Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Alceu Valença afirma quase ter descartado a letra da canção "Anunciação"

Não fosse por insistência de sua então namorada, nunca teríamos conhecido uma das músicas mais lendárias da história brasileira

Joseane Pereira Publicado em 05/09/2019, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Uma das canções mais populares da música brasileira, “Anunciação” já foi ouvida por muita gente. Entretanto, o que poucos sabem é que ela correu o risco de nunca ter chegado ao público, não fosse por insistência de uma ex-namorada de Alceu Valença.

Essa revelação foi feita pelo próprio artista pernambucano em depoimento à série de TV “Ao Vivo no Soma”, de Porto Alegre, que debate os bastidores da criação musical. “Comecei a compor na frente dela com uma flauta que eu comprei em Porto Alegre de um hippie malucão. Eu aprendi tocar sozinho, era uma flauta transversa. Na minha casa em Olinda, eu começava a andar pela rua. Aí olhei o Mosteiro de São Bento perto de casa, tocando pela rua. Fui no quintal e ela disse que a música era linda. Eu perguntei qual e ela disse a que eu estava está tocando. Aí eu peguei e escrevi na hora. Se ela não tivesse me dito que era bonita, eu tinha perdido a música”, comenta Alceu.

“Anunciação” foi gravada em 1983 para o LP Anjo Avesso. Sua letra incorpora referências ao pensamento político durante a ditadura militar, assim como um misticismo característico das canções do autor. Regravada diversas vezes tanto por Alceu quanto por outros intérpretes, a canção carrega traços típicos da cultura nordestina.