Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Amizade com um polvo: A emocionante saga do mergulhador Craig Foster

A improvável relação deu origem ao premiado documentário da Netflix 'Professor Polvo', que foi indicado ao Oscar 2021

Giovanna Gomes, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 06/04/2021, às 11h25 - Atualizado em 26/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O mergulhador Craig Foster e o polvo - Divulgação/Netflix
O mergulhador Craig Foster e o polvo - Divulgação/Netflix

A história de amizade entre um homem e um polvo nos parece, em um primeiro momento, improvável. Mas o mergulhador Craig Foster nos mostrou que se trata de uma relação totalmente possível. A verdade é que ele e sua amiga de tentáculos desenvolveram um forte vínculo nunca antes visto.

Sua impressionante história, que virou documentário da Netflix no ano passado, se deu em águas da costa oeste da África do Sul.

O que aconteceu foi que, em um de seus mergulhos no oceano Atlântico, Foster avistou algo que chamaria muito sua atenção e faria com que ele iniciasse uma verdadeira missão: um tímido polvo que se escondia debaixo de conchas e pedras. Assim, ao longo de semanas, o mergulhador foi, aos poucos, conquistando a confiança do animal.

Conforme informações da CNN, foi apenas após 26 dias que o polvo deixou de se esconder do homem e realizou um ato impressionante: aproximou-se de Foster e enrolou um de seus tentáculos no braço do mergulhador.

Craig e sua amiga de tentáculos / Crédito: Divulgação/Netflix

A produção “Professor Polvo” (“My Octopus Teacher”), lançada no ano de 2020, apresenta o momento exato da aproximação.

Por sua delicadeza e por se tratar de algo nunca antes presenciado, o documentário recebeu oito indicações para o Jackson Wild Media Award, além de vencer na categoria de Melhor Filme no EarthxFilm Festival. Agora, é um dos indicados ao Oscar 2021.

Um polvo e seu amigo humano

“Quem ganha a confiança desse animal depois de um período de meses, nota que ele realmente ignora você até certo ponto e continua com sua vida normal, até finalmente permitir que você entre em seu mundo secreto”, delarou Craig à CNN.

O documentário foi muito bem recebido pela crítica / Crédito: Divulgação/Netflix

Ele acompanhou sua querida amiga de tentáculos todos os dias ao longo de um ano, fazendo registros magníficos da vida do polvo, como uma carona nos costas de um tubarão, além da restauração de um membro perdido.

“O polvo me mostrou muitos comportamentos que eram completamente novos para a ciência, porque esse animal confiava em mim”, disse o mergulhador.

Uma experiência única

Para Foster, o momento mais espetacular foi quando o polvo deixou que ele ficasse ao seu lado durante uma caçada. “Não tem nada a ver com aquela experiência de estar num jipe e chegar a um cenário de caça em terra”, declarou.

“Na água, é algo íntimo. Quando ela optou por me deixar entrar no mundo dela, foi um momento muito, muito especial não apenas por ter sido aceito ao seu lado, mas porque a minha presença parecia natural, como se eu pertencesse ao mesmo espaço dela".

Filhote de polvo repousa sobre o braço do mergulhador - Crédito: Divulgação/Netflix

Mergulho como terapia

De acordo com Foster, sua rotina de mergulhos teve início como um método terapêutico, já que encontou na atividade uma forma de lidar com sua depressão. “Eu estava lutando. Minha única maneira de melhorar era ficar no oceano, o lugar mais especial da minha infância.”

Craig ainda afirmou que muitos animais, das mais variadas espécies, entraram em contato com ele ao longo dos anos e que em “todas as vezes foi emocionante e curativo”, mas nenhum desenvolveu um vínculo tão forte com ele como aquele polvo. 

Por fim, questionado sobre qual foi a maior lição aprendida com a tão singular amizade, o mergulhador declarou que percebeu algo muito importante: nós fazemos parte do mundo natural que está ao nosso redor. Dessa forma, não somos meros visitantes, como muitos podem imaginar.


+Saiba mais sobre o reino animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W