Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Antiguidade

Além da Las Vegas romana: Conheça algumas das maiores cidades submersas da história

Apesar de Atlantis ser somente uma lenda, algumas cidades importantes foram engolidas pela água

Caio Tortamano Publicado em 21/08/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da impressionante cidade Heracleion - Divulgação
Registro da impressionante cidade Heracleion - Divulgação

A lenda de Atlantis atiça a imaginação daqueles que escutam sobre a grande cidade que, um dia, foi dominada pela água e hoje descansa no fundo do oceano. Porém, por mais fantasiosa que a história pareça, algumas cidades realmente não resistiram aos avanços da água, e hoje se encontram submersas.

Confira algumas das cidades submersas mais impressionantes.

1. Lion City

Construída no século 1, durante a Dinastia Han Oriental, na China, a cidade um dia conhecida como Shi Cheng era um importante centro político e econômico, todavia, todo o legado teve um fim em 1959, quando o governo do país decidiu construir uma usina hidrelétrica, bem no lugar da cidade. Com isso, foi necessário criar um lago artificial entre a Montanha dos Cinco Leões (por isso o nome Lion City), colocando a cidade sob 40 metros de água.

Crédito: Europics/CEN

Ela só foi ser notada novamente em 2002, quando um grupo de arqueólogos encontraram os primeiros resquícios da cidade enquanto pesquisavam o que tinha sido afetado pela criação da usina.

Porém, em 2014 Lion City foi explorada por um grupo de pesquisadores, levando a conhecimento público a grande relíquia embaixo da água. A cidade não é só uma das maiores submersas no mundo, mas está praticamente intacta desde seu desaparecimento.

Crédito: Europics/CEN

Atualmente, o local é considerado como um museu subaquático, tendo todo seu potencial turístico explorado desde 2017, onde pessoas podem realizar mergulhos e explorar uma verdadeira cidade submersa.

2. Baia

Construída especialmente para o deleite dos ricos do Império Romano, a cidade de Baia parecia ser um verdadeiro paraíso em seu auge, entre 100 a.C. e 500 d.C., - tanto que foi apelidada de "Las Vegas da Antiguidade -, em uma área vulcânica ativa, na costa oeste da Itália. Imperadores como Júlio César, Nero e Adriano construíram vilas no local.

Azulejos dos banhos / Crédito: Divulgação

Hoje em dia, a parte baixa da cidade foi completamente engolida pelo mar, diante da atividade vulcânica do local que alterou a topografia do local. Embora tenha sobrado templos grandiosos em terra firme, é a parte oculta que chama mais atenção, especialmente pelas diversas estátuas que podem ser observadas por mergulhadores nas ruínas de Baia.

Estátua presente nas ruínas da cidade / Crédito: Divulgação

O local é protegido por órgãos de preservação italianos diante de sua importância para a história do Império Romano.

3. Heracleion

Controlando todo o comércio aquático do Egito, a cidade de Thonis-Heracleion era ligada por canais que cercavam um grande templo central. Apresentando um auge há 2.300 anos, ainda hoje pouco se sabe sobre a cidade, que ficou escondida por anos — o que confundia muitos pesquisadores, que encontravam em escrituras, referências ao lugar sem saber a verdadeira localização.

Algumas das estátuas encontradas / Crédito: Franck Goddio

As principais dúvidas começaram a ser esclarecidas em 2000, quando o arqueólogo francês Franck Goddio, enquanto examinada a Baía de Aba Qir, no Egito, se deparou com as ruínas, especialmente com uma enorme cabeça de uma das estátuas da época.

Cabeça de estátua sendo içada por barco / Crédito: Franck Goddio

Além dela, foram encontradas outras estátuas com mais de 5 metros cada, além de 64 embarcações da época e um enorme templo com sarcófagos contendo oferendas.


+ Saiba mais sobre o tema por meio das obras a seguir:

O império perdido de Atlântida, Gavin Menzies (2015) - https://amzn.to/2QprFKO

Atlântida, C. J. Cutcliffe Hyne (2019) - https://amzn.to/2PWOG99

The Lost Civilization of Atlantis, Don Nardo (2019) - https://amzn.to/2ROn4Tc

Raising Atlantis, Thomas Greanias (2020) - https://amzn.to/38yLcQv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W