Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Primeira Guerra Mundial

Ajudou a salvar soldados: a importância de Marie Curie na Primeira Guerra Mundial

Curie inventou um meio de ajudar soldados feridos durante o conflito mundial

Giovanna Gomes Publicado em 22/02/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marie Curie foi uma importante cientista - Domínio Público
Marie Curie foi uma importante cientista - Domínio Público

Nascida na Polônia no ano de 1867, Marie Curie foi uma mulher à frente de seu tempo. Filha de professores, era a mais nova entre cinco irmãos. Desde muito jovem já sabia o que queria: entrar para a universidade e ter uma carreira como cientista.

No entanto, nenhuma instituição da Polônia aceitava mulheres como alunas. Assim, Marie teve de fazer um acordo com Bronislawa, uma de suas irmãs. Ela a ajudaria com seus estudos de medicina em Paris e, assim que esta se formasse, deveria ajudar Marie a realizar seu sonho. Desta forma, a futura cientista passou a trabalhar como governanta na casa de uma família para cumprir o trato.

Foi apenas em 1891 que Curie conseguiu viajar para a França e estudar Física, Química e Matemática pela Universidade de Paris. Mais tarde, a brilhante pesquisadora se casaria com o também físico Pierre Curie, com quem dividiu seu primeiro prêmio Nobel em 1903 por uma pesquisa sobre radioatividade. O segundo viria em 1911, quando descobriu a existência de dois elementos antes desconhecidos, o Rádio e o Polônio.

Marie ganhou dois prêmios Nobel - Crédito: Wikimedia Commons

Atuação na guerra

Conforme repercutido pela revista Galileu, quando teve início a Primeira Guerra, Marie deixou a pesquisa em segundo plano e passou a se dedicar a outro projeto, o qual seria de enorme importância social e salvaria a vida de muitos soldados.

Naquela época, as máquinas de raio-x eram utilizadas nos hospitais para identificar objetos estranhos nos corpos das pessoas. Percebendo o quanto a tecnologia era fundamental para ajudar os combatentes, Marie logo desenvolveu o carro radiologista, apelidado de "pequeno Curie", que possuía uma máquina de raio-x, além dos demais equipamentos necessários para a revelação de imagens.

Soldados em combate durante a Primeira Guerra - Crédito: Divulgação

A invenção funcionava da seguinte maneira: o carro possuía um gerador elétrico que operava por meio do motor do veículo. Assim, a utilização das máquinas era possibilitada.

Grande desafio

Como o exército não aceitou financiar o projeto, Curie contatou a União das Mulheres da França. Foi assim que ela conseguiu construir o primeiro veículo.

Mais tarde, buscou auxílio de mulheres ricas, as quais a ajudaram doando vinte veículos. Conseguindo, era necessário encontrar quem realizasse a tarefa. E mais uma vez, Marie buscou mulheres para realizá-la.

Ela e sua filha Irène auxiliaram cerca de 150 moças, as quais tiveram de aprender o funcionamento das máquinas, além de dirigir e realizar manutenções nos carros, tais como trocar pneus e limpar carburadores.

Marie Curie teve um importante papel durante a guerra - Crédito: Wikimedia Commons

Estima-se que as mulheres treinadas por Curie tenham realizado as radiografias de mais de um milhão de combatentes ao longo da guerra. Mas apesar do trabalho ser uma iniciativa pelo bem dos soldados, havia um grande problema para elas.

O fato da exposição aos raios-x ser prejudicial à saúde logo tornou-se de conhecimento de Marie, que inclusive a apontou como causa da anemia aplástica que contraíra, embora muitas pessoas acreditem que a doença fora causada pela exposição ao Rádio. Também muitas das mulheres que atuaram auxiliando os soldados apresentaram queimaduras pelo mesmo motivo, após muito tempo atuando nos campos.


+Saiba mais sobre cientistas através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil:

As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo, de Rachel Ignotofsky (2017) - https://amzn.to/3baSEUG

Sobre o "caso Marie Curie": a Radioatividade e a Subversão do Gênero, de Gabriel Puglisese (2012) - https://amzn.to/31JXq8n

Os cientistas e seus experimentos de arromba, de Dr. Mike Goldsmith (2007) - https://amzn.to/2YSGAlT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W