Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

5 fatos peculiares sobre o intelectual Friedrich Engels

O empresário industrial foi muito importante para o desenvolvimento da teoria que divide opiniões

Isabela Barreiros Publicado em 25/02/2020, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O teórico revolucionário Friedrich Engels - Getty Images
O teórico revolucionário Friedrich Engels - Getty Images

1. Ele era ateu

No início de sua vida, Engels até podia ter se considerado protestante pietista, assim como toda sua família vinda da Alemanha. No entanto, isso não durou muito tempo, e ele passou a se dizer ateu, por mais que já fosse crítico aos conceitos da crença. Muito cético em relação a muitos aspectos da sociedade, ele voltou-se a sua religião e a abandonou prontamente.


2. O dinheiro de Engels

Crédito: Domínio Público

Ele praticamente bancou seu amigo Karl Marx durante a maior parte de sua vida. Isso acontecia porque o primeiro era de uma família dona de fábricas na Inglaterra, o que fazia com que eles tivessem muito dinheiro. Diferentemente do amigo, que mal conseguia manter a si e a sua família somente com o que recebia por publicações em ocasiões excepcionais.


3. O começo

Foi em Bremen, na Alemanha, que Engels começou a escrever sobre os efeitos da industrialização na Europa. Em artigos de jornal, o empresário industrial adotou um pseudônimo para não dar problemas a sua família devido ao teor revolucionário do que estava publicando. Sob o nome de Friedrich Oswald, o teórico desenvolveu textos sobre os danos sociais causados pelas fábricas.


4. Mary Burns

Crédito: Domínio Público

Enquanto passava um tempo em Manchester, na Inglaterra, Engels conheceu Mary Burns. A moça era uma proletária irlandesa que trabalhava em uma de suas fábricas. A proximidade e o posterior relacionamento dos dois — que viviam como marido e mulher embora não tivessem se casado oficialmente — pode ter radicalizado as visões do teórico e observar mais de perto a situação da classe trabalhadora.


5. Importância

Por mais que a teoria desenvolvida por Marx e Engels leve o nome do primeiro (marxismo), o último foi muito importante para seu avanço como ideologia. Muitas das ideias vieram de Engels, e ele escreveu alguns dos mais importantes textos para marxistas, como A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado e A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra, por exemplo.


++Saiba mais sobre o comunismo por meio dos livros a seguir:

O Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels (2019) - https://amzn.to/2RXJjHX

Princípios Básicos do Comunismo e outros textos, Friedrich Engels (2014) - https://amzn.to/2GSDYv6

O Capital [Livro I]: crítica da economia política. O processo de produção do capital, Karl Marx (2017) - https://amzn.to/2RWpIYt

A origem da família, da propriedade privada e do Estado (Edição de bolso), Friedrich Engels (2014) - https://amzn.to/3bUxM3X

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a BlackFriday e estarão disponíveis até 01/12/2019. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.