Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Amante do marido da irmã e banida da corte: conheça Maria Bolena

Irmã da esposa de Henrique VIII, a singular figura inglesa chegou a ter casos de amor com dois monarcas da Europa

André Nogueira Publicado em 11/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria Bolena - Wikimedia Commons
Maria Bolena - Wikimedia Commons

Nascida por volta de 1500, Maria Bolena era filha de Thomas Bolena. Ela recebeu uma boa educação desde cedo, sabendo desde ciências até arte. Na maior parte de sua vida, morou na Inglaterra; mas, com o casamento de sua irmã com o rei, ela passou a se envolver com comitivas, sendo enviada ao exterior aos 15 anos como dama de companhia da família de Henrique VIII.

Durante a passagem pelo exterior, Henrique, Thomas e o Rei Luís XII da França fizeram acordos matrimoniais que levaram ao casamento de Maria com o monarca francês. Garantindo posição na corte, a inglesa ascendeu socialmente. Porém, em pouco tempo, a nova rainha tornou-se viúva, retornando à Inglaterra e casando-se de novo com Charles Brandon.

Maria era considerada a mais bela entre as irmãs Bolena - apesar de não existir nenhuma pintura autêntica. Porém, seus conhecimentos e beleza singular lhe renderam diversos amantes em vida, incluindo o genro, Henrique VIII. Em 1520, Maria Bolena se casou com William Carey, um cavaleiro de parentesco distante com o Rei da Inglaterra.

Ana Bolena / Crédito: Wikimedia Commons

Em pouco tempo de casamento, ela e o rei começaram o caso extraconjugal. Os dois de esforçaram para manter o relacionamento em segredo, mas isso tornou-se impossível quando Maria ficou grávida pela segunda vez. O jovem Bolena, nascido em 1525, gerou grande debate. Muitos ainda negam a paternidade do rei, que não reconheceu o filho, mas é dito que o garoto era a cara do monarca Tudor.

Existem boatos de que Maria teria engravidado mais uma vez, no entanto, a falta de registros da criança leva a crer que ela morreu pouco tempo depois de seu nascimento. Em pouco tempo, um surto de uma patologia misteriosa conhecida como Doença do Suor tomou a Europa, trazendo graves consequências para Carey, que morreu em 1528. Sem ajuda financeira e dois filhos, Maria ficou sozinha. Então, deixou a corte inglesa para se casar com um plebeu de nome Stafford, soldado de Calais.

Como Stafford era parente do Duque de Buckingham, que fora executado anos antes por traição, o novo casamento gerou alvoroço no seio da família. Como consequência, a cerimônia ocorreu sem consentimento dos parentes dela ou permissão de Thomas Bolena ou Ana, que era rainha na época. Diante do reboliço, Maria foi oficialmente expulsa da corte.

Henrique VIII / Crédito: Wikimedia Commons

Pouco se sabe sobre o fim da misteriosa vida de Maria Bolena após ser chutada pelos monarcas, o que inclui a causa ou local preciso de sua morte. Mesmo que saibamos que ocorreu em 1543, sequer existem registros conhecidos do local de seu sepultamento. Figura singular da História, sua vida envolveu uma série de ascensões e quedas, marcadas por uma irreverência independente que, pelo jeito, era de família.


+Saiba mais sobre a Dinastia Tudor através de importantes obras

Os Ultimos Dias de Henrique VIII Conspirações, traições e heresias na corte do rei tirano, de Robert Hutchinson - https://amzn.to/2S4ZnYD

A herança de Ana Bolena, de Philippa Gregory - https://amzn.to/2Q0V3XY

As seis mulheres de Henrique VIII (edição de bolso), de Antonia Fraser - https://amzn.to/2PVKJjD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W