engloba os períodos de residência de Nabuco na Europa (ele viveu em Londres a maior parte do tempo, mas também em Paris e Roma) até a fase em que se tornou o primeiro embaixador do Brasil. O segundo capítulo aborda sua militância como abolicionista, atuando inclusive para mobilizar a opinião internacional para a causa.

O terceiro capítulo trata de seu trabalho como correspondente estrangeiro em Londres, chamando atenção para as principais questões da política internacional. O último capítulo enfoca o papelde Nabuco como diplomata, tentando estreitar os laços entre Brasil e Estados Unidos.


+Convira a obra de Leslie Bethell na Amazon Brasil:

Joaquim Nabuco no Mundo, de Leslie Bethell (2016) - https://amzn.to/3ENYZ6l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du