Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Amada por brasileiros: 'Família Dinossauros' teve final trágico

O último episódio da trama surpreendeu telespectadores pelo tom fúnebre e sem piadas

Wallacy Ferrari Publicado em 16/04/2022, às 10h00 - Atualizado em 19/01/2023, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Membros da Família Silva Sauro reunidos - Divulgação / The Walt Disney Company
Membros da Família Silva Sauro reunidos - Divulgação / The Walt Disney Company

O seriado 'Família Dinossauros' marcou a televisão mundial com suas retratações cômicas de uma família cotidiana, com problemas socioeconômicos e de convívio, em uma hilária reprodução dos tempos onde os gigantes predadores que dão nome a produção ainda perambulavam pelo planeta Terra, abusando de fantasias realistas e cenários repletos de detalhes.

No Brasil, os capítulos da trama norte-americana foram transmitidos pela primeira vez através da TV Globo, a partir do ano 1992, mas faz parte do imaginário popular desde então, com Dino, Fran, Bob, Charlene e Baby, os membros da família Silva Sauro, marcando os espectadores com seus bordões e intervenções hilárias.

Contudo, o cancelamento da série, produzida nos Estados Unidos pela The Walt Disney Company, resultou em um curioso episódio final, rodeado de mistérios sobre qual seria o fim dos personagens.

Para a surpresa do espectador, o capítulo 58, intitulado "Mudando a Natureza", conta uma trajetória dos dinossauros até a extinção, mas bem longe do que realmente ocorreu com os répteis na vida real.

Tudo começa na empresa onde o chefe da família trabalha; a companhia "Isso é Assim", conduzida pelo abusivo Senhor Richfield. Por muitas vezes tendo seus serviços contratados por concessões governamentais, a empresa é uma espécie de faz-tudo no ramo da engenharia civil e mineração, interferindo diretamente no ecossistema da região onde atuam — e sendo a causadora da extinção da espécie no último arco da trama.

Senhor Richfield, chefe da "Isso É Assim" e comumente visto zangado / Crédito: Divulgação / The Walt Disney Company

Erro sai caro

Durante uma tentativa de controlar uma espécie de besouros que atua como controle natural de pragas de uma planta específica, os funcionários da empresa extinguem os insetos, fazendo com que a planta se espalhe de maneira descontrolada.

Com isso, Dino é escalado para eliminar este incômodo, equipado com muito veneno, mesmo que sua capacitação não seja de controlador de pragas, sendo mais uma vez conduzido ao desvio de função.

Sem suporte técnico, a aplicação deliberada dos venenos para eliminar uma planta específica acaba afetando toda a vegetação do planeta, diretamente dificultando a fertilidade do solo. Dessa forma, Dino tenta resolver, mais uma vez, com improviso, principalmente para não levar problemas a seu superior.

Momentos finais da família / Crédito: Divulgação / The Walt Disney Company

A "incrível" ideia do patriarca é fazer chover para provocar uma lavagem nas plantas e regar o solo. Contudo, a condução forçada de nuvens, na verdade, as concentra sobre as plantas, bloqueando a luz solar. Com isso, a temperatura atmosférica diminui significativamente e, com a ausência do calor, a tão esperada chuva se torna neve, criando uma nova Era do Gelo.

Em tom fúnebre, Dino não consegue reverter a última situação, mas consola o filho mais novo, Baby, que pergunta qual seria o futuro da humanidade.

O pai desvia, afirmando que os animais já estavam na Terra há 150 milhões de anos e não seria dessa vez que desapareceriam, mas em seguida, a cobertura no telejornal local demonstra que, infelizmente, as condições não seriam revertidas tão cedo.

Veja abaixo os últimos momentos de 'Família Dinossauro'.